Google AdWords Lança Campanhas Smart Display

O Google AdWords lançou recentemente um novo tipo de campanhas display: as campanhas Smart Display. Este tipo de campanha tem como objetivo não só alcançar uma melhor performance como também simplificar a gestão por parte do anunciante. Estas duas vantagens resultam do facto das campanhas Smart Display estarem otimizadas para conversão, combinando tecnologias de machine-learning que permitem automatizar os leilões, o público-alvo e a criação de anúncios.

Mas como funciona então este tipo de campanhas? O anunciante deve começar por criar uma campanha do tipo Apenas na Rede de Display, optando pela possibilidade de escolher um Objetivo de Marketing relacionado com a categoria Incentivar à Ação e colocando um pisco na caixa Create a Smart Display Campaign. Após selecionar as localizações e os idiomas a impactar, o anunciante deve optar pela estratégia de lance CPA Alvo (a única estratégia de lance que é possível usar neste tipo de campanhas, embora no futuro se preveja que outras estratégias sejam suportadas).

Smart Display

Após criarem os grupos de anúncios, deverão fazer o upload de várias imagens, bem como indicar diversos títulos e descrições. Apenas assim a plataforma poderá fazer várias combinações de anúncios. É importante realçar que, com as campanhas Smart Display, a plataforma irá criar (em tempo real) anúncios responsivos para quase todos os espaços disponíveis no inventário da Rede de Display da Google.

Nesta fase do processo de criação de campanhas Smart Display poderão optar por recorrer à funcionalidade Scan Website para recolher imagens e logos da vossa landing page ou podem optar por fazer o upload de imagens e logos à vossa escolha. As imagens devem ter 1200 x 627 pixéis com um tamanho máximo de 1MB. Já o logo da vossa marca deve ter 1200 x 1200 pixéis ou 1200 x 300 pixéis com um tamanho máximo de 1MB. Aconselho-vos a colocar entre 3 e 5 imagens, títulos (máximo de 25 caracteres) e descrições (máximo 70 caracteres).

Google AdWords Smart Display

O Google AdWords fornecerá um relatório sobre a performance individual de cada imagem, título e descrição. Assim, o anunciante saberá quais os conteúdos com menor performance para que os possa substituir por outros com maior potencial.

Resumindo, os três principais benefícios das campanhas Smart Display são:

  • Simplicidade, visto que o anunciante apenas tem de fornecer os leilões, o orçamento diário e os conteúdos dos anúncios;
  • Eficiência, pois o anunciante poupará tempo e esforço no que toca à otimização das campanhas;
  • Performance, visto que as campanhas estão otimizadas para conversão, mantendo o CPA desejado.

Já estou a testar as campanhas Smart Display. E vocês?

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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