Facebook Ads: o que é e como funciona?

Se ainda não anuncias com o Facebook Ads, estás a perder uma grande oportunidade de alcançares mais potenciais clientes e aumentares as tuas vendas!

Por mais que digam que investir na plataforma é uma perda de tempo e dinheiro, o Facebook continua a ser a maior rede social do mundo, e isso deveria ter algum peso na decisão, não?

A maioria das estratégias de Marketing Digital, mais cedo ou mais tarde, chega ao Facebook Ads. É esse o caminho natural. E, certamente, esse caminho não se faz por mero acaso ou por gosto em perder tempo, não é?

Posto isto, hoje vou falar-te sobre:

  1. O que são Facebook Ads?
  2. Como funciona o Facebook Ads?
  3. Porquê investir em Facebook Ads?
  4. Facebook Ads vs Google Ads
  5. Como fazer anúncios no Facebook?
  6. Checklist de Facebook Ads

 

 

O que são Facebook Ads?

Facebook Ads são os anúncios que vemos no Facebook. A própria plataforma de publicidade paga no Facebook é também conhecida como Facebook Ads.

Poderá dizer-se que a sua principal característica é a extensa variedade de formatos de anúncios possíveis.

Além disso, oferece também várias opções de segmentação, desde as mais gerais até às mais precisas.

É de salientar que as opções de segmentação disponibilizadas pelo Facebook Ads otimizam, por si só, o número de conversões, dado que podes trabalhar com diferentes anúncios para diferentes públicos.

O enorme alcance do Facebook é, ainda, inegável. São mais de 2 mil milhões de pessoas mundialmente a utilizar o Facebook em 2021. A nível nacional, são cerca de 6 milhões, segundo dados do Data Reportal.

É comum falarmos em Facebook Ads para nos referir à plataforma de publicidade desta famosa rede social.

Mas é de referir que a ferramenta não é exclusiva para criar anúncios a divulgar no Facebook: o Instagram também entra aqui, com mais de mil milhões de utilizadores a nível mundial e 4 milhões em Portugal (de acordo também o Data Reportal).

O motivo que levou o Instagram para o gerenciador de anúncios do Facebook é simples: a plataforma faz parte do conglomerado de Mark Zuckerberg desde 2012.

Se tens interesse em anunciar no Instagram, tens de saber, antes, que a rede social tem algumas particularidades.

A primeira e mais óbvia é o formato dos anúncios.

A dimensão das imagens para anúncios no Feed é diferente da do Facebook e existe também a possibilidade de anunciar em formato de Stories – vídeo ou estático – e obter a atenção completa do utilizador por alguns segundos!

Como deves calcular, o Facebook possui uma base de dados gigantesca, que utiliza para otimizar os anúncios de quem escolhe anunciar lá.

E já sabemos que a informação, os dados, valem OURO no Marketing Digital, especialmente para anunciar em locais onde está uma grande concentração de pessoas.

Obviamente, nós queremos impactar o maior número de pessoas possível, mas é importante ter noção de que de nada vale impactar 1000 pessoas se 8000 delas não estão interessadas no nosso produto, certo?

O Facebook permite-te segmentar o teu público de maneira a impactares o maior número de pessoas realmente interessadas nos teus produtos ou serviços!

Além disso, os anúncios do Facebook Ads podem conter mais informação além da descrição habitual, um detalhe que pode também ajudar a aumentar as conversões.

Um anúncio em diferentes formatos possibilita impactar pessoas com características diferentes conforme as suas preferências!

 

Como funciona o Facebook Ads?

O primeiro motivo pelo qual as empresas anunciantes escolhem anunciar com o Facebook Ads é, sobretudo, a quantidade de pessoas que podem ser impactadas com os seus anúncios.

Claro está que quanto mais pessoas potencialmente interessadas forem impactadas com os anúncios, mais provável é conseguir mais conversões.

Para que a tua campanha de anúncios no Facebook Ads seja funcional e eficiente, tens de saber, antes de mais, qual o teu objetivo com essa campanha, o teu público-alvo (ou seja, o público que queres impactar, a tua Buyer Persona) e o teu orçamento.

Estas características já vão moldar o caminho que a campanha de Facebook Ads deverá percorrer.

Também é importante ter noção daquilo que queres transmitir através dos anúncios, porque eles devem resumir todos os fatores relevantes para impactar uma determina persona.

Identificar esses pontos estratégicos é um dos principais fatores para evitares gastos desnecessários.

Ainda assim, existem outros que devem também ser tidos em conta, como o formato de anúncio que faz mais sentido para a tua marca, objetivos e público-alvo.

A segmentação pode ser trabalhada de diversas formas: através dos interesses, comportamentos, datas de nascimento, género ou até mesmo estado civil dos utilizadores.

Para além disso, procura utilizar palavras-chave para que o Facebook mostre os teus anúncios a pessoas potencialmente interessadas, e oferece claramente algum tipo de vantagem para que as pessoas cliquem no anúncio!

Não te esqueças de colocar também um Call-to-Action (CTA) indicando ao utilizador a próxima ação que deve tomar.

Se não direcionares as pessoas para as ações que queres que tomem, muito provavelmente, elas não vão fazê-lo. Por isso, ter um CTA é mesmo muito importante.

Alguns CTAs muito utilizados são, por exemplo:

  • Clica para ver mais
  • Confere estas dicas!
  • Descobre como
  • Etc.

 

Porquê investir em Facebook Ads?

No século passado, John Wanamaker disse algo bastante interessante:

“Metade do dinheiro que gasto com publicidade é desperdiçado. O problema é que não sei qual metade.”

Engraçado, não é?

Felizmente, no Digital é muito mais fácil perceber onde estamos a desperdiçar dinheiro, porque os resultados são mais facilmente medidos, até em tempo real!

Os testes A/B, por exemplo, são uma excelente maneira de acompanhar o impacto dos anúncios sobre o público e perceber qual tem um melhor desempenho, permitindo-nos deixar de gastar dinheiro com aquele que não resulta tão bem.

Anunciar com o Facebook Ads permite alcançar mais pessoas e com mais precisão do que a publicidade tradicional.

Entre os principais benefícios de investir no Facebook Ads, estão os seguintes:

  • Crescimento do número de fãs da tua marca;
  • Criação e/ou ampliação de uma lista de contactos;
  • Aumento do tráfego para a página da empresa ou para o website;
  • Maior alcance;
  • Mais vendas.

 

Pensa comigo:

Antigamente, o que se fazia para anunciar uma nova campanha?

Distribuía-se panfletos na rua, colocava-se outdoors em locais estratégicos, entre outras coisas, certo?

Tinhas de encontrar uma empresa que fizesse os panfletos e pagar por um determinado número de panfletos impressos.

Portanto, logo aí, tinhas um custo.

Depois, a menos que estivesses a vigiar todas as pessoas que contrataste para distribuir panfletos, não saberias se estes tinham chegado às mãos do teu público ideal…

E não tinhas a menor possibilidade de saber se as pessoas potencialmente interessadas haviam recebido efetivamente os teus planfletos. Ora, isto soa a investimento sem garantia alguma de retorno, não é?

Hoje, com o Facebook Ads, consegues acompanhar uma quantidade ínfima de variáveis, de modo a garantires que o teu retorno é mais satisfatório do que aquele que terias no cenário descrito acima.

Ainda tens dúvidas sobre se vale a pena anunciar com o Facebook Ads?

 

Facebook Ads VS Google Ads

Reúno neste esquema as principais diferenças entre as duas plataformas. 👇

 

google-ads-vs-facebook-ads

 

Ainda assim, tenho um artigo aqui no blogue que explora exatamente esta questão Facebook Ads vs Google Ads, onde aprofundo as características de cada plataforma e explico as diferenças entre elas.

 

Como fazer anúncios no Facebook?

A estrutura do Facebook Ads é divide-se em: campanha, grupo de anúncios e anúncios.

Campanha

Uma campanha no Facebook pode conter nela vários conjuntos de anúncios, todos eles com o mesmo objetivo.

Portanto, de forma bastante simples, o único atributo de uma campanha é mesmo o seu objetivo de marketing, de que falaremos adiante.

 

Conjunto de Anúncios

Cada conjunto de anúncios pode conter vários anúncios.

É nesta etapa que se define o público-alvo, o orçamento diário, datas de início e de fim para a campanha (nota: não é necessário definir o fim, podemos optar por desativar manualmente a campanha ou o grupo de anúncios) e placements.

Esses dados são compartilhados com todos os anúncios que estiverem dentro desse conjunto de anúncios.

 

Anúncios

Os anúncios são a unidade menor de uma campanha e podem ter diferentes imagens, descrições (copies) e links.

São mesmo o anúncio propriamente dito e nesta etapa já não tens de te preocupar com a definição do objetivo de marketing, audiência e configurações, pois tudo isso está incluído já no conjunto de anúncios e na própria campanha.

Falando agora nos objetivos de marketing das campanhas…

Existem 3 objetivos de marketing possíveis para as tuas campanhas de Facebook Ads:

  1. Reconhecimento
  2. Consideração
  3. Conversão

facebook-ads

 

Eis as características de cada tipo de campanha, conforme o seu objetivo:

1. Reconhecimento

Este tipo de campanha auxilia a empresa a atingir aquele público que provavelmente vai assimilar melhor o anúncio e guardá-lo na memória.

Segundo o próprio Facebook:

“A otimização da Brand Awareness do Facebook é feita para ajudar os anunciantes a encontrarem os públicos que mais provavelmente se lembrarão dos seus anúncios. Quanto mais vezes alguém vê um anúncio, maiores são as probabilidades de ele ser relembrado.”

Como podes imaginar, a ideia aqui é o reconhecimento do público ao visualizar a tua marca, o que não significa um aumento no número de conversões.

Este tipo de campanha também possibilita que o anúncio seja visualizado diversas vezes pelo potencial cliente em determinados intervalos de tempo, conforme a estratégia que escolheres.

Quando não houver um intervalo de tempo predeterminado, a pessoa não vai visualizar a campanha, evitando o aborrecimento relativamente ao anúncio.

O reconhecimento da marca é uma estratégia incrível que, se conquistada, leva as empresas a atingirem outro nível.

 

2. Consideração

Esta opção vai analisar o índice de conversão do teu anúncio com métricas mais sólidas do que as outras opções.

Vai adicionar um pixel do Facebook na página de confirmação da compra, por exemplo, com o objetivo de quantificar o número de pessoas que chegaram a efetuar a compra.

Esse número poderá ser comparado com o número de pessoas que clicaram no anúncio, de modo a saberes quanto ele está a converter.

Aqui, poderás:

  • Promover uma página de produto ou serviço e incentivar a conversão
  • Promover o download de um aplicativo e captar leads
  • Aumentar o tráfego da página da sua empresa.

 

3. Conversão

O engagement ou envolvimento é, sem dúvida, uma das principais métricas do Facebook Ads.

Vais poder escolher entre “envolvimento com a publicação”, “gostos na página” e “participações no evento”.

Na opção “envolvimento com a publicação”, ainda vais encontrar a opção “impulsionar publicações” através do Gerenciador de Anúncios.

E ainda é possível impulsionar publicações clicando no botão no canto inferior direito de um post, mas para isso precisas de ter as permissões necessárias.

Este tipo de campanha é uma ótima oportunidade para promoveres publicações que gostarias de ver aumentar o número de gostos ou partilhas, por exemplo.

Na opção “gostos na página”, os anúncios têm como objetivo promover a página da empresa.

Adiciona uma imagem e uma breve descrição sobre a página, e automaticamente o Facebook vai adicionar um botão “gostar da página”, promovendo os gostos na página.

Já a opção “participações no evento” deve ser utilizada para promover eventos.

Todas as atualizações feitas no evento aparecerão nas atualizações dos utilizadores interessados em participar no mesmo.

 

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