Aumentar Conversões com Google AdWords no eShow Lisboa 2014

Dois anos depois da estreia como orador no eShow Lisboa, o maior evento de eCommerce e Marketing Digital em Portugal, voltei a ter a magnífica oportunidade de partilhar o meu conhecimento nesta área. No evento de 2012 estreei-me com uma apresentação sobre SEO que foi este ano completada com a exposição de um case study sobre como Aumentar Conversões com o Google AdWords.

Iniciei a apresentação demonstrando as principais diferenças dos resultados do Google, SEO e AdWords.

Diferenças Google AdWords e SEO

Nesta primeira fase, foi dado enfase não só à importância de se desenvolver uma estratégia integrada das duas vertentes do Search Engine Marketing para se obter melhores resultados, mas também às principais vantagens da plataforma de anúncios da Google.

Passei depois à revelação de alguns dos números que tenho vindo a conseguir alcançar com o Google AdWords nos websites Pousadas.pt e Pestana.com, tendo posteriormente referido as principais técnicas e táticas adotadas para atingir esses mesmos resultados.

Neste contexto, comecei por realçar a forte aposta no Quality Score como forma de reduzir custos e aumentar a relevância tanto dos anúncios como das páginas de aterragem. Tal permite dar ao utilizador exatamente o que procura, sendo que esta é a grande missão de quem trabalha em Search. Era então o momento de partilhar com a plateia a melhor forma de aumentar o índice de qualidade para conseguir o melhor AdRank possível ao mais baixo custo.

Aumentar Conversões com Google AdWords - eShow Lisboa 2014 - Marco Gouveia

Forte Segmentação: O facto de podermos impactar os potenciais clientes na sua região, à hora que pretendemos e com a possibilidade de reforçarmos a comunicação mediante o aparelho em que está a fazer a pesquisa aumenta exponencialmente a eficácia da comunicação. Imagine-se alguém que acaba de aterrar num aeroporto e usa o smartphone para pesquisar por um hotel na localidade. Qual a probabilidade de conversão? Alta. Muito alta!

Construção de Anúncios: Altura ideal para dar exemplos de como construir anúncios que captam a atenção dos utilizadores e os levam a realizar no nosso website a ação que pretendemos.

Keyword Research: É a base para quem trabalha tanto em SEO como em SEA. Foi aqui que tive a oportunidade de partilhar algumas das ferramentas gratuitas que utilizo para este trabalho tão importante.

Extensões de Anúncios: Depois de ter começado a apresentação por referir a consideração de um novo critério no Índice de Qualidade da Google, apontei as principais extensões de anúncios que são usadas para transmitir o máximo de informação ao utilizador (sitelinks, chamadas, localização e os novíssimos “textos destacados” ou callouts).

Keyword Insertion Tool: No seguimento da importância que o CTR (Click Through Rate) tem para o Quality Score, nada como apresentar esta funcionalidade que permite adaptar os anúncios ao que os utilizadores pesquisam. Tal é possível desde que esses termos estejam na nossa listagem de palavras-chave e tem como objectivo adicionar relevância ao texto do anúncio.

Concorrência: A plataforma de Google AdWords responde com clareza a questões como “Quem são os nossos concorrentes?”, “Aparecem mais vezes do que nós?” e “Estão melhor posicionados?”.

Escolher a Landing Page Certa: Para finalizar o capítulo do Quality Score nada melhor do que expor os principais critérios para eleger a página de aterragem perfeita e como melhorar a mesma. Foi dado destaque a factores como conteúdo relevante (dar ao visitante o que procura), página bem otimizada e com boa performance (SEO), exibir sinais de confiança, navegação fácil (de preferência responsive) e testes A/B com o Google Analytics.

Terminei a apresentação de 30 minutos mencionando duas das ferramentas que mais me têm ajudado a aumentar conversão tanto no Grupo Pestana como em relação a outros clientes: Remarketing e Gmail Ads.

Apresentação Aumentar Conversões com Google AdWords | Marco Gouveia

Obrigado à organização do eShow Lisboa pela oportunidade de poder encerrar a edição de 2014 e a todos os que assistiram e me apoiaram nesta apresentação.

Encontramo-nos de novo no eShow Lisboa 2015!

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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