O que é o CTR?

Neste artigo venho elucidar-te sobre o que é a CTR (Click Through Rate), ou Taxa de Cliques, e por que razão é tão importante! 😮

Se este é um termo com o qual ainda não estás totalmente familiarizado, não te preocupes, pois vou explicar-te tudo acerca dele! 😀 

Se bem te recordas, no meu artigo anterior, expliquei-te o que era o Índice de Qualidade e mostrei-te as razões pelas quais esta medida constitui um aspeto tão importante no que concerne aos anúncios do Google Ads.

Com efeito, nesse artigo, desvendei-te os três fatores de que essa avaliação dada pela Google às tuas palavras-chave dependia…. 

Uma delas foi a CTR (Click-Through Rate) ou Taxa de Cliques prevista! 😀 E é precisamente sobre ela que vamos falar hoje! A taxa de cliques vai mesmo ser uma das tuas principais aliadas nas medições dos teus resultados no digital!

Pronto para descobrir como? Vamos lá! 😄

Eis o que irei abordar neste artigo:

  • – CTR (Click-Through Rate) – O que é? [Definição e Fórmula]
  • – Por que é que a CTR é importante

A CTR (Click-Through Rate), ou Taxa de Cliques, em português, é uma das métricas mais essenciais no Marketing Digital. Através dela, poderás verificar se o conteúdo que publicas, as CTAs (Calls to Action) que colocas nas tuas páginas, os teus anúncios ou keywords estão a ter um bom desempenho!

Como? – Perguntas tu neste momento…

… Medindo a frequência de cliques na tua página (ou no teu anúncio), de entre todas as vezes em que é visualizada(o) pelas pessoas! 

 

O que é o Click-Through Rate?

A taxa de cliques constitui, basicamente, a relação entre o número de vezes que a tua página ou o teu anúncio foi clicada(o) e o número de vezes que foi apresentada(o) aos utilizadores! A fórmula da click-through rate (CTR) sistematiza a forma como a esta métrica funciona: 

Pegando num exemplo:

Se a tua página ou o teu anúncio for apresentada(o) a 100 pessoas e 2 delas clicarem nela(e), o seu CTR (Click-Through Rate) é de 2%, pois

(2/100) x 100 = 2%

Entendeste a lógica? 😉 

A CTR consiste, deste modo, na divisão do número de cliques pelo número de impressões de um dado anúncio ou página (multiplicada por 100, para obtermos um valor percentual)! 

Afinal até é simples, certo? 😃 

O primeiro passo para entenderes tudo sobre a Click-Through Rate está concluído! Passemos agora ao segundo ponto! 👇👇

 

Por que é que a CTR é tão importante?

Como foi referido anteriormente, esta taxa permite-nos entender o desempenho das páginas, anúncios e palavras-chave que possuímos! É nessa medida que a CTR te possibilita tecer conclusões sobre quais são as tuas páginas, anúncios e keywords mais eficazes, percebendo, igualmente, quais aqueles que precisarão de ser melhorados! ⚠️

 

“Então, é importante que a taxa de cliques seja elevada?”.

Exatamente! 😀

Geralmente, quanto maior for a Click-Through Rate, melhor! ✔️ (Já perceberás por que é que digo “geralmente” e não “sempre”…) 

Em termos matemáticos, é fácil entender a razão por detrás desta ideia! Considerando duas páginas com um mesmo número de impressões, terá uma maior CTR a página que tiver mais cliques!

(E os cliques, neste aspecto, são o que todos nós queremos!)

😍 Ora, o objetivo é que as pessoas cliquem nas nossas páginas quando pesquisam pela keyword para que pretendemos aparecer! 😃

Dado que os cliques são mais facilmente conseguidos quando a tua página corresponde aos termos de pesquisa que os utilizadores colocam nos motores de busca, a CTR acaba por revelar a utilidade e pertinência que os utilizadores encontram nas páginas do teu website! 

Assim, haverá, evidentemente, uma dependência da CTR em relação não só ao conteúdo publicado na página web, como também às redes onde tal é feito, dado que cada rede possui as suas dinâmicas próprias! 

 

 

Para além disso, estabelecendo uma ligação, mais uma vez, com o Índice de Qualidade, a tua CTR é, igualmente, um indicador que a Google tem em consideração, quando define a tua CTR prevista, no processo de cálculo do Índice de Qualidade dos teus anúncios, se nos focarmos neles!

Uma taxa de cliques baixa vai, precisamente, diminuir o Índice de Qualidade atribuído ao teu anúncio, o que, por sua vez, reduzirá a classificação do mesmo, aumentando a necessidade de um investimento superior no referido anúncio. Isto traduz-se na necessidade de um maior CPC (Cost Per Click), ou seja, precisarás de pagar mais por cada clique, para que o teu anúncio possua um bom posicionamento!

(Lembra-te: uma boa classificação da Google dada ao teu anúncio vai recompensá-lo com uma posição privilegiada – superior – nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de pesquisa 😉 )

Como vês, a CTR é algo em que deves trabalhar, se o teu objetivo é uma boa performance e uma menor necessidade de investimento nas tuas páginas web, dado que uma boa CTR é um dos fatores que influenciam o seu o posicionamento, nas páginas de resultados do Google(Sim! Trabalhares para melhorar a tua CTR é uma forma de SEO!) 

 

“Mas como sei se a minha CTR é elevada?”

Esta é uma pergunta mais desafiante. 

 

A verdade é que a classificação de uma CTR está muito dependente da área de negócios em que o assunto da página web se enquadra, para além de teres, também, de ter em conta a tua experiência com a publicação de conteúdo online e a evolução dos valores ao longo do tempo! 

Para além disso, a propósito desta questão, julgo ter chegado o momento certo para esclarecer a afirmação que fiz anteriormente:

“Geralmente, quanto maior for a Click-Through Rate, melhor!” O motivo pelo qual asseverei isto é o facto de termos de ter em consideração os modelos de campanha em causa! Modelos de campanha distintos, muitas vezes, diferem relativamente às métricas mais adequadas para a avaliação dos seus resultados!

Pese embora a importância da CTR enquanto métrica fulcral na avaliação da eficácia de uma página web,  de um anúncio ou de uma keyword, ela não é a única que existe nem que deves utilizar para avaliares o teu desempenho online

Nesse sentido, munires-te de um conjunto de várias métricas que se ajustem ao contexto da campanha em questão é essencial para que possas tirar conclusões da forma certa! Independentemente disso, como vês, a CTR é mesmo uma métrica muito relevante!

Fica atento aqui ao blog, porque nas próximas semanas posso trazer-te mais sobre este assunto… Quem sabe se não serão as minhas melhores dicas para aumentares a escala da CTR dos teus anúncios!

 

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