“Make the Web Work for You” by Google – Apresentação

Foi com enorme satisfação que voltei ao IPAM – The Marketing School, de Lisboa para, juntamente com o João Nunes, demonstrar,  perante uma excelente plateia, que é possível potenciar negócios com o Google. Um factor critico de sucesso que as empresas portuguesas têm de aproveitar, principalmente, em tempos de grande instabilidade económica e social como os que estamos a viver em Portugal.

Iniciei a apresentação do Case Study por confidenciar a percentagem de Revenue Online que foi gerado através da Google, em 2012, para os sites Pousadas.pt e Pestana.com: mais de 80%! Fazendo posteriormente o breakdown por fonte de tráfego: 60% SEO e 40% Google AdWords.

De seguida aproveitei para, voltar a, apresentar a minha definição de SEO perante a plateia mais conhecedora do tema que encontrei até à data; o que me deixou muito satisfeito.

[quote author=”Marco Gouveia, eShow Lisboa, 2012″] O SEO é a arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversões.
[/quote]

Mais à frente indiquei alguns dos pontos chave da estratégia de SEO que está a ser implementada nos sites do Grupo Pestana e que tem por base um Keyword Research Efectivo:

  • Pesquisa e Selecção de Keywords para Meta Tags e Landing Pages;
  • Long Tail Keywords;
  • Imunidade Algorítmica;
  • Presença Efectiva nas Redes Socias;
  • Analisar Concorrência e Potencial Eficácia;
  • Estratégias Avançadas de Link Building.

 
Após este tópico expôs a nossa estratégia de Google AdWords, um tema que o João Nunes tão virtuosamente abordou, que assenta no Foco na Performance!

Marco Gouveia - Make the Web Work for You by Google no IPAM Lisboa

Marco Gouveia – Make the Web Work for You by Google no IPAM Lisboa

Principais pontos que abordei:

  • Definir Objectivos;
  • Analise do Tráfego Potencial;
  • Aposta em Brand Keywords;
  • Anúncios Agressivos Comercialmente;
  • Sitelinks;
  • Landing Pages Optimizadas;
  • Quality Score;
  • Remarketing;
  • Testar, Medir, Testar.

 
Para finalizar abri o jogo e revelei os nossos números de 2012 em Google AdWords. Investimos 200.000€ e obtivemos 6.000.000€ de retorno, isto é, um rácio de custo/conversão de 3%.

Apresentação | Como Potenciar Negócios com o Google | Marco Gouveia

[slideshare id=20943327&doc=ipam2013-searchenginemarketing-marcogouveia-final-done-130510150906-phpapp01]

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

4 Comments

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4 Comments
  1. Reply

    Olá Miguel! Obrigado pelo comentário.

    Sem dúvida que é uma das estratégias que mais ajuda a aumentar tanto o CTR como a taxa de conversão e é fantástico para conseguires passar mensagens diferentes daquelas que passas com os resultados orgânicos.

    Como por exemplo, divulgar uma promoção limitada no tempo. 🙂

    Abraço.

  2. Reply

    Viva Marco. Finalmente alguém que utiliza(e fala) como estratégia(além de outras) das Brand Keywords! Eu utilizo em projectos pessoais e recomendo! E com os microformatos implementados, melhor ainda 🙂

    Abraço.

  3. Reply

    Obrigado Tiago!Sou suspeito mas, de facto, considerei que foi uma boa sessão e de uma enorme complementariedade.

    • Tiago Martins
    • 26 de May de 2013
    Reply

    Deve ter sido uma excelente apresentação, tenho pena em não ter assistido 🙂

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