3 Indicadores-chave dos Relatórios Google Analytics para Estratégia de Marketing Digital

Investir tempo e recursos no Google Analytics só vale realmente a pena se utilizares informações accionáveis. O objectivo é encontrar dados que realcem aspectos escondidos da empresa e forneçam uma base para fazer escolhas estratégicas. Isto é particularmente relevante para a estratégia de marketing, uma vez que o Google Analytics pode ajudar a mostrar rapidamente se os objectivos das campanhas estão a ser cumpridos ou se podem ser melhorados!

Os relatórios do Google Analytics são uma forma fantástica de termos acesso imediato a informações empresariais accionáveis e altamente personalizáveis, o que garante que os relatórios mostram apenas os Key Performance Indicators (KPI’s) que nos vão permitir ser mais eficientes!

Relatórios Google Analytics para Estratégia Marketing Digital

Existem pelo menos 3 indicadores-chave no Google Analytics que nos ajudam a orientar a Estratégia de Marketing Digital:

Aquisição de Tráfego

Simplificando, a aquisição de tráfego é um dos relatórios mais importantes para orientar a estratégia de Marketing Digital isto porque compreender a origem do tráfego e como as suas diferentes iniciativas de marketing afetam essa origem é essencial para medir o sucesso.

Por exemplo, se investires 2€ em Google AdWords e 2€ em anúncios Facebook, os relatórios de Aquisição de tráfego dirão exatamente qual das estratégias tem o melhor ROI. É também possível personalizar este relatório para ser ainda mais específico e ir exactamente ao encontro dos objetivos que foram estabelecidos em termos de conversão.

Algumas ideias para personalização destes relatórios:

  • Relatórios que revelam a eficácia de cada fluxo de tráfego exclusivo. Isto pode ser alcançado através da análise às sessões totais, utilizadores únicos, novos utilizadores, o objectivo de taxa de conversão e o objectivo de valor por sessão, todos organizados por fonte;
  • Observar como o comportamento vária para novos e antigos clientes através do rastreio de tráfego geral, padrões de conversão e adesão individual aos eventos.

Para acederes a estes relatórios, entra no Google Analytics e depois em Aquisição > Visão geral. Para obteres ainda mais detalhes, basta clicar em Aquisição > Visão geral > Todo o Tráfego, para obter uma compreensão mais profunda de onde o tráfego vem.

Relatórios SEO

Para as empresas locais em particular, o SEO é a pedra angular de uma estratégia de marketing bem-sucedida. O Google Analytics ajuda a monitorizar a força dos negócios locais em SEO através de três tipos de relatórios de SEO – Relatório de Consultas, Relatório de Páginas de Destino e Relatório de Resumos Geográficos.

  • O relatório de consultas mostra quais foram as pesquisas feitas no Google que originaram impressões para a nossa listagem orgânica. Neste relatório é possível ver quais foram as pesquisas que renderam mais impressões assim como ver quantas dessas impressões levaram a cliques e, portanto, tráfego para o site. Isto dá-nos então a taxa de cliques (CTR) orgânica para termos de pesquisa específicos. O CTR é um dos factores mais utilizados pelos consultores de SEO para compreenderem o que pode ser melhorado para dar ao utilizador o que ele pretende!
  • O relatório das páginas de Destino mostra as páginas do site que estão posicionadas no Google. Compreender quais das páginas do website estão bem classificadas no Google e quais delas precisam de mais otimização é importante para planear a estratégia de marketing Digital e SEO de forma ainda mais assertiva. Quando tentares vender ou lançar um produto ou serviço específico e a página não está bem classificada, saberás quais as mudanças que precisam de ser feitas;
  • O relatório de resumo geográfico fornece métricas de SEO gerais de diferentes áreas geográficas. Isto é, irá indicar de que cidades, locais, e até países é que o tráfego está a vir. Se tens um negócio local e precisas de ajuda para direccionar o tráfego para uma determinada zona, estes relatórios podem ajudar-te a perceber se a estratégia de marketing está resultar ou se necessita de ser afinada.

Para aceder a estes relatórios, vai a Aquisição> Search Console > selecciona um dos três relatórios supra citados.

Relatórios Sociais

Equilibrar o investimento nas redes sociais pode ser um desafio. Certas indústrias têm resultados incríveis e prosperam com a presença nas redes sociais – particularmente a moda e o vestuário. Outras alocaram muitos recursos ao social e viram muito pouco retorno. Felizmente, o relatório do Google Analytics ajuda a atingir um equilíbrio.

O teu melhor amigo no que diz respeito a relatórios sociais é o Network Referrals, que pode ser encontrado em Aquisição > Social > Referências de Rede. Aqui, poderás ver rapidamente que redes sociais estão a trazer tráfego para o site e que páginas estão a ter mais partilhas. Isso ajuda a medir o sucesso de canais individuais e campanhas multi-canal.

Algumas personalizações de relatórios podem incluir:

  • Métricas como objetivo de Taxa de Conversão e objetivo de valor dizer-te-ão a que redes sociais deves prestar mais atenção, uma vez que estes relatórios mostram como o tráfego se está a traduzir em resultados tangíveis;
  • Diminui o zoom dos dados e define o gráfico de linhas para “dias” e aí irás ver padrões correspondentes aos dias e horas de publicação.

Agora que já sabes como podes usar os relatórios do Google Analytics para melhorar o teu negócio, põe mãos à obra! E se necessitares de ajuda: contacta-me!

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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