YouTube SEO – 10 fatores a serem considerados

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Sabias que o YouTube é o segundo maior motor de pesquisa do Mundo? É verdade, e pela importância, cada vez maior, que está a ganhar no planeamento de uma boa estratégia de Marketing Digital o YouTube SEO está também ele a ganhar um papel preponderante.

Quando a este facto juntamos estudos que indicam que em alguns países do Mundo o YouTube já é o motor de pesquisa mais utilizado em algumas fachas etárias, com especial incidência nos mais novos que preferem consumir conteúdo em vídeo do que em texto, torna-se vital!

O que é YouTube SEO?

Já escrevi aqui no blog sobre “O que é SEO” e esta definição, na realidade, não deriva muito dos motores de pesquisa “tradicionais” para os motores de pesquisa em vídeo. A principal diferença é que o serviço de SEO terá de ser realizado ao nível do vídeo para que, por ser o mais relevante para corresponder ao que o utilizador está a pesquisar, surja o melhor posicionado possível no Youtube!

Quais os fatores de SEO para um bom posicionamento no YouTube?

Sempre que se estuda um motor de pesquisa é essencial compreender como é que ele funciona e perceber qual é a correlação entre os fatores de ranking – como as visualizações, comentários e partilhas – e o ranking no YouTube. O segredo é não termos uma visão biased, isto é, toldada pela nossa opinião pessoal ou pelo convencional achómetro mas sim tendo por base dados que derivam da análise a uma amostra estatisticamente significativa.

É desta forma que vou partilhar ao longo das próximas semanas alguns dos principais factores, que considero quando estou a trabalhar no SEO de um vídeo para o YouTube.
YouTube SEO
Aqui ficam os tópicos de cada um deles com uma breve descrição e que serão então aprofundados:

Duração do vídeo em YouTube SEO?

Quando pensamos em YouTube Ads é comum querermos vídeos curtos que consigam transmitir a mensagem da forma mais focada e assertiva possível mas quando nos estamos a referir a Youtube SEO as coisas mudam de figura! Aqui as pessoas querem obter mais informações sobre um tema, ver um tutorial, ficar a saber dicas sobre um determinado tópico, entre muitos outros tipos de conteúdo.

É relativamente simples fazendo pesquisas no YouTube validar que os vídeos longos têm uma melhor performance quando comparados com os vídeos mais curtos. Vários estudos indicam ainda que a duração média dos vídeos na primeira página do YouTube é de aproximadamente 15 minutos.

O número de visualizações impacta o YouTube SEO?

Empiricamente a resposta é sim e na prática verifica-se! Quanto maior for o número de visualizações melhor o ranking do vídeo, até porque indica que existiu interesse no vídeo. Simples! Mas como aumentar o número de visualizações? Vamos ver no artigo completo sobre o tema.

Os comentários influenciam o posicionamento orgânico dos meus vídeos no YouTube?

Os comentários são um fator de ranking muito influente. Existe efetivamente uma forte correlação entre o número de comentários e os vídeos bem classificados. Os vídeos apelam aos comentários? Existe interação com os utilizadores?

Mais partilhas é sinónimo de melhor ranking no YouTube?

Sinónimo seria dar demasiada importância às partilhas mas a realidade é que a causa/efeito é real. O número de partilhas que um vídeo gera está fortemente ligado com o ranking da primeira página do YouTube. Tal como na questão dos comentários! Qual a estratégia para se ter mais partilhas? O conteúdo é de qualidade? É útil para várias pessoas?

Tags no YouTube são valorizadas?

As tags são úteis para organizar a informação mas o YouTube compreende cada vez melhor o conteúdo do vídeo sem a ajuda deste tipo de informação e é por isso mesmo que a correlação acaba por ser baixa.

Preciso ter muitos subscritores para me conseguir posicionar no YouTube?

Existem vários canais de pequena dimensão com vídeos bem posicionados no YouTube o que indica que em termos de SEO para vídeo apesar de existir uma relação ela não é vital. Importante acaba por ser o tópico seguinte que está intrinsecamente ligado a este.

Ter novos subscritores é valorizado em termos de YouTube SEO?

Como em praticamente todos os algoritmos a cadência e sustentabilidade é fundamental, ou seja, mais do que conseguirmos um número elevado de subscritores – e depois o número manter-se estável – o interessante é a capacidade de ao longo do tempo conseguirmos cada vez mais seguidores do nosso conteúdo o que revela que somos constantes e também que estamos a crescer em termos de qualidade. Este sim é um factor de extrema importância no que a YouTube SEO diz respeito. Por isso “pedir subscrições” acaba por ser uma técnica a ser considerada!

Preciso de ter muitos likes nos meus vídeos?

Os Likes nos vídeos têm uma correlação significativa com os posicionamentos mais altos porque é efetivamente um sinal do sucesso do vídeo. Se a reação da nossa comunidade é positiva isso torna o nosso vídeo mais popular e relevante para outros utilizadores.

O título e descrição também são importante em YouTube SEO?

Os vídeos que fazem uma combinação exata de palavras-chave com o título do vídeo têm uma ligeira vantagem sobre os vídeos que não o fazem. Ou seja, incluir uma palavra-chave no título acaba por ajudar o vídeo a ter um melhor posicionamento.

Por outro lado esta situação não se verifica de forma tão clara quando nos referimos à descrição do vídeo que serve outros propósitos.

Os vídeos são em HD isso é uma vantagem em termos de SEO?

Os vídeos em HD dominam os resultados de pesquisa no YouTube. Na prática este tipo de vídeos correspondem a 68,2% dos resultados. Este indicador só por si revela bem a importância deste factor.

Quais os factores que acrescentarias a esta lista? Ao longo das próximas semanas vou desenvolver cada um dos tópicos!

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Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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