Os melhores livros de marketing ? A biblioteca do Marco Gouveia

Procuras recomendações sobre os melhores livros de marketing?

Então, sê bem-vindo à minha biblioteca! Todos os meses, apresento-te um livro que marcou o meu percurso, tanto a nível pessoal, como profissional, e dou-te a minha opinião sobre o mesmo!

 

#1 – “Jab, Jab, Jab, Right Hook” do Gary Vaynerchuck

 

O primeiro livro que vos apresento não é um livro recente, mas é de um autor que eu admiro profundamente. Quem segue o Gary Vaynerchuck nas redes sociais e acompanha o seu trabalho diário, sabe o quão genial e inspirador é, por isso, não podia deixar de partilhar esta obra! 😄

O livro explora, essencialmente, a técnica  “Jab, Jab, Jab, Right Hook”, característica dos desportos de combate, mas que, aqui, é aplicada ao marketing digital. De que forma é que o Gary associa esta técnica de combate ao marketing? É muito simples e eu explico-te tudo!

No digital, temos de lutar para surgirmos em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, no feed das redes sociais e na mente do nosso consumidor. O marketing é uma batalha diária entre nós e todos os concorrentes que oferecem um produto (bem ou serviço) semelhante ao nosso, na medida em que satisfaz a mesma necessidade. Nas redes sociais, os utilizadores são constantemente bombardeados por anúncios e publicações de milhares de marcas a quererem captar a sua atenção. O cerne do problema está nas marcas que apenas se preocupam em apelar à compra do seu produto, sem antes procurarem oferecer algo de valor ou fomentarem uma relação forte e duradoura com o consumidor! 🙄

O “Jab, Jab, Jab, Right Hook” aplicado ao marketing, na perspetiva Gary Vaynerchuk, poder ser traduzido para “Dar, Dar, Dar, Pedir”. O que significa? Tal como em qualquer relação, não podemos pedir algo, sem antes darmos algo, especialmente, se for a primeira vez que abordamos a pessoa, onde o primeiro momento é fundamental. Porém, o que acontece na maioria dos casos é que teremos de Dar algo várias vezes, para, então, pedirmos algo em troca do consumidor (neste caso, uma compra). 

Segundo a estratégia “Jab, Jab, Jab, Right Hook”, para nos conseguirmos diferenciar face aos nossos concorrentes temos de dar o máximo valor ao cliente, fornecer informações relevantes e oferecer conteúdos úteis. Ao dotar um potencial cliente com o máximo de informação e conhecimento possível,  demonstrarmos estar preocupados em conhecê-lo e, sobretudo, em servi-lo da melhor forma. O objetivo é estabelecer uma relação a longo prazo, focada na lealdade, não na recorrência. Quando os clientes são leais a uma marca, vão dar respostas emocionais,  logo, estarão mais recetivos ao nosso “right hook” quando quisermos, efetivamente, fechar uma compra 😉😉

Na minha ótica a compra é apenas uma pequena parte de todo este processo. Ao acrescentarmos valor, a compra será apenas um passo natural e espontâneo que nem sequer associo a um “pedido”, mas sim a uma gratificação. É algo que recebemos em troca por ajudarmos o outro a alcançar um objetivo, ou a satisfazer uma necessidade. Ninguém começou por comprar os meus cursos, sem antes ter conhecimento do meu trabalho, sem ter lido os conteúdos que produzo. Na verdade, a compra de um curso especializado pode levar dias, ou até meses, a fechar, porque se trata de um serviço e não de um bem tangível. Daí a importância de dotar os clientes com o máximo de conhecimento e oferecer muito conteúdo, são as pistas palpáveis que oferecemos do nosso trabalho. Desde a criação de e-books, artigos, vídeos explicativos ou de newsletters, são inúmeros os exemplos nos quais podemos Dar, antes de pedirmos algo em troca. O segredo para o sucesso duradouro é esse – “less right hooks, more jabs” (pedir menos, dar mais).

Já conhecias este livro? Qual a tua opinião? 😃✍️

Se ainda não o leste, podes comprar este livro do mestre Gary V. aqui!

 

#2 – “Permission Marketing” do Seth Godin 

 

Já que estou numa “onda” de livros clássicos, o segundo livro que vos trago também não é recente, mas é de um dos maiores génios do marketing digital: Seth Godin. Acredito que todos os livros deste autor (e não são poucos) merecem ser lidos! 😉 Este livro já tem alguns anos, mas não deixa de estar bastante atualizado.

O nome Seth Godin é sonante, o autor americano é um dos maiores conhecedor de marketing digital da atualidade. Para quem quer compreender o marketing que esta era (digital) exige, este é um auto obrigatório. Godin escreveu inúmeros livros que chegaram a best-sellers e revolucionaram por completo o mundo do marketing. Marketing de Permissãoé um deles. 😀

Há todo um novo panorama que temos de compreender para andarmos sempre lado a lado com a evolução. Neste livro, o autor guia-nos pela mão, passando pelo impacto da internet e das novas plataformas de comunicação digital nos negócios e, mais em particular, no marketing. 

Antes de mais, é importante salientar que o próprio conceito de “Marketing de Permissão” foi revolucionário, uma vez que, até 1999 (data da publicação), ninguém havia pensado ou explicado este constructo de forma clara. 🙄

Godin defende que as melhores estratégias de marketing são as que têm a capacidade de fazer os consumidores esperar por uma uma mensagem da empresa!

Ao apostarmos numa estratégia marketing demasiado intrusiva e dirigida a um público-alvo demasiado vasto, corremos o risco de incomodar (ou até irritar) os consumidores e prejudicar a imagem que estes detêm da nossa empresa. Este livro concede várias dicas para criarem mensagens que as pessoas queiram realmente receber, tendo em conta os seus interesses e necessidades  

Mas como fazê-lo? 🤨

O foco principal do “permission marketing” é moldar a mensagem da empresa de forma a que seja aceite pelos consumidores. O marketing de permissão consiste na ação de entregar mensagens a um público que realmente as deseja receber, ou seja, com a sua permissão. Assim, não estaremos a incomodar pessoas que não têm interesse na nossa oferta e focamo-nos nas que efetivamente importam: as que são potenciais clientes. 😃

Seth Godin defende que as empresas devem fazer um esforço para alcançar as pessoas que sinalizaram o seu interesse, é com essas que podemos comunicar. Nos dias de hoje, há uma grande obsessão com KPI’s, métricas e alcances, contudo, não nos podemos esquecer que o mais importante é atingir as pessoas certas e não atingir todo o mundo. É com as pessoas certas que vamos procurar desenvolver uma relação de confiança que, por sua vez, aumentará a probabilidade de venda e, mais importante ainda, a lealdade. 🙌

Este livro alerta para a urgência de os profissionais da marketing se focarem em transmitir mensagens com significado para os seus potenciais consumidores; mensagens com história, ideias e emoções. O mote pelo qual o marketing se guiava há alguns anos (persuasão incessante para vender um produto ou serviço) já não resulta; está completamente ultrapassado e é necessário que os profissionais se consciencializem disto. É preciso mais, muito mais, para chegar a quem está do outro lado.

E tu, também te revês nesta forma de pensar? 😃

Queres ler este livro? Podes comprar o livro do Seth Godin aqui.

 

#3 – “Os Líderes Comem por último” do Simon Sinek

 

Olá! 🙂 Este mês trago-te um livro um pouco diferente dos anteriores. Não é tão focado no marketing, mas antes na importância que um bom líder tem para um negócio! Intitula-se “Os Líderes Comem Por Último” e é da autoria de Simon Sinek.

Se não conheces o autor, vou falar-te um pouco dele! 👇👇

Simon Sinek é escritor de livros sobre liderança e gestão, alguns deles bestsellers mundiais (como o “Start With Why” que também vos falo no meu blog), orador em palestras internacionais e consultor. Ficou conhecido por popularizar conceitos que foram adotados por profissionais de todo o mundo, como o “círculo dourado” e os “5 porquês”. Curiosidade: é autor da 3ª TEDx mais vista de sempre! 😮 

Neste livro, mostra como o papel do líder é fundamental para os trabalhadores se sentirem valorizados. Na sua visão, esta é a melhor (se não a única) forma de conseguir uma produtividade e desempenho impecável. 👌

“Os Líderes Comem Por Último” conta a história de um gestor de sucesso que foi nomeado CEO de uma empresa em dificuldades. Confronta-nos com uma realidade muito comum: 80% das pessoas não estão satisfeitas com o seu emprego. Mas como dar a volta a essa situação?

Uma vez que não seria possível substituir todos os profissionais descontentes, a proposta de Simon é criar condições que os levem a trabalhar de boa vontade. Isso levará a um aumento da produtividade e, consequentemente, a um maior lucro da empresa. Ao sentirem-se bem no local de trabalho, os trabalhadores unem-se e “vestem a camisola”, focando-se no “inimigo exterior”, ou seja, na concorrência. 🙌

O título do livro foi inspirado numa conversa que o autor teve com um general dos fuzileiros da marinha norte-americana, que lhe disse: “aqui os oficiais comem por último”.

Os fuzileiros jovens comem sempre primeiro, enquanto os oficiais seniores esperam a sua vez no final da fila. Como salienta o autor, os grandes líderes sacrificam o seu próprio bem-estar pelo bem-estar daqueles que estão ao seu cuidado.

Sinek demonstra que o verdadeiro líder é alguém que faz as pessoas sentirem-se seguras e afirma que quando nos sentimos seguros no meio dos nossos semelhantes, temos uma predisposição maior para proteger os interesses coletivos. 🤝

Aquele tipo de liderança autoritária, impositiva e individualista que formava a imagem dos grandes líderes no passado já não funciona.

Hoje, um bom líder é aquele que participa, acompanha, ajuda e dá segurança ao grupo. Não aquele que se limita a ficar no seu gabinete a dar ordens. Um líder vai onde as pessoas estão, entende as dificuldades do trabalho e está disposto a defender os seus trabalhadores em situações difíceis. Assim, forma uma equipa confiante e disposta a dar tudo de si para o sucesso da empresa.

Eu concordo a 100% com este mindset e é isto que tento fazer todos os dias na minha empresa! Os resultados têm sido fantásticos! 😊 E tu, que achas sobre esta maneira de pensar de Simon Sinek?

Podes encontrar o livro do Simon Sinek aqui!

 

#4 – “Buy-ology” de Martin Lindstorm

 

Olá! A minha recomendação de leitura para este mês de janeiro é um livro de 2008, mas que continua bastante atual 😀. Intitula-se Buy-ology – A Ciência do Neuromarketing e é da autoria de Martin Lindstrom, considerado um dos grandes gurus de branding e marketing.

Martin Lindstrom é um profissional de marketing, consultor, orador e investigador com mais de 20 anos de experiência. Já teve como clientes a Disney, a Mercedes-Benz, a McDonald’s, a Kellogg’s, a Microsoft, e muitos mais. 

Foi também um dos investigadores pioneiros do neuromarketing, ciência a que recorre no Buy-ology para desvendar a mente dos consumidores. 🤯

O livro trata de explorar o processo de tomada de decisão dos consumidores. Como funciona a nossa mente? Como funciona a mente dos clientes? Como fazer a nossa marca sobressair ⭐ num mundo com tanta concorrência e constante inovação?

Vivemos perante um overbooking de informação infindável. Nos dias de hoje, somos bombardeados com publicidade sob todas as formas, de vários canais e a uma velocidade incrível. Assim, torna-se difícil percebermos o que realmente marca a diferença na nossa mente e na mente dos consumidores 💡

Não seria possível lembrarmo-nos de toda a informação que nos chega no nosso quotidiano. Assim, a questão à qual devemos prestar extrema atenção para elaborar qualquer estratégia de marketing é: o que determina aquilo que chega ao nosso consciente e o que acaba por ser esquecido no minuto a seguir? 🤔

Entender como funcionam estes processos mentais (de perceção e decisão) é uma grande mais-valia para todos os profissionais de marketing e comunicação! ✔️

A sua síntese diz o seguinte: As estatísticas mentem. Os estudos de mercado mentem. Para saber a verdade acerca do que nos leva a comprar, têm de ir à fonte… ao cérebro do consumidor. Buyology é uma viagem pelo cérebro do consumidor, enriquecido com anedotas e casos reais de reacções – muito inesperadas – a estratégias de marketing”.

Creio que só com esta síntese já ficamos convencidos! 😀

Este é um livro bem organizado, de fácil leitura e que prende o leitor até ao final. O autor refere vários exemplos  e curiosidades que comprovou ao longo da sua extensa experiência profissional! 😜

Por exemplo: sabias que o cheiro é elemento tão poderoso que se verificou que ao espalhar aromas femininos (como baunilha, por exemplo) nas secções de roupa de senhora, fazia as vendas aumentarem para o dobro?  É por esse motivo que as lojas têm sempre um cheiro tão agradável! Também sabias que a McDonald’s lança cheiro a bacon e queijo acabado de fazer no sistema de ventilação? 😮 Estas são apenas duas das muitas curiosidades que podes ler no livro de Martin Lindstorm! 

Já estás convencido em comprar este livro? Espero que sim! 😁 Podes comprar o Buy-ology na Wook!

 

#5 – “This is marketing” de Seth Godin

 

Adivinhem só o autor que vos trago este mês… Pois é, não é nenhuma novidade trazer aqui ao blog livros do nosso querido Seth Godin, ou dicas que eu próprio tenha seguido após a leitura de algum dos seus livros. A propósito, já li quase todos, e nenhum me desiludiu! 🙂

O livro sobre o qual vos falo hoje intitula-se “Isto é Marketing – Se queres ser visto, aprende a ver”. Logo à partida, posso dizer-vos que esta é uma frase na qual me revejo bastante, portanto, claro que me prendeu a atenção! 😉 Seth Godin reúne nesta obra o essencial dos conhecimentos que tem vindo a adquirir ao longo dos últimos 25 anos. De que maneira?

Da maneira mais fidedigna possível: através de casos reais! 😃

O livro recorre a muitos exemplos concretos e embora faça referência (e bem!) a alguns princípios básicos de uma estratégia de marketing, fá-lo de uma forma muito leve, interessante e com uma linguagem super acessível! 🙌

Está bastante atualizado e, como não poderia deixar de ser, faz menção a estratégias na internet e nas redes sociais, uma parte imprescindível do marketing de hoje!

Ainda assim, para quem procura um livro de ferramentas e estratégias infalíveis de marketing, este não é o livro certo, digo já.

Talvez não seja um livro que se “devore”, percebem? Não é um livro que se lê de rompante, porque, para absorver tudo o que ele nos transmite, precisamos realmente de refletir sobre o que lemos. Precisamos de tempo para pensar como podemos incluir os conselhos que nos dá e adaptar as estratégias que nos apresenta às nossas próprias ideias e projetos! 😉

Seth defende que “os grandes marketers da atualidade não se limitam a criar ruído: criam um mundo melhor, resolvem problemas e ajudam as pessoas a alcançarem os seus objetivos”! ✔️

Quem me conhece ou segue o meu trabalho há algum tempo, facilmente diria que tinha sido eu a dizer esta frase! 🙂

Este é um livro que nos mostra que a empatia e a partilha de emoções são os alicerces do marketing verdadeiramente impactante… 🙌 Como também eu defendo, ter um “chão comum” com os nossos consumidores é FUNDAMENTAL. Sem isso, nenhum tipo de marketing fará qualquer sentido e os seus resultados serão, das duas uma, ou quase nulos, ou resultados de curto-prazo. ☹️

“This is Marketing” diz-nos que, para fazermos um bom trabalho, precisamos de conhecer todos os lados da situação. Aliás, a premissa do livro é mesmo “Se queres ser visto, aprende a ver” e isso, para mim, não podia fazer mais sentido! Não conseguiremos atrair consumidores se não soubermos aquilo que eles procuram! 

Chega de manipular, enviar spam e, no final do dia, ficar a pensar “será que é realmente isto que devia estar a fazer? Será que isto vai resultar a longo prazo?” ❌❌ É hora de parar de desperdiçar tempo e dinheiro que não valerá a pena. 😉

Este é o momento de começar a VER para conseguir SER VISTO.

Confesso que já antes de ler este livro me regia por esta máxima, mas é sempre bom ouvir grandes nomes do marketing a dizê-lo! Parece que me dá a confiança de que realmente ando a fazer a coisa certa! 🙂✔️ Por fim, deixo-te apenas um CONSELHO meu: Nunca pares de querer aprender mais e de tentar ver as coisas de uma outra perspetiva!  A empatia é o que nos liga a nós, profissionais de marketing, aos nossos clientes ou potenciais clientes! 😃

O que achas deste mindset? 🙌

Se quiseres obter este excelente livro de Seth Godin, podes fazê-lo aqui. 

Caso já tenhas lido algum dos livros acima, deixa a tua opinião nos comentários abaixo! 😉👇👇

 

#6 – “Marketing 4.0 – Mudança do Tradicional para o Digital” de Philip Kotler

 

Este mês dou-te a conhecer o livro “Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital”, da autoria de Philip Kotler e com a participação de Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan! 

Philip Kotler é um autor norte-americano considerado por muitos como o “Pai” do Marketing, tendo uma influência gigantesca na área! 😃

Este é o mais recente livro da sua coleção, da qual fazem parte “Marketing 1.0”, “Marketing 2.0” e “Marketing 3.0”, que elaboram, basicamente um guia do marketing que é praticado em cada época. “Marketing 4.0” consiste numa atualização da visão dos autores após uma década em que, como todos sabemos, emergiu em força o meio digital, transformando por completo o pensamento e o comportamento dos consumidores. 💡

O livro ajuda-nos a perceber esta complexa paisagem de consumo em mudança, expondo as mudanças tecnológicas a que temos vindo a assistir e a maneira como estas afetam o marketing. 

No “Marketing 1.0”, a preocupação centrava-se no produto e nas vendas; no “Marketing 2.0” tudo muda e o foco passa a ser não o produto, mas as necessidades e desejos dos consumidores; no “Marketing 3.0” nota-se uma orientação para a criação de valor, alterando-se a visão de que um indivíduo é somente um consumidor para uma visão em que este é um ser humano racional e com sentimentos. 🙌 

Na era atual, em que se estabelece o Marketing 4.0, o cenário dos negócios e o próprio mundo apresentam-se como mais sociais, mais inclusivos. 

Segundo Kotler, o Marketing 4.0 refere-se a “uma abordagem de marketing que combina a interação online e offline entre empresas e consumidores”. Esta abordagem combina a máquina ou a inteligência artificial a outras tecnologias para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, aproveita a relação entre humanos para melhorar o processo de interação com o cliente. 🤝

Este é um manual tanto para os mais experientes, que devem ultrapassar-se a si próprios e a tudo aquilo que já aprenderam, como para os mais novos, que são os futuros marketeers e têm de estar preparados para proporcionar às pessoas aquilo que elas querem!

 A vossa abordagem estratégica já se enquadra no Marketing 4.0? 🙂

Podes comprar o livro Marketing 4.0 aqui.

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