Google Adwords Terá Um Novo Design Até Fim De 2017
Em 2015, a Google gerou receitas de aproximadamente US$74 biliões e o Google AdWords foi um dos maiores contribuidores para este resultado. Tendo em conta a sua importância, a Google decidiu redesenhar esta plataforma publicitária, que apesar de ter sido apresentada há 15 anos, não sofre uma alteração de aspecto e funcionalidade há oito. O que será que podemos então esperar desta reinvenção do AdWords?
Esta mudança será centrada no consumidor e na crescente importância do mobile. De facto, AdWords foi inicialmente lançado num contexto em que os computadores ainda eram reis. Será agora adaptado à nova realidade: um mundo em que os utilizadores recorrem cada vez mais a dispositivos movéis (o número de pesquisas Google em mobile foi superior ao número de pesquisas em computador pela primeira vez em 2015), vêem mais vídeos, utilizam mais aplicações e esperam uma maior relevância dos anúncios que os impactam.
A nova experiência AdWords incorporará material design: a linguagem de design que está na base de outros serviços Google como o Maps, Pesquisa e Gmail. Contudo, a mudança será perceptível não só ao nível do aspecto, como também da funcionalidade. O Google AdWords terá um maior foco no negócio dos seus consumidores, sendo expectável maior flexibilidade no que toca aos objectivos de marketing únicos de cada empresa. Além disso, a forma como os dados são disponibilizados será muito mais gráfica, possibilitando uma rápida absorção e interpretação das estatísticas, o que facilitará a identificação de novas oportunidades e a tomada de decisões.
A imagem anterior mostra o novo aspecto do AdWords. A barra de navegação que actualmente se encontra no topo da página será simplificada e apresentada à esquerda, podendo-se clicar nas abas sumário, grupos de anúncios, anúncios e extensões, palavras-chave, definições, localizações, horário de anúncios e dispositivos.
Em relação ao sumário apresentado na imagem, este estará disponível ao nível da campanha, grupo de anúncios e anúncios. Será possível observar, de uma só vez, o resumo gráfico da performance em termos de métricas como cliques e conversões, entender quais os melhores grupos de anúncios e analisar a performance por dispositivo.
Se se seleccionar, por exemplo, a subdivisão relativa às palavras-chave, observaremos opções de navegação para palavras-chave, palavras-chave negativas e termos de pesquisa. Toda a informação que não esteja relacionada com palavras-chave será eliminada desta vista.
Por fim, é ainda interessante saber que a vista de cada utilizador será. Se vocês não têm campanhas de vídeo, por exemplo, a aba de vídeo não será visível. Toda a informação escondida, como colunas adicionais ou opções gráficas, poderá ser encontrada ao clicar no ícone dos três pontos.
Acredito que esta reinvenção do AdWords nos traga fluxos de execução das tarefas, análise dos dados e consequente optimização das campanhas muito mais intuitivos. E é deste tipo de inovações que os profissionais de marketing digital necessitam para conseguir encarar, eficiente e eficazmente, a crescente complexidade do mundo (cada vez mais) digital em que vivemos. Eu estou ansioso. E vocês?
Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.
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