O que é um curso online?

O que é um Curso Online?

O que são cursos online e como funcionam?

Neste momento complicado em que nos encontramos, os Cursos Online surgem como uma opção bastante viável! Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema, resolvi escrever este artigo! 🙂

Aqui vais ler:

  1. O que é um Curso Online?
  2. Como funcionam os Cursos Online?
  3. Vantagens da Educação à Distância
  4. Requisitos para fazer um Curso Online
  5. Cursos Online dão Diploma de Conclusão?

Tal como eu, também tu (espero!) estás a evitar ao máximo sair de casa e cruzares-te com grandes ajuntamentos de pessoas, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde. 

Posto isto, está completamente fora de questão realizar cursos presenciais, porém, isso não é desculpa para não continuarmos a apostar na nossa formação! 😃

Neste contexto, os cursos online surgem como uma alternativa valiosa! 

O que é um Curso Online?

A palavra curso significa “série de lições sobre uma matéria” ou “conjunto de matérias que fazem parte de um estudo”, segundo o Dicionário Priberam.

Normalmente, quando alguém diz que está a fazer um curso, o conjunto de perguntas que se lhe fazem seguidamente inclui “onde?”, pois associamos um curso a uma presença regular dessa pessoa num determinado espaço e a uma certa hora para realizar o curso. Certo?

Ora, nos dias de hoje, essa não é a única forma de realizar bons cursos de forma bem sucedida! ✅

Com o surgimento da Internet, surgiu também a oportunidade de aprender sobre tudo e a partir de qualquer lugar.

É certo que a quantidade infinita de informação online faz-nos questionar sobre a credibilidade de alguma dessa informação… 🤔

Todos nós fazemos pesquisas online para saber mais e para fazer melhor o nosso trabalho, mas ainda existe uma grande demanda por conteúdo organizado e vindo de uma fonte confiável, que possa ser usado como referência.

As empresas têm essa noção e sabem que, para determinados assuntos, ainda são elas a fonte mais credível para os seus trabalhadores.

Por isso, há agora muitas empresas que, para além das suas formações internas presenciais, optaram por disponibilizar material online aos seus funcionários. Material esse organizado como se fosse um verdadeiro curso.

Pode dizer-se que os cursos online são a versão moderna dos cursos, digamos, “normais”. 

Neste formato online, é possível criar e partilhar conteúdo de aprendizagem de forma organizada, fornecendo aos alunos as ferramentas que seriam adquiridas num curso presencial. 😀

Um curso online consiste, basicamente, num plano de estudos organizado em módulos. Até aqui parece bastante semelhante a um curso presencial, certo? 

A diferença é que um curso online é disponibilizado por alguém através da Internet, num determinado sistema, plataforma ou canal (como lhe quiserem chamar) digital, para a população em geral ou para um grupo restrito de pessoas. 

Um curso online não se limita a simples aulas gravadas e publicadas na Internet. Normalmente, os cursos online fazem uso de uma linguagem simples, prática e moderna, de forma a terem a maior acessibilidade possível para o seu público-alvo.

Há que salientar que, nos cursos online, muitas vezes não conhecemos os nossos alunos, pelo cumprir este ponto é essencial. ✔️

Como funcionam os Cursos Online?

Um curso online pode incluir vídeos explicativos, imagens, infografias, texto e links para as pessoas visionarem. Para que seja mais interativo, existe ainda a possibilidade de recorrer a jogos, exercícios, chats e fóruns online!

Basta enviar um link ou um convite por e-mail aos alunos para compartilhar esse conteúdo! 😉

Desta forma, ainda que não possuam as características mais “humanas”, digamos assim, dos cursos presenciais, os cursos online podem ser igualmente dinâmicos!

Alguns cursos online são ambientes de aprendizagem limitados a uma turma específica, com acesso restrito por login e palavra-passe. Outros são totalmente abertos, ou seja, o conteúdo está disponível para todos!

Agora que já sabes, em pormenor, o que é um Curso Online, podes (e deves) escolher as oportunidades de cursos online que encontras de acordo com as tuas necessidades/desejos pessoais e profissionais, de forma a desenvolveres as tuas competências! 😄

Os cursos online pagos costumam até ter um custo menor, uma vez que não preciso de suportar os custos de um espaço fixo, por exemplo.

Gostaria de reforçar que estes cursos obrigam-nos a ter a disciplina necessária para nos organizarmos, fazermos a nossa gestão do tempo e estudarmos sozinhos!

Portanto, o que tem de facilitismo, tem também de dificuldade… 😰

Como vês, o período difícil em que nos encontramos agora não é, de todo, uma desculpa para não continuarmos a trabalhar em nós e a melhorar aquilo que temos para oferecer ao mundo! 💪

A educação à distância não é menos educativa só pelo facto de ser feita à distância.

 

Vantagens da Educação à Distância

 

 

  • Presença nas aulas

A primeira vantagem é a mais óbvia! Se é um curso online, não vais ter a obrigação de te deslocares a um local específico para assinar a folha de presenças. Todos nós já passámos por isso… 

Podes assistir às aulas, tal como diz o slogan da Rádio Comercial, “Em Casa, No Carro, Em Todo O Lado!” (talvez não se fores tu o condutor do carro, claro 😜).

Além disso, a maioria dos cursos dá a possibilidade aos seus alunos de assistirem às aulas e visualizarem os materiais quantas vezes quiserem!

 

 

  • Horário flexível

Há o mito de que os cursos online são muito mais fáceis de realizar. 

De facto, facilitam no que diz respeito à obrigação de nos deslocarmos, e na medida em que podemos ir avançando ao nosso próprio ritmo, nos horários que bem pretendermos. ⌚

Pois é, a flexibilidade de horário total é uma realidade bastante vantajosa dos cursos online!

Se, por exemplo, és uma boa que se sente muito mais ativa e produtiva à noite, e ODEIA acordar cedo, de certeza que já te cruzaste com algumas incompatibilidades com os cursos ditos “normais”, não é? 🤔

Se já trabalhas e tens uma família, mas ainda assim gostarias de continuar a apostar na tua educação, também deves sentir que não consegues adequar a tua rotina aos horários dos cursos presenciais… Certo?

Para pessoas nestas situações ou situações semelhantes, não há melhor opção do que os Cursos Online!

Pessoalmente, acho que a educação à distância é sempre uma alternativa viável!

Aqui, és TU quem escolhe a hora a que te queres dedicar ao curso, tendo a possibilidade de absorver a matéria quando, como e onde quiseres! 😃

Se tiveres dúvidas, podes contactar o professor através de e-mail sempre que quiseres!

 

 

  • Formato das aulas

Sabes aquelas aulas presenciais mesmo chatas que se resumem ao professor a debitar matéria, numa conversação unilateral? Isso acabou-se!

Uma vez que os professores não estão mesmo à nossa frente a debitar-nos a matéria, outros materiais (mais ou menos interativos) substituem as apresentações e as palestras infindáveis dadas pelos professores!

Muitos cursos online recorrem a vídeos explicativos, jogos, imagens, infografias, textos, exercícios online, etc.

Nos cursos online, os próprios professores podem incitar debates entre os estudantes através de chats ou fóruns de debate, estimulando novas ideias e esclarecendo dúvidas! 💭

Esta aproximação entre alunos pode também ocorrer através de trabalhos de grupo, por exemplo.

Portanto, quem acha que se perde a magia da discussão dos temas entre as pessoas, pode tirar essa ideia da cabeça! ❌

 

 

  • Entrega de trabalhos

Lembras-te daqueles professores que te faziam imprimir trabalhos enormes? 😩

Pois é, nos cursos online não há maneira de isso acontecer! É tudo entregue através de e-mail, dropbox, ou qualquer plataforma digital semelhante.

Os cursos online são tão difíceis quanto muitos cursos presenciais. Neste modelo de educação à distância, são pedidos tantos (ou até mais) trabalhos aos alunos como em qualquer curso presencial.

 

 

  • Feedback

O feedback dos docentes é imprescindível num processo de aprendizagem. Há que referir que, geralmente, os cursos online providenciam feedback, tal como acontece nos cursos presenciais (ou devia acontecer!).

Após a entrega de trabalhos, é provável que o professor envie um e-mail para transmitir o parecer dele sobre o trabalho que elaboraste. 🙂

Talvez até obtenhas mais feedback num curso online do que num curso presencial, pois é a única forma de o professor ir transmitindo o grau de sucesso do teu trabalho ao longo do curso!

 

 

  • Custo

Há que mencionar que os cursos online são, normalmente, mais baratos do que os presenciais, tendo em conta que não implicam os custos do aluguer de um espaço físico e de outras condições necessárias num curso presencial.

 

Requisitos para fazer um Curso Online

Os requisitos básicos para realizar um curso online são um computador com acesso à internet, um local adequado (longe de distrações!) e tempo livre para estudar!

Cada curso é um curso, portanto, pode haver outras recomendações, como uma certa memória do computador, determinados programas instalados, alguns conhecimentos básicos sobre o tema (se for um curso mais avançado), etc.

Mas não te preocupes, de certeza que vais ser informado sobre tudo isso ainda antes de te inscreveres em qualquer curso!

Os requisitos básicos resumem-se mesmo a ter computador, internet, organização e muita vontade de aprender! 🙌

 

Cursos Online provêem diplomas ou certificados?

Os cursos online livres, gratuitos ou pagos, oferecerem um certificado de conclusão e a aceitação desse comprovativo, chamemos-lhe, no mercado vai depender do curso em questão, da reputação da entidade emissora e do próprio mercado.

De qualquer forma, aquilo que aprendeste já ninguém te tira! 😜

 

Por último, quero informar-te que, de forma a salvaguardar todas as recomendações da Direção Geral de Saúde, cancelámos os nossos cursos presenciais e daremos, em alternativa, Cursos Online

 

Iremos lançar os seguintes Cursos Online:

 

Para quem fizer os cursos em live streaming, vamos deixá-los disponíveis durante 30 dias para poderem consultar sempre que quiserem durante esse tempo!

Assim, podem ter a certeza que conseguirão colocar em prática todas as dicas que dou no curso! 😄

 

Se quiseres uma introdução sobre SEO, podes ler O Que é SEO? e 20 Dicas de SEO para Otimizares o teu Website WordPress!

Se, por outro lado, estiveres mais interessado em Google Ads, podes ler O que é o Google Ads? e 10 Maneiras dos Anúncios Google Ads Se Destacarem Ainda Mais!

👉Descarrega já o meu E-book sobre Google Ads totalmente GRATUITO, onde dou dicas para otimizar campanhas de Google Ads!

 

Caso tenhas questões, podes assistir ao LIVE que fiz na minha página de Facebook ou deixar aqui nos comentários! 👇👇

 

Agora, mãos à obra! 💪

Fica em casa e #StaySafe! 🙌

Solicitar Orçamento

Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

Subscreva a newsletter!

    Siga este link para aceder a Política de Privacidade
No Comments

Comente

Mais artigos

Ver todos os artigos