Como Funciona o Instagram Shopping?

Todos os dias abres a app do Instagram, mas já te atreveste a experimentar o Instagram Shopping? E a vender através dele?

O Instagram, como sabes, é uma excelente plataforma para estabelecer uma relação mais próxima com o nosso público e criar uma maior brand awareness. Não obstante, para além disso, também pode ser uma ótima plataforma de vendas! Isto porque o Instagram Shopping permite, efetivamente, fechar negócios através da própria app.

Se não estás a tirar o maior partido possível desta funcionalidade, podes estar a perder uma oportunidade para alcançares potenciais clientes, atraindo a tua buying persona, promover a interação e aumentares as tuas vendas… Contudo, nada temas: 👇👇

Vais ficar expert em Instagram Shopping! Tudo a postos?

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma funcionalidade da plataforma de redes sociais Instagram que possibilita que tenhas uma espécie de vitrine digital nas tuas publicações, onde poderás expor os teus produtos e os respetivos preços.

Já te está a passar a imagem pela cabeça?

Quando o utilizador visita páginas que usufruem do Instagram Shopping, pode clicar na imagem de uma publicação e observar o nome dos produtos que aparecem e os seus preços.

De seguida, ao clicar nesses detalhes que aparecem sobre a imagem, o utilizador é direcionado para uma landing page onde poderá encontrar mais informações sobre o produto e comprá-lo diretamente (isto numa situação ideal, claro!).

 

Como funciona o Instagram Shopping?

De maneira muito simples e concisa – através de um exemplo – vou explicar-te como funciona, afinal e na prática, o Instagram Shopping.

Imagina que tens um negócio de acessórios. Vendes pulseiras, anéis, colares, relógios, chapéus, etc.

Para promover o teu negócio, resolves tirar umas fotografias bonitas, captando uma pessoa a usar esses acessórios.

Ao publicares essas fotografias no Instagram, caso o teu perfil esteja ligado ao Instagram Shopping, vais poder colocar “etiquetas” em cada um dos itens que estão na fotografia. 

As etiquetas apresentam, primeiramente, uma secção de “Ver produtos”. Ao clicar na imagem, o utilizador poderá ver o nome dos produtos e os respetivos preços.

Depois, quando o utilizador clica numa etiqueta em específico, abrirá uma nova página dentro do Instagram, relativa a esse mesmo produto, com detalhes sobre o mesmo e outros produtos relacionados.

Logo abaixo, estará um botão com uma call-to-action (CTA), convidando o utilizador a visitar o website.

Assim que o utilizador clica nessa CTA, é direcionado para uma landing page sobre o produto, bastando, por fim, seguir os procedimentos normais do website para finalizar a sua compra! 😀

É deveras fascinante como o Instagram Shopping é, desta forma, a vitrine dos tempos modernos, por te permitir que exponhas os teus produtos e a tua marca numa das maiores comunidades online da atualidade.

Também sei que ainda não te confidenciei quais são as maiores vantagens em apostares nesta dinâmica de e-commerce… Ora vê como são imensas.

Vantagens do Instagram Shopping

A principal vantagem do Instagram Shopping é a possibilidade de alcançar novos potenciais clientes, isto é, chegar a utilizadores do Instagram que ainda não são seguidores da tua marca.

Como?

Uma vez que as publicações das contas ligadas ao Instagram Shopping podem surgir facilmente na secção “Explorar”, pessoas com interesses relacionados com a tua marca podem mais facilmente encontrá-la e conhecê-la!

(Deixo aqui alguns testemunhos publicados pela rede social que podem ser do teu interesse!)

Mas as vantagens do recurso ao Instagram Shopping para vender são imensas:

  • Contribui para a construção do posicionamento da tua marca no Instagram;
  • É uma excelente oportunidade para aumentar as vendas;
  • Torna a experiência de compra mais simples e rápida, pois apresenta todas as informações necessárias de maneira bastante intuitiva;
  • Diminui a probabilidade de o cliente desistir de saber mais sobre o produto, visto que nem tem de sair do Instagram para ter acesso a mais informações;
  • Aumenta a utilização de links no Instagram, que antes se restringia à BIO e às Stories (esta última opção apenas para quem tem mais de 10 mil seguidores);
  • Gera mais tráfego para o website de e-commerce;
  • Faz uso de um tipo de publicidade menos intrusivo e agressivo, o que, normalmente, resulta muito bem.

 

Como configurar o Instagram Shopping?

Parece cada vez mais real, venderes por Instagram Shopping, não é? Este é o momento de saberes como configurá-lo na prática.

Porém, antes de mais, tenho de te informar que existem alguns pré-requisitos para usar o Instagram Shopping. São eles:

Cria um perfil comercial no Instagram

Para usufruíres do Instagram Shopping, o teu perfil tem de ser uma conta profissional. Caso ainda não seja, não te preocupes: é muito fácil fazer essa alteração na plataforma! 

Basta procederes ao seguinte:

  1. Entra no Instagram normalmente;
  2. Vai ao teu perfil, no canto inferior direito;
  3. Clica no ícone do menu, no canto superior direito;
  4. Escolhe a opção “Definições”;
  5. Seleciona a opção “Conta”;
  6. No fim da página, clica em “Mudar para conta profissional”;
  7. Segue os passos necessários para a configuração.

Como podes ver, esta etapa é bastante simples, não há nada que enganar!

 

Cria um E-Commerce

Chegamos a uma questão importante: o Instagram consegue fazer muito por nós, mas não é capaz de realizar todo o trabalho de um e-commerce.

Isto porque o Instagram Shopping constitui apenas um intermediário entre as plataformas de comércio eletrónico e a comunidade da plataforma de redes sociais.

Ainda assim, caso não queiras (ou não possas) despender imenso tempo e dinheiro na construção de um e-commerce, existem outras soluções!

Uma boa ideia é recorrer à loja do Facebook, por exemplo. Assim, só precisarás de vincular os perfis de Instagram e Facebook e prosseguir.

 

Liga o Perfil Comercial Instagram a um Catálogo de Produtos do Facebook

Os produtos que pretendes vender através do Instagram Shopping devem estar ligados a um catálogo do Facebook.

Podes conseguir fazê-lo através de uma fan page (ou, por outras palavras, uma página dita empresarial) no Facebook ou do Gestor de Negócios da plataforma de rede social.

Agora que cumpres os requisitos principais, estás apto para começar! É normal que a plataforma demore alguns dias a assimilar, por isso, não te preocupes, basta esperares!

 

Só nos falta conhecer o passo-a-passo para a começares a vender no Instagram Shopping!

 

Passo-a-Passo para Vender no Instagram Shopping

 

Cria um Perfil Comercial no Instagram

Como já vimos, este é um requisito primordial que tens de cumprir. Podes fazê-lo através de dois caminhos.

  • O primeiro consiste em criar uma conta “normal” no Instagram, que depois deve ser alterada para um conta profissional, como já vimos.
  • O segundo caminho é criar uma fan page no Facebook e vinculá-la ao Instagram.

 

Cria uma Página no Facebook

Para criares a tua fan page, basta seguires os seguintes passos:

  1. Faz login no Facebook, como habitualmente;
  2. Clica na seta para baixo, no canto superior direito;
  3. Seleciona a opção “Gerir páginas”;
  4. Clica em “Criar uma página”;
  5. Segue os passos solicitados para configurares a tua fan page.

Parece simples, ou não?

Depois, é só começares a inserir as tuas imagens, ir adicionando informações à página e começar a somar seguidores!

 

Conecta o Perfil Profissional à Página do Facebook

Para conectares o teu perfil profissional à tua página do Facebook, segue os seguintes passos:

  1. Entra no Instagram, como fazes normalmente;
  2. Clica no ícone que dá acesso ao teu perfil, no canto inferior direito;
  3. Clica no ícone do menu, no canto superior direito;
  4. Seleciona a opção “Definições”;
  5. Seleciona a opção “Conta”;
  6. Toca em “Contas vinculadas”;
  7. Escolhe o Facebook;
  8. Clica em “Entrar”;
  9. Seleciona a opção “Vincular conta”;
  10. Na secção “Opções do Facebook”, clica em “Entrar”;
  11. Cede o acesso, clicando em “Continuar”;
  12. Escolhe uma das páginas que geres para vinculares ao perfil.

Depois disto, a tua conta profissional Facebook estará automaticamente conectada ao teu perfil de Instagram. Podes, inclusive, alternar a navegação entre perfis na própria aplicação.

 

Cria um Catálogo de Produtos (Facebook Business Manager)

Para criares um catálogo de produtos no Facebook, faz o seguinte:

  1. Entra na tua fan page;
  2. Vai a “Definições”;
  3. Clica em “Modelos e guias”;
  4. Faz scroll até o fim da página e seleciona a opção “Adicionar uma guia”;
  5. Seleciona a opção “Loja” para a ativar;
  6. Volta à página inicial da fan page e clica em “Loja”, no menu à esquerda;
  7. Lê e assinala que concordas com os Termos e Políticas do Facebook;
  8. Escolhe as configurações que melhor se aplicam ao teu negócio;
  9. Clica em “Adicionar produto” para inserires o primeiro produto da tua loja!

E pronto! O teu catálogo de produtos já está disponível.

 

Conecta o Catálogo de Produtos ao Perfil Profissional no Instagram

Para ligares o Catálogo de Produtos ao perfil profissional no Instagram, tens de fazer o seguinte:

  1. Verifica se já tens o catálogo disponível, se a tua empresa está localizada num mercado “disponível” e se a tua conta comercial está conectada a uma página de Facebook;
  2. Entra na tua conta de Facebook;
  3. Acede ao Gestor de Catálogos;
  4. Escolhe o catálogo que pretendes vincular ao perfil do Instagram;
  5. Seleciona “Casos de uso”;
  6. Escolhe a opção “Compras no Instagram”;
  7. Seleciona a opção “Conectar perfil”;
  8. Clica em “Adicione um novo perfil comercial do Instagram”;
  9. Faz o login no popup aberto para a respetiva conta no Instagram.

 

Feito isto, terás de solicitar uma avaliação do Instagram e esperar pela aprovaçãoPara isso, segue estes passos:

  1. Faz login na tua conta profissional do Instagram;
  2. Acede ao teu perfil, clicando no ícone do canto inferior direito;
  3. Clica agora no ícone de menu, no canto superior direito;
  4. Seleciona o menu “Definições”;
  5. Escolhe a opção “Negócios”;
  6. Clica em “Compras no Instagram”;
  7. Segue os passos solicitados para enviares a conta para análise.

Assim que fores aprovado, receberás uma notificação do Instagram e estarás apto para começar a marcar os teus produtos e respetivos preços nas tuas publicações do Instagram! 

 

Divulga os Produtos nos Posts

Agora, só tens de criar e divulgar os posts com os teus produtos marcados!

Como o podes fazer? Aqui vai:

  1. Faz uma publicação no feed ou nas Instagram Stories;
  2. Durante o processo normal, surgirá uma nova opção para” Marcar produtos”, que deverás selecionar;
  3. Escolhe os produtos que queres marcar na publicação;
  4. Define onde ficará a etiqueta na publicação;
  5. Cria uma legenda simples, mas apelativa, e clica em “Enviar”.

Com este passo-a-passo concluído, os teus posts já estarão vinculados ao Instagram Shopping e prontos para expandir o teu alcance de potenciais clientes! Parecia tão distante… Agora, já sabes como tratar de tudo!

 

No entanto, não me fico por aqui:

Como te prometi nas minhas plataformas de redes sociais, eis as minhas #DicasNinja para melhorares a tua estratégia de vendas com o Instagram Shopping:

 

Dicas para Potenciar as Vendas com o Instagram Shopping

Utiliza carrosséis

Uma publicação com apenas uma imagem permite a marcação de 5 produtos no máximo. Ao optares pelo carrossel (formato no qual são permitidas fotos sequenciais), esse número aumenta para 9! Na mesma publicação, consegues mostrar quase o dobro dos produtos! É de aproveitar, não? 

Despende tempo na construção das imagens

Tendencialmente, os utilizadores não apreciam sentir estar a ser empurrados para a compra de determinado produto. Portanto, se as tuas imagens se focarem apenas no produto em questão, isso pode afastá-los ou simplesmente não os cativar…

Com isso em mente, cria um cenário bonito em que aparecem os teus produtos, claro, mas não os tornes o único ponto de atenção da imagem.

Utiliza hashtags (#)

A utilização de hashtags fará com que os teus produtos possam ser encontrados na secção “Explorar”. Esta é a melhor forma de dares a conhecer a tua marca a pessoas que ainda não a seguem.

Assim, faz uma pesquisa sobre as hashtags mais utilizadas do momento e utiliza as que estiverem relacionadas com o teu negócio, para que mais pessoas encontrem o teu perfil!

 

Espero ter-te deixado com entusiasmo para experimentar este recurso tão fantástico para amplificares as tuas vendas. Estarmos atualizados e adaptarmo-nos ao que as pessoas querem é essencial para nos mantermos relevantes, e o Instagram Shopping está aqui para usufruirmos dele da melhor forma.

Se já experimentaste o Instagram Shopping, diz-me o que achaste do processo, nos comentários! 👇

Até já,

Marco

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