Explorador de utilizadores – Novo relatório Google Analytics

2

Relatório Explorador de utilizadores no Google Analytics

Talvez alguns de vocês já tenham reparado que o Google Analytics passou a oferecer – ainda em versão Beta – uma nova ferramenta: Explorador de utilizadores.

Este relatório está disponível na secção Público-alvo e permite-nos analisar, de forma individual e mantendo o anonimato, as interacções de cada utilizador com o nosso website/aplicação, mapeando as suas acções. Assim sendo, temos agora acesso a informações mais específicas que facilitam a optimização. Mas de que forma?

A imagem seguinte mostra a estrutura do relatório Explorador de utilizadores, no qual é possível analisar o número de sessões, duração média da sessão, taxa de rejeição, receita, número de transacções e taxa de conversão para cada ID do cliente. É importante realçar que os IDs do cliente não representam utilizadores diferentes, mas sim utilizadores diferentes que estão a usar dispositivos variados. Por exemplo, imaginem que a Lara usou o computador para ler um artigo neste blog e que posteriormente o releu utilizando o seu smartphone. Neste caso, seriam registados dois IDs do cliente no relatório Explorador de utilizadores.

Explorador de utilizadores - Google Analytics

Além disso, ao clicar num ID do cliente específico serão apresentados não só a data, canal e dispositivo de aquisição como também o histórico de actividade por data e hora. Este histórico pode ser filtrado por visualização de página, objectivos, comércio electrónico, evento ou outro tipo de segmentação definida manualmente.

id cliente - google analyticsfiltrar comportamento id cliente - google analytics

O exemplo seguinte mostra o ID do cliente 469683052.1460989473, que foi adquirido no dia 18 Abril através do canal directo e usando um dispositivo mobile. É possível constatar que este ID do cliente efectuou quatro acções: viu a página A, completou dois objectivos, visualizou a página B e efectuou acções de comércio electrónico.

id cliente - google analytics - exemplotransacao evento - id cliente google analytics - exemplo

Ao seleccionar uma acção em específico, serão mostrados os seus detalhes de acordo com o tipo de acção efectuada. Nos casos de visualização de página serão exibidos o seu título e o URL. Já em situações de comércio electrónico poderão ser analisadas informações como nome do produto, quantidade comprada e receita gerada.

url e pagina visualizada - relatorios utilizadores google analyticstransacao evento - id cliente google analytics

Concluindo, este novo relatório Explorador de utilizadores permite-nos analisar detalhadamente o comportamento individual dos utilizadores do nosso website/aplicação e tirar conclusões sobre, por exemplo, o flow mais habitual, as páginas mais clicadas e as páginas de rejeição mais comuns.

Dica: caso não tenham criado vistas das quais os robots do Google e os IPs da empresa tenham sido excluídos, é muito provável que os vossos IDs do cliente com mais sessões não sejam de utilizadores relevantes.

Já algum de vocês está a trabalhar com o relatório Explorador de utilizadores? Quais as vossas opiniões iniciais?

2
  • 28 de April de 2016
  • Blog

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

    No Comments

    Solicitar Orçamento

    Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

    Subscrever Newsletter

    Os campos assinalados com o * devem ser preenchidos, por favor!
    No Comments

      Comentar

      Mais artigos

      Ver todos os artigos