Como Usar as Funções “IF” para Personalizar os Anúncios Google AdWords?

8

Gostavam de adaptar os vossos anúncios de texto com mensagens específicas em função da audiência que selecionaram ou do dispositivo a que os vossos utilizadores recorreram? Então leiam este artigo e descubram mais sobre as Funções IF!

As Funções IF permitem apresentar uma determinada mensagem se uma condição for cumprida, bem como um texto padrão se tal condição não se verificar, sendo assim possível personalizar a ideia transmitida sem necessidade de criar dois anúncios distintos. Desta forma, os vossos anúncios tornar-se-ão muito mais individualizados e, portanto, muito mais relevantes para os potenciais clientes. É importante mencionar que:

  • As Funções IF apenas são aplicáveis a anúncios da Rede de Pesquisa.
  • Tal como já foi mencionado, apenas as dimensões audiências e dispositivos são suportadas.

Mas como podemos então recorrer às Funções IF? Analisemos uma situação em que queremos indicar uma mensagem diferente a pessoas que estão a utilizar um dispositivo móvel. Neste caso, teríamos de usar a expressão {=IF(device=mobile, texto pretendido caso esteja a ser utilizado um dispositivo móvel):texto padrão que será utilizado nas restantes situações}. Por exemplo:

Funções IF para Personalizar os Anuncios no Google AdWords - Mobile

Analisemos agora uma situação em que queremos indicar mensagens distintas a pessoas que pertençam a audiências diferentes. Neste caso, teríamos de usar a expressão {=IF(audience IN(<userlist1>,<userlist2>),texto que será inserido caso a pessoa pertença às audiências mencionadas):texto padrão que será inserido caso a pessoa não pertença às audiências}. Por exemplo:

Funções IF para Personalizar os Anuncios no Google AdWords - Audiências

Notem que podem ser adicionadas várias audiências à expressão mencionada, mas apenas está prevista uma alternativa ao texto padrão do anúncio. Ou seja, no caso anteriormente referido não poderíamos mostrar a mensagem “Poupe até 10% na sua inscrição!” à audiência composta por pessoas que estiveram na página de formação e a mensagem “Poupe até 15% na sua inscrição!” a uma audiência composta por pessoas que já realizaram o curso Google Analytics, por exemplo.

Quem já experimentou as Funções IF? Em que situações as aplicaram? Partilhem connosco!

8
  • 29 de April de 2017
  • Blog

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

    No Comments

    Solicitar Orçamento

    Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

    Subscrever Newsletter

    No Comments

      Comentar

      Mais artigos

      Ver todos os artigos