Auditoria SEO EAT
Há dias deparei-me com um artigo sobre uma abordagem de auditoria de SEO chamada abordagem E-A-T e pareceu-me que resumia praticamente tudo aquilo que aprendi sobre auditorias de SEO ao longo de 18 anos de experiência na área.
Não consegues posicionar as páginas do teu site nos primeiros lugares dos motores de pesquisa ou, por outro lado, não tens as conversões que tanto desejas, mesmo estando bem posicionado no Google?
Talvez seja porque o teu site tem pouca credibilidade…
Por isso, neste artigo vou apresentar os passos essenciais para fazer uma auditoria a um site seguindo a abordagem E-A-T, com vista a obter maior credibilidade e melhores resultados.
Comecemos pelo início.
E-A-T significa Expertise, Autoridade e Trustworthiness (em português, Confiabilidade) e resume-se a uma abordagem que compila as coisas que realmente importam para os motores de pesquisa (e que talvez estejam a impedir que o seu site atinja o seu máximo potencial).
Então, como auditar seguindo a abordagem E-A-T?
Em primeiro lugar, há que verificar os Sinais de Reputação Fora do Site (Off-page):
Recomendações online – ou seja, qualquer recomendação ou elogio à empresa feito em qualquer local online não seja de propriedade ou operado pela mesma (se estas recomendações forem em sites com páginas bem posicionadas no Google, melhor!).
Imprensa online – Quanta cobertura jornalística existe sobre o negócio e qual a atualidade da mesma?
Sites de avaliação de terceiros – Os consumidores confiam e valorizam sites de avaliação, como é o caso do TripAdvisor, por exemplo. Portanto, neste passo estamos à procura de sites de avaliação, número de avaliações, afeição dos utilizadores à marca e interatividade (ou seja, a visibilidade do negócio e a interação positiva com os avaliadores).
Wikipédia – A Wikipédia é uma ótima fonte de links confiáveis, além de ser mais um local que reúne, naturalmente, a história de uma empresa – ou seja, mais um local em que esta pode ser conhecida.
Redes Sociais – Além das redes sociais da marca ou empresa, ela é falada noutros perfis públicos e grupos? E, se sim, qual o sentimento associado a essas referências?
Qualidade do link – Há evidências de práticas de construção de links de baixa qualidade? Se um site parece confiável, mas tem um perfil de backlink composto por 20 PBNs russos, então… provavelmente, não é o que parece.
Em segundo lugar, passamos aos Sinais de Reputação Dentro do Próprio Site (On-page):
Órgãos profissionais – Existem referências a quaisquer órgãos profissionais que possam regular, credenciar ou validar a indústria ou indivíduos nela?
Avaliações – Existem comentários positivos no site? Há comentários negativos e estes são respondidos?
Sobre nós – O site tem uma página “Sobre nós”? Esta apresenta devidamente a marca e indica há quanto tempo atua no mercado? O que a torna uma autoridade? Porque deve ser considerada uma fonte confiável de informação?
Anúncios – Anúncios de má qualidade, pop-ups intrusivos, etc. Páginas com anúncios chatos não têm, logicamente, uma boa pontuação em termos de confiança.
Conteúdo – O conteúdo tem um propósito claro e cumpre-o? Oferece algum benefício ou utilidade para o utilizador? Está livre de erros? As declarações são apoiadas por fontes? Essas fontes são credíveis? O conteúdo é facilmente legível? É revisto e atualizado com frequência? Existe alguma evidência de preenchimento de palavras-chave ou frases repetitivas que não adicionam significado?
Em terceiro lugar, não esquecer dos passos referentes a Conformidade e Segurança:
Políticas – Todas as políticas formais sob as quais a marca opera estão claramente visíveis (Política de Privacidade, Informação de envio, Política do retorno, etc.)? Tudo isso deve estar claro, sendo, geralmente, vinculado no rodapé do site.
Protocolo – Por último, o site tem alguma vulnerabilidade de segurança conhecida? Faz uso de HTTPS?
Conclusão
Uma auditoria de SEO bem feita é um trabalho com atenção ao detalhe e sem pressas.
Os resultados não aparecem de um dia para o outro, porém, passo a passo, vão aparecendo.
Espero que gostes do processo e aproveites as oportunidades de otimização que descobrirás entretanto!
Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.
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