Os melhores livros de marketing ? A biblioteca do Marco Gouveia

Procuras recomendações sobre os melhores livros de marketing?

Então, sê bem-vindo à minha biblioteca! Todos os meses, apresento-te um livro que marcou o meu percurso, tanto a nível pessoal, como profissional, e dou-te a minha opinião sobre o mesmo!

 

#1 – “Jab, Jab, Jab, Right Hook” do Gary Vaynerchuck

O primeiro livro que te apresento não é um livro recente, mas é de um autor que eu admiro profundamente. Quem segue o Gary Vaynerchuck nas redes sociais e acompanha o seu trabalho diário, sabe o quão genial e inspirador é, por isso, não podia deixar de partilhar esta obra! 😄

O livro explora, essencialmente, a técnica  “Jab, Jab, Jab, Right Hook”, característica dos desportos de combate, mas que, aqui, é aplicada ao marketing digital. De que forma é que o Gary associa esta técnica de combate ao marketing? É muito simples e eu explico-te tudo!

No digital, temos de lutar para surgirmos em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, no feed das redes sociais e na mente do nosso consumidor. O marketing é uma batalha diária entre nós e todos os concorrentes que oferecem um produto (bem ou serviço) semelhante ao nosso, na medida em que satisfaz a mesma necessidade. Nas redes sociais, os utilizadores são constantemente bombardeados por anúncios e publicações de milhares de marcas a quererem captar a sua atenção. O cerne do problema está nas marcas que apenas se preocupam em apelar à compra do seu produto, sem antes procurarem oferecer algo de valor ou fomentarem uma relação forte e duradoura com o consumidor! 🙄

O “Jab, Jab, Jab, Right Hook” aplicado ao marketing, na perspetiva Gary Vaynerchuk, poder ser traduzido para “Dar, Dar, Dar, Pedir”. O que significa? Tal como em qualquer relação, não podemos pedir algo, sem antes darmos algo, especialmente, se for a primeira vez que abordamos a pessoa, onde o primeiro momento é fundamental. Porém, o que acontece na maioria dos casos é que teremos de Dar algo várias vezes, para, então, pedirmos algo em troca do consumidor (neste caso, uma compra). 

Segundo a estratégia “Jab, Jab, Jab, Right Hook”, para nos conseguirmos diferenciar face aos nossos concorrentes temos de dar o máximo valor ao cliente, fornecer informações relevantes e oferecer conteúdos úteis. Ao dotar um potencial cliente com o máximo de informação e conhecimento possível,  demonstrarmos estar preocupados em conhecê-lo e, sobretudo, em servi-lo da melhor forma. O objetivo é estabelecer uma relação a longo prazo, focada na lealdade, não na recorrência. Quando os clientes são leais a uma marca, vão dar respostas emocionais,  logo, estarão mais recetivos ao nosso “right hook” quando quisermos, efetivamente, fechar uma compra 😉😉

Na minha ótica a compra é apenas uma pequena parte de todo este processo. Ao acrescentarmos valor, a compra será apenas um passo natural e espontâneo, que nem sequer associo a um “pedido”, mas sim a uma gratificação. É algo que recebemos em troca por ajudarmos o outro a alcançar um objetivo, ou a satisfazer uma necessidade. Ninguém começou por comprar os meus cursos, sem antes ter conhecimento do meu trabalho, sem ter lido os conteúdos que produzo. Na verdade, a compra de um curso especializado pode levar dias, ou até meses, a fechar, porque se trata de um serviço e não de um bem tangível. Daí a importância de dotar os clientes com o máximo de conhecimento e oferecer muito conteúdo, são as pistas palpáveis que oferecemos do nosso trabalho. Desde a criação de e-books, artigos, vídeos explicativos ou de newsletters, são inúmeros os exemplos nos quais podemos Dar, antes de pedirmos algo em troca. O segredo para o sucesso duradouro é esse – “less right hooks, more jabs” (pedir menos, dar mais). 

Já conhecias este livro? Qual a tua opinião? 😃✍️

Se ainda não o leste, podes comprar este livro do mestre Gary V. aqui!

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