Os melhores livros de marketing ? A biblioteca do Marco Gouveia

Procuras recomendações sobre os melhores livros de marketing?

Então, sê bem-vindo à minha biblioteca! Todos os meses, apresento-te um livro que marcou o meu percurso, tanto a nível pessoal, como profissional, e dou-te a minha opinião sobre o mesmo!

 

#1 – “Jab, Jab, Jab, Right Hook” do Gary Vaynerchuck

O primeiro livro que vos apresento não é um livro recente, mas é de um autor que eu admiro profundamente. Quem segue o Gary Vaynerchuck nas redes sociais e acompanha o seu trabalho diário, sabe o quão genial e inspirador é, por isso, não podia deixar de partilhar esta obra! 😄

O livro explora, essencialmente, a técnica  “Jab, Jab, Jab, Right Hook”, característica dos desportos de combate, mas que, aqui, é aplicada ao marketing digital. De que forma é que o Gary associa esta técnica de combate ao marketing? É muito simples e eu explico-te tudo!

No digital, temos de lutar para surgirmos em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, no feed das redes sociais e na mente do nosso consumidor. O marketing é uma batalha diária entre nós e todos os concorrentes que oferecem um produto (bem ou serviço) semelhante ao nosso, na medida em que satisfaz a mesma necessidade. Nas redes sociais, os utilizadores são constantemente bombardeados por anúncios e publicações de milhares de marcas a quererem captar a sua atenção. O cerne do problema está nas marcas que apenas se preocupam em apelar à compra do seu produto, sem antes procurarem oferecer algo de valor ou fomentarem uma relação forte e duradoura com o consumidor! 🙄

O “Jab, Jab, Jab, Right Hook” aplicado ao marketing, na perspetiva Gary Vaynerchuk, poder ser traduzido para “Dar, Dar, Dar, Pedir”. O que significa? Tal como em qualquer relação, não podemos pedir algo, sem antes darmos algo, especialmente, se for a primeira vez que abordamos a pessoa, onde o primeiro momento é fundamental. Porém, o que acontece na maioria dos casos é que teremos de Dar algo várias vezes, para, então, pedirmos algo em troca do consumidor (neste caso, uma compra). 

Segundo a estratégia “Jab, Jab, Jab, Right Hook”, para nos conseguirmos diferenciar face aos nossos concorrentes temos de dar o máximo valor ao cliente, fornecer informações relevantes e oferecer conteúdos úteis. Ao dotar um potencial cliente com o máximo de informação e conhecimento possível,  demonstrarmos estar preocupados em conhecê-lo e, sobretudo, em servi-lo da melhor forma. O objetivo é estabelecer uma relação a longo prazo, focada na lealdade, não na recorrência. Quando os clientes são leais a uma marca, vão dar respostas emocionais,  logo, estarão mais recetivos ao nosso “right hook” quando quisermos, efetivamente, fechar uma compra 😉😉

Na minha ótica a compra é apenas uma pequena parte de todo este processo. Ao acrescentarmos valor, a compra será apenas um passo natural e espontâneo que nem sequer associo a um “pedido”, mas sim a uma gratificação. É algo que recebemos em troca por ajudarmos o outro a alcançar um objetivo, ou a satisfazer uma necessidade. Ninguém começou por comprar os meus cursos, sem antes ter conhecimento do meu trabalho, sem ter lido os conteúdos que produzo. Na verdade, a compra de um curso especializado pode levar dias, ou até meses, a fechar, porque se trata de um serviço e não de um bem tangível. Daí a importância de dotar os clientes com o máximo de conhecimento e oferecer muito conteúdo, são as pistas palpáveis que oferecemos do nosso trabalho. Desde a criação de e-books, artigos, vídeos explicativos ou de newsletters, são inúmeros os exemplos nos quais podemos Dar, antes de pedirmos algo em troca. O segredo para o sucesso duradouro é esse – “less right hooks, more jabs” (pedir menos, dar mais).

Já conhecias este livro? Qual a tua opinião? 😃✍️

Se ainda não o leste, podes comprar este livro do mestre Gary V. aqui!

 

 

#2 – “Permission Marketing” do Seth Godin 

Já que estou numa “onda” de livros clássicos, o segundo livro que vos trago também não é recente, mas é de um dos maiores génios do marketing digital: Seth Godin. Acredito que todos os livros deste autor (e não são poucos) merecem ser lidos! 😉 Este livro já tem alguns anos, mas não deixa de estar bastante atualizado.

O nome Seth Godin é sonante, o autor americano é um dos maiores conhecedor de marketing digital da atualidade. Para quem quer compreender o marketing que esta era (digital) exige, este é um auto obrigatório. Godin escreveu inúmeros livros que chegaram a best-sellers e revolucionaram por completo o mundo do marketing. Marketing de Permissãoé um deles. 😀

Há todo um novo panorama que temos de compreender para andarmos sempre lado a lado com a evolução. Neste livro, o autor guia-nos pela mão, passando pelo impacto da internet e das novas plataformas de comunicação digital nos negócios e, mais em particular, no marketing. 

Antes de mais, é importante salientar que o próprio conceito de “Marketing de Permissão” foi revolucionário, uma vez que, até 1999 (data da publicação), ninguém havia pensado ou explicado este constructo de forma clara. 🙄

Godin defende que as melhores estratégias de marketing são as que têm a capacidade de fazer os consumidores esperar por uma uma mensagem da empresa!

Ao apostarmos numa estratégia marketing demasiado intrusiva e dirigida a um público-alvo demasiado vasto, corremos o risco de incomodar (ou até irritar) os consumidores e prejudicar a imagem que estes detêm da nossa empresa. Este livro concede várias dicas para criarem mensagens que as pessoas queiram realmente receber, tendo em conta os seus interesses e necessidades  

Mas como fazê-lo? 🤨

O foco principal do “permission marketing” é moldar a mensagem da empresa de forma a que seja aceite pelos consumidores. O marketing de permissão consiste na ação de entregar mensagens a um público que realmente as deseja receber, ou seja, com a sua permissão. Assim, não estaremos a incomodar pessoas que não têm interesse na nossa oferta e focamo-nos nas que efetivamente importam: as que são potenciais clientes. 😃

Seth Godin defende que as empresas devem fazer um esforço para alcançar as pessoas que sinalizaram o seu interesse, é com essas que podemos comunicar. Nos dias de hoje, há uma grande obsessão com KPI’s, métricas e alcances, contudo, não nos podemos esquecer que o mais importante é atingir as pessoas certas e não atingir todo o mundo. É com as pessoas certas que vamos procurar desenvolver uma relação de confiança que, por sua vez, aumentará a probabilidade de venda e, mais importante ainda, a lealdade. 🙌

Este livro alerta para a urgência de os profissionais da marketing se focarem em transmitir mensagens com significado para os seus potenciais consumidores; mensagens com história, ideias e emoções. O mote pelo qual o marketing se guiava há alguns anos (persuasão incessante para vender um produto ou serviço) já não resulta; está completamente ultrapassado e é necessário que os profissionais se consciencializem disto. É preciso mais, muito mais, para chegar a quem está do outro lado.

E tu, também te revês nesta forma de pensar? 😃

Queres ler este livro? Podes comprar o livro do Seth Godin aqui.

#3 – “Os Líderes Comem por último” do Simon Sinek

Olá! 🙂 Este mês trago-te um livro um pouco diferente dos anteriores. Não é tão focado no marketing, mas antes na importância que um bom líder tem para um negócio! Intitula-se “Os Líderes Comem Por Último” e é da autoria de Simon Sinek.

Se não conheces o autor, vou falar-te um pouco dele! 👇👇

Simon Sinek é escritor de livros sobre liderança e gestão, alguns deles bestsellers mundiais (como o “Start With Why” que também vos falo no meu blog), orador em palestras internacionais e consultor. Ficou conhecido por popularizar conceitos que foram adotados por profissionais de todo o mundo, como o “círculo dourado” e os “5 porquês”. Curiosidade: é autor da 3ª TEDx mais vista de sempre! 😮 

Neste livro, mostra como o papel do líder é fundamental para os trabalhadores se sentirem valorizados. Na sua visão, esta é a melhor (se não a única) forma de conseguir uma produtividade e desempenho impecável. 👌

“Os Líderes Comem Por Último” conta a história de um gestor de sucesso que foi nomeado CEO de uma empresa em dificuldades. Confronta-nos com uma realidade muito comum: 80% das pessoas não estão satisfeitas com o seu emprego. Mas como dar a volta a essa situação?

Uma vez que não seria possível substituir todos os profissionais descontentes, a proposta de Simon é criar condições que os levem a trabalhar de boa vontade. Isso levará a um aumento da produtividade e, consequentemente, a um maior lucro da empresa. Ao sentirem-se bem no local de trabalho, os trabalhadores unem-se e “vestem a camisola”, focando-se no “inimigo exterior”, ou seja, na concorrência. 🙌

O título do livro foi inspirado numa conversa que o autor teve com um general dos fuzileiros da marinha norte-americana, que lhe disse: “aqui os oficiais comem por último”.

Os fuzileiros jovens comem sempre primeiro, enquanto os oficiais seniores esperam a sua vez no final da fila. Como salienta o autor, os grandes líderes sacrificam o seu próprio bem-estar pelo bem-estar daqueles que estão ao seu cuidado.

Sinek demonstra que o verdadeiro líder é alguém que faz as pessoas sentirem-se seguras e afirma que quando nos sentimos seguros no meio dos nossos semelhantes, temos uma predisposição maior para proteger os interesses coletivos. 🤝

Aquele tipo de liderança autoritária, impositiva e individualista que formava a imagem dos grandes líderes no passado já não funciona.

Hoje, um bom líder é aquele que participa, acompanha, ajuda e dá segurança ao grupo. Não aquele que se limita a ficar no seu gabinete a dar ordens. Um líder vai onde as pessoas estão, entende as dificuldades do trabalho e está disposto a defender os seus trabalhadores em situações difíceis. Assim, forma uma equipa confiante e disposta a dar tudo de si para o sucesso da empresa.

Eu concordo a 100% com este mindset e é isto que tento fazer todos os dias na minha empresa! Os resultados têm sido fantásticos! 😊 E tu, que achas sobre esta maneira de pensar de Simon Sinek?

Podes encontrar o livro do Simon Sinek aqui!

 

 

#4 – “Buy-ology” de Martin Lindstorm

Olá! A minha recomendação de leitura para este mês de janeiro é um livro de 2008, mas que continua bastante atual 😀. Intitula-se Buy-ology – A Ciência do Neuromarketing e é da autoria de Martin Lindstrom, considerado um dos grandes gurus de branding e marketing.

Martin Lindstrom é um profissional de marketing, consultor, orador e investigador com mais de 20 anos de experiência. Já teve como clientes a Disney, a Mercedes-Benz, a McDonald’s, a Kellogg’s, a Microsoft, e muitos mais. 

Foi também um dos investigadores pioneiros do neuromarketing, ciência a que recorre no Buy-ology para desvendar a mente dos consumidores. 🤯

O livro trata de explorar o processo de tomada de decisão dos consumidores. Como funciona a nossa mente? Como funciona a mente dos clientes? Como fazer a nossa marca sobressair ⭐ num mundo com tanta concorrência e constante inovação?

Vivemos perante um overbooking de informação infindável. Nos dias de hoje, somos bombardeados com publicidade sob todas as formas, de vários canais e a uma velocidade incrível. Assim, torna-se difícil percebermos o que realmente marca a diferença na nossa mente e na mente dos consumidores 💡

Não seria possível lembrarmo-nos de toda a informação que nos chega no nosso quotidiano. Assim, a questão à qual devemos prestar extrema atenção para elaborar qualquer estratégia de marketing é: o que determina aquilo que chega ao nosso consciente e o que acaba por ser esquecido no minuto a seguir? 🤔

Entender como funcionam estes processos mentais (de perceção e decisão) é uma grande mais-valia para todos os profissionais de marketing e comunicação! ✔️

A sua síntese diz o seguinte: As estatísticas mentem. Os estudos de mercado mentem. Para saber a verdade acerca do que nos leva a comprar, têm de ir à fonte… ao cérebro do consumidor. Buyology é uma viagem pelo cérebro do consumidor, enriquecido com anedotas e casos reais de reacções – muito inesperadas – a estratégias de marketing”.

Creio que só com esta síntese já ficamos convencidos! 😀

Este é um livro bem organizado, de fácil leitura e que prende o leitor até ao final. O autor refere vários exemplos  e curiosidades que comprovou ao longo da sua extensa experiência profissional! 😜

Por exemplo: sabias que o cheiro é elemento tão poderoso que se verificou que ao espalhar aromas femininos (como baunilha, por exemplo) nas secções de roupa de senhora, fazia as vendas aumentarem para o dobro?  É por esse motivo que as lojas têm sempre um cheiro tão agradável! Também sabias que a McDonald’s lança cheiro a bacon e queijo acabado de fazer no sistema de ventilação? 😮 Estas são apenas duas das muitas curiosidades que podes ler no livro de Martin Lindstorm! 

Já estás convencido em comprar este livro? Espero que sim! 😁 Podes comprar o Buy-ology na Wook!

 

 

#5 – “This is marketing” de Seth Godin

Adivinhem só o autor que vos trago este mês… Pois é, não é nenhuma novidade trazer aqui ao blog livros do nosso querido Seth Godin, ou dicas que eu próprio tenha seguido após a leitura de algum dos seus livros. A propósito, já li quase todos, e nenhum me desiludiu! 🙂

O livro sobre o qual vos falo hoje intitula-se “Isto é Marketing – Se queres ser visto, aprende a ver”. Logo à partida, posso dizer-vos que esta é uma frase na qual me revejo bastante, portanto, claro que me prendeu a atenção! 😉 Seth Godin reúne nesta obra o essencial dos conhecimentos que tem vindo a adquirir ao longo dos últimos 25 anos. De que maneira?

Da maneira mais fidedigna possível: através de casos reais! 😃

O livro recorre a muitos exemplos concretos e embora faça referência (e bem!) a alguns princípios básicos de uma estratégia de marketing, fá-lo de uma forma muito leve, interessante e com uma linguagem super acessível! 🙌

Está bastante atualizado e, como não poderia deixar de ser, faz menção a estratégias na internet e nas redes sociais, uma parte imprescindível do marketing de hoje!

Ainda assim, para quem procura um livro de ferramentas e estratégias infalíveis de marketing, este não é o livro certo, digo já.

Talvez não seja um livro que se “devore”, percebem? Não é um livro que se lê de rompante, porque, para absorver tudo o que ele nos transmite, precisamos realmente de refletir sobre o que lemos. Precisamos de tempo para pensar como podemos incluir os conselhos que nos dá e adaptar as estratégias que nos apresenta às nossas próprias ideias e projetos! 😉

Seth defende que “os grandes marketers da atualidade não se limitam a criar ruído: criam um mundo melhor, resolvem problemas e ajudam as pessoas a alcançarem os seus objetivos”! ✔️

Quem me conhece ou segue o meu trabalho há algum tempo, facilmente diria que tinha sido eu a dizer esta frase! 🙂

Este é um livro que nos mostra que a empatia e a partilha de emoções são os alicerces do marketing verdadeiramente impactante… 🙌 Como também eu defendo, ter um “chão comum” com os nossos consumidores é FUNDAMENTAL. Sem isso, nenhum tipo de marketing fará qualquer sentido e os seus resultados serão, das duas uma, ou quase nulos, ou resultados de curto-prazo. ☹️

“This is Marketing” diz-nos que, para fazermos um bom trabalho, precisamos de conhecer todos os lados da situação. Aliás, a premissa do livro é mesmo “Se queres ser visto, aprende a ver” e isso, para mim, não podia fazer mais sentido! Não conseguiremos atrair consumidores se não soubermos aquilo que eles procuram! 

Chega de manipular, enviar spam e, no final do dia, ficar a pensar “será que é realmente isto que devia estar a fazer? Será que isto vai resultar a longo prazo?” ❌❌ É hora de parar de desperdiçar tempo e dinheiro que não valerá a pena. 😉

Este é o momento de começar a VER para conseguir SER VISTO.

Confesso que já antes de ler este livro me regia por esta máxima, mas é sempre bom ouvir grandes nomes do marketing a dizê-lo! Parece que me dá a confiança de que realmente ando a fazer a coisa certa! 🙂✔️ Por fim, deixo-te apenas um CONSELHO meu: Nunca pares de querer aprender mais e de tentar ver as coisas de uma outra perspetiva!  A empatia é o que nos liga a nós, profissionais de marketing, aos nossos clientes ou potenciais clientes! 😃

O que achas deste mindset? 🙌

Se quiseres obter este excelente livro de Seth Godin, podes fazê-lo aqui. 

Caso já tenhas lido algum dos livros acima, deixa a tua opinião nos comentários abaixo! 😉👇👇

 

 

#6 – “Marketing 4.0 – Mudança do Tradicional para o Digital” de Philip Kotler

Este mês dou-te a conhecer o livro “Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital”, da autoria de Philip Kotler e com a participação de Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan! 

Philip Kotler é um autor norte-americano considerado por muitos como o “Pai” do Marketing, tendo uma influência gigantesca na área! 😃

Este é o mais recente livro da sua coleção, da qual fazem parte “Marketing 1.0”, “Marketing 2.0” e “Marketing 3.0”, que elaboram, basicamente um guia do marketing que é praticado em cada época. “Marketing 4.0” consiste numa atualização da visão dos autores após uma década em que, como todos sabemos, emergiu em força o meio digital, transformando por completo o pensamento e o comportamento dos consumidores. 💡

O livro ajuda-nos a perceber esta complexa paisagem de consumo em mudança, expondo as mudanças tecnológicas a que temos vindo a assistir e a maneira como estas afetam o marketing. 

No “Marketing 1.0”, a preocupação centrava-se no produto e nas vendas; no “Marketing 2.0” tudo muda e o foco passa a ser não o produto, mas as necessidades e desejos dos consumidores; no “Marketing 3.0” nota-se uma orientação para a criação de valor, alterando-se a visão de que um indivíduo é somente um consumidor para uma visão em que este é um ser humano racional e com sentimentos. 🙌 

Na era atual, em que se estabelece o Marketing 4.0, o cenário dos negócios e o próprio mundo apresentam-se como mais sociais, mais inclusivos. 

Segundo Kotler, o Marketing 4.0 refere-se a “uma abordagem de marketing que combina a interação online e offline entre empresas e consumidores”. Esta abordagem combina a máquina ou a inteligência artificial a outras tecnologias para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, aproveita a relação entre humanos para melhorar o processo de interação com o cliente. 🤝

Este é um manual tanto para os mais experientes, que devem ultrapassar-se a si próprios e a tudo aquilo que já aprenderam, como para os mais novos, que são os futuros marketeers e têm de estar preparados para proporcionar às pessoas aquilo que elas querem!

 A vossa abordagem estratégica já se enquadra no Marketing 4.0? 🙂

Podes comprar o livro Marketing 4.0 aqui.

 

 

#7 – “As Armas da Persuasão” de Robert B. Cialdini

Olá! 🙂 Neste mês de maio trago um livro com um tema um pouco diferente do que vos tenho mostrado, mais focado na arte da persuasão e na sua importância no nosso dia-a-dia. Quis partilhar esta leitura convosco porque este é um manual que pode ser uma mais valia para terem uma vantagem competitiva.

O livro que vos quero dar a conhecer é da autoria de Robert B. Cialdini, especialista americano na área da persuasão e negociação. Este livro intitula-se “As Armas da Persuasão” e é útil para aqueles que vendem e também para aqueles que não querem comprar. 😉

Não conheces o autor? Vamos então falar um pouco sobre ele! 👇

Robert B. Cialdini é atualmente professor de Psicologia e Marketing na Universidade do Arizona, e autor de vários livros, sendo este o mais conhecido da sua carreira. É também presidente da empresa Influence At Work, que faz consultoria e formação na área da aplicação ética, no mundo dos negócios e ainda da ciência da influência.

O motivo que o levou a escrever este livro, foi o facto de considerar que era facilmente influenciado por vendedores, ou melhor, considerava-se uma “presa” fácil, e por isso decidiu estudar a persuasão! Curioso, não é? 🤔

E assim surgiu a sua obra, passados uns longos 35 anos de muita pesquisa! 😮 O seu objetivo era estudar quais os fatores que levam a pessoa a aceitar comprar determinadas coisas, e as técnicas utilizadas pelos vendedores, para conseguirem vender. Começou por isso a estudar de perto as técnicas e estratégias mais eficazes usadas pelos profissionais. Assim, Cialdini criou uma obra acessível e muito informativa, juntando testemunhos de várias pessoas, dados científicos de pesquisas e ainda experiências da sua vida pessoal. Este é por isso, o livro ideal para quem quer saber mais acerca de como influenciar as pessoas, mas também, para quem quer defender-se da persuasão dos vendedores. 😄

Segundo o autor, existem seis princípios básicos de persuasão que devem ser considerados: afinidade, autoridade, compromisso e coerência, escassez, aprovação social e reciprocidade. Estes princípios são essenciais para compreender as pessoas e sobretudo, para as saber influenciar, de uma forma natural. ✔️

Atualmente, para qualquer profissional de sucesso, a habilidade de saber persuadir é importante, seja qual for a área em que trabalha. É por isso que considero esta obra tão interessante e uma mais valia para desenvolver esta aptidão e conseguir bons resultados, alcançado sucesso a nível pessoal e também profissional

Recomendo esta leitura a todos, para os mais curiosos e até para quem pretende melhorar as suas técnicas de venda e interação com os clientes! 🙌

E tu, qual a opinião que tens acerca da arte da persuasão? Deixa-nos a tua opinião acerca deste tema!

 

 

#8 – “Where Good Ideas Come From” de de Steve Johnson

Olá! Neste mês quente de junho quero falar-vos de um livro muito interessante e que vos vai deixar a pensar… 💭

Intitula-se “Where Good Ideas Come From” e é do escritor Steve Johnson. Este livro é espantoso, porque explora alguns dos segredos da inspiração para chegar a boas ideias! 💡

Todos nós queremos ter ideias melhores, mais criativas e queremos ser mais inovadores! Sabes de onde vêm as boas ideias, aquelas ideias mesmo geniais? E como é possível ter ideias que se destaquem num mundo que já tem tantas ideias inovadoras? É isso que o autor nos explica ao longo desta obra!

Steve Johnson é formado em Semiótica e Literatura Inglesa e tem vários livros já publicados sobre ciência, tecnologia e algumas das suas experiências pessoais. Tem-se destacado por ser um dos maiores estudiosos da tecnologia digital! 

Nos seus livros, Steve Johnson mostra estudos de casos reais e até mesmo experiências pessoais, sem mostrar grandes conclusões com o intuito de nos fazer pensar e para nós fazermos as nossas próprias reflexões 🤔

Ao contrário do que por vezes pensamos, as boas ideias são “palpites lentos” que levam algum tempo a evoluir. Não se tratam de momentos de grande perspicácia ou de inspiração individual. São um conjunto de repertórios que acumulamos durante muito tempo, tornam-se finalmente úteis, muitas vezes, só meses ou anos depois…

… E é assim que o livro “Where Good Ideas Come From” funciona! O autor apresenta alguns casos como a Teoria de Evolução de Darwin e a Criação do Youtube, demonstrando que, no seu ponto de vista, estas criações não surgiram através de um insight repentino, mas por meio de uma longa pesquisa. 📚

Além disso, Steve Johnson defende que o meio onde estamos inseridos é quase tão importante como a ideia, isto é, o meio pode, efetivamente, ditar os caminhos que uma boa ideia vai seguir, sendo um factor muito importante na criatividade! Um ponto de vista muito interessante, não achas? 🏠

O escritor também defende que existem sete etapas para a explorar o nosso pensamento criativo e fazer evoluir a nossa forma de pensar e agir. Essas etapas são: o possível adjacente, redes líquidas, intuição lenta, serendipidade, erro, exaptação e plataforma!

Com este livro, é possível concluir que todos podemos ser inovadores, mas é preciso cultivar e amadurecer o conhecimento para conseguir chegar à fase da inovação! 

Esta é uma leitura que recomendo a todos para expandir a visão acerca do pensamento, produtividade e, sobretudo, as ideias! 👍

E tu, de onde achas que vêm as boas ideias? 😉💡

Queres saber mais acerca deste livro? Podes adquiri-lo aqui 👈

 

#9 – “Ser Digital: Como Criar uma Presença Online Marcante” de Sandra Alvarez e Carolina Afonso

👉 Este mês recebi uma oferta MEGA especial que gostava de partilhar contigo: o livro “Ser Digital: Como Criar uma Presença Online Marcante” escrito pela Carolina Afonso e pela Sandra Alvarez, um livro que explora a transformação digital que tem ocorrido nos últimos anos. ⚡

A minha missão, assim como da minha equipa, sempre foi ajudar através do digital. Esta missão tem um peso cada vez mais importante, porque são imensas as empresa que sentiram necessidade de migrar para o digital, e adaptaram completamente a sua comunicação 👨‍💻

Mas é importante referir que ser digital não significa “desumanizar”, mas pelo contrário, criar uma relação mais próxima com quem está do outro lado, tendo em conta valores como a credibilidade e autenticidade.

“O que não registamos nem partilhamos não existe.” 🤔 Esta é uma frase presente no prefácio do livro, que ao iniciar a leitura faz-nos desde logo pensar: será que devemos partilhar tudo, será que esta informação é útil para quem me segue? 

É esse o principal tema nesta obra: o impacto do digital na vida de cada um de nós. Quantos de nós não acordamos, e uma das primeira coisa que fazemos é pegar no telemóvel e ir às redes sociais ver as últimas novidades? 📲 Este é um hábito cada vez mais recorrente, porque estamos cada vez mais dependentes do digital, seja por razões pessoais ou até mesmo profissionais. 

📌 No entanto, nem tudo é mau no digital, a verdade é que são inúmeras as possibilidades neste universo, e é preciso ter uma “voz” no digital.

Mas porque é que devemos ter uma “voz” neste universo que cresce dia após dia? Segundo as autoras, o digital é a plataforma que funciona como canal direto de comunicação com pessoas, entidades e marcas. 

Foi através deste mindset que surgiu a necessidade de refletir acerca deste assunto, e nasceu esta obra que debate acerca da transformação digital e ainda, aconselha quais as melhores práticas para desenvolver uma identidade visual, partilhando casos de sucesso. ✅

Ao longo de cada um dos capítulos, temos o testemunho de personalidades, que partilham as suas experiências e estratégias. 👥 Alguns dos convidados são: Carlos Coelho (Especialista em Marcas), Bernardo Correia (Country Manager da Google em Portugal), Cristina Amaro (Diretora do Imagens de Marca) entre muitos outros.

As autoras também tem uma percurso notável na área de marketing: a Carolina Afonso é doutorada em Marketing e profissional na área das tecnologias de informação há mais de 15 anos. Atualmente é diretora de marketing da Konica Minolta Portugal. Já a Sandra Alvarez é mestre em marketing e já trabalhou em áreas de marketing, comunicação, comercial, publicidade e media. Já conta com mais de 20 anos de experiência e atualmente é diretora-geral da PHD Media, pertencente ao Omnicom Media Group.

➡️ Este livro é um livro que funciona como um manual do digital: por um lado permite-nos perceber como melhorar a nossa pegada digital e a nossa identidade e por outro lado, refletir acerca do mundo digital e da transformação que está a acontecer. 🙌

Confesso que este foi um livro que me surpreendeu imenso, pela POSITIVA! E tu, ficaste com vontade de adquirir este livro? Podes comprar o livro “Ser Digital: Como Criar uma Presença Online Marcante” aqui 💥

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