4 Dicas de SEO para otimizar a Pesquisa por voz

Numa sociedade agitada e que exige cada vez mais resultados imediatos, a pesquisa por voz, por ser uma alternativa conveniente e que responde a essa necessidade, está a ganhar terreno. 💢

O que é a Pesquisa Por Voz?

A Pesquisa Por Voz é uma tecnologia que permite aos utilizadores realizarem pesquisas na Internet fazendo uma pergunta verbalmente a um smartphone, computador, ou outros dispositivos inteligentes como tablets, por exemplo. 📣

É um método diferente do “tradicional”, em que digitamos no Google aquilo que queremos saber e o algoritmo trabalha de forma a fornecer-nos a informação mais adequada para responder às nossas necessidades.

Portanto, sendo esta nova forma de pesquisa muito distinta da tradicional, não podemos seguir o mesmo caminho para a otimizar. 

Não concordas?

 

Como Otimizar a Pesquisa Por Voz para SEO?

Segundo o Quoracreative, 60% das pessoas que usam smartphone realizaram pesquisas por voz pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e 55% dos adolescentes fazem-nas diariamente.

Esta tendência só fortalece a importância de otimizar a pesquisa por voz para os motores de busca, de forma a conseguir atrair o máximo de tráfego possível.

Captámos a tua atenção? 😀

 

A verdade é que, com o crescimento da pesquisa por voz, torna-se imprescindível que otimizes o teu website!

É trabalhoso, mas a otimização da estratégia de SEO para a pesquisa por voz vai tornar o teu conteúdo mais próximo da linguagem humana e vai permitir que estejas um passo à frente da tua concorrência!

Abaixo vamos dar-te 4 dicas sobre o que deves fazer para acompanhar esta tendência:

 

1. Otimiza o teu website com perguntas

É importante que otimizes o teu website para que contenha perguntas. 

Essas perguntas devem ser pensadas e formuladas com base naquilo que o teu público pensa sobre os teus serviços ou produtos. 

Devem ainda conter palavras-chave long-tail (palavras chave com mais do que dois termos) e que comecem com as seguintes preposições: “quem”, “o que”, “porque”, “onde”, “quando” e “como”. Para SEO Local (pesquisas que consideram a geolocalização), podes utilizar frases que contenham as palavras “perto de mim” e o nome da localização.


DICA: Uma boa ferramenta (gratuita, claro 😜) que te ajudará nesta tarefa é o Answer the Public

 

2. Responde às perguntas

Esta é fácil: responde às perguntas que fizeste com… respostas!

Se pretendes otimizar o teu website para pesquisa por voz, é fundamental que respondas de forma clara e concisa às perguntas que formulaste anteriormente. 

Para além da objetividade, procura não ultrapassar muito as 30 palavras na resposta. 😉

 

3. Otimiza o teu conteúdo

Estar em 1º no ranking já não é suficiente. 

É importante que otimizes o teu conteúdo de forma a que apareças nos featured snippets, também chamados “posição 0” (bloco de informação que aparece em forma de resposta, geralmente acima dos resultados orgânicos). 

A tendência é que a pesquisa por voz vá buscar informação ao topo.

 

4. Melhora a Autoridade do Domínio

A autoridade do domínio (Domain Authority) é particularmente importante quando falamos da pesquisa por voz. Isto porque permite que a Google consiga “ler a força” do teu website. 

Esta ferramenta é pertinente pois a Google precisa de ter a certeza que a resposta que vai dar é a mais correta e que provém de uma fonte credível (por ser a resposta definitiva que vai dar ao user). ✅

Para aumentares o Domain Authority (escala de 0 a 100), é fundamental que tenhas vários links a direcionar para o teu website e que venham de fontes confiáveis. E, claro, evitar links de má qualidade! 

Queres saber o Domain Authority do teu website e que links estão a prejudicar-te? 

Vê abaixo:

DICA: o Neil Patel também acabou de integrar uma nova funcionalidade na ferramenta Ubbersugest (gratuita) a que chamou “Backlinks”. Esta ferramenta mostra o Domain Authority, bem como todos os links que estão a apontar para o teu website.

Dou-te ainda mais 2 dicas BÓNUS muito simples!…

 

1. Torna o teu website HTTPS

Há uma maior tendência para o Google escolher websites https como resultados das pesquisas por voz ao invés de quaisquer outros, ainda que estejam na primeira página de resultados do Google.

Por isso, implementar o HTTPS no teu website vai provavelmente aumentar a chance de ele aparecer como resultado de uma pesquisa por voz.

Segundo um estudo realizado pela BACKLINKO, 70,4% dos websites nos resultados das pesquisas por voz são https.

 

2. Melhora o tempo de carregamento

Especialmente quem recorre às pesquisas por voz, precisa de resultados imediatos!

Ora, parece-me bastante simples: se o teu website demorar a carregar, não vai ser o escolhido para responder às perguntas dos utilizadores. As pessoas desistem muito rapidamente de websites lentos!

A velocidade de carregamento tem um impacto direto na taxa de rejeição e na taxa de conversão do teu website.

DICA: Podes testar a velocidade do teu website no Google Page Speed Insights

 

Vantagens da Otimização SEO para Pesquisas por Voz

Embora não pareça que os resultados das pesquisas por voz contribuam diretamente para melhorar os nossos relatórios do Google Analytics, eles contribuem para aumentar o tráfego do nosso website!

Além disso, ao ler os resultados da pesquisa por voz, o Google acaba por ajudar a ampliar o reconhecimento da nossa marca, uma vez que começa a frase com “De acordo com ___________ (nome da marca)”.

Após este momento, os utilizadores poderão sempre optar por saber mais e explorar o teu website como fariam tradicionalmente, aumentando o tráfego orgânico!

Por fim, a otimização da pesquisa por voz acaba também por melhorar algumas métricas como o número de vendas. 😉

Espero que te tenhamos convencido a otimizar o teu website para Pesquisas Por Voz!

👉 Podes complementar o conhecimento acerca deste tema com a leitura do meu artigo “Hey, Google! – O futuro da voz no digital”, publicado na Marketeer. 

Se estiveres interessado, inscreve-te já no meu Curso de SEO Online 

 

Neste artigo, leste:

  1. O que é a Pesquisa Por Voz?
  2. Dicas de SEO para Otimizar a Pesquisa Por Voz
  3. Vantagens da Otimização SEO para Pesquisas Por Voz

 

 

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2 Comments
  1. Muito boas dias, professor Marco! Certamente irei implementar estas novas ideias.

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