O que ler estas férias?

🏖 Estás de férias e queres pôr a leitura em dia? Não sabes que livro escolher para te acompanhar durante as tardes solarengas de agosto? 🏖 😎

Estás com sorte! Esta semana, e nas próximas, trago-te sugestões de leitura para te entreteres estas férias e que certamente te enriquecerão em simultâneo!

Summer Reads ‘19 – Sugestão #4 (The Subtle Art of Not Giving a F*ck, de Mark Manson)

É difícil não ficar curioso ao ler o título deste livro, de tão invulgar e inequívoco que é! Claramente que consegue prender a nossa atenção… 🙂

Este livro mexe connosco por ser tão direto e desconcertante, levando-nos a refletir sobre as nossas atitudes e o nosso “autoconhecimento”. Embora se enquadre na categoria de livros de “autoajuda” e “desenvolvimento pessoal”, este é um livro muito diferente dos já escritos, porque o autor, Mark Manson, apresenta uma visão única de como enfrentar o mundo, com base nas suas experiências pessoais e com uma postura muito peculiar.

Este é o tal livro que, ou se adora, ou se odeia. Muitas das críticas que recebe incidem sobre o facto de as teorias expostas não estarem fundamentadas cientificamente, uma vez que partem de conclusões empíricas. Porém, os que adoram o livro revelam ter ficado surpreendidos pela forma como revolucionou a sua perspetiva de vida. Eu faço deste segundo grupo 😉!

O autor afirma que “não somos assim tão especiais, nem diferentes uns dos outros”, da mesma maneira que as nossas dores e problemas também não o são.  Defende que é importante enfrentarmos as nossas dores e os nossos problemas e, sobretudo, compreendermos o seu porquê. Em certos momentos, o livro torna-se mesmo provocador ao criticar e ironizar algumas das nossas vulnerabilidades e pensamentos mais comuns. 

Embora o livro transmita a mensagem de que “não nos devemos importar com nada”, na verdade, a mensagem que o autor pretende transmitir é a de que devemos saber selecionar os problemas sobre quais vale a pena dedicarmos o nosso tempo. Devemos ignorar assuntos menores, que contrariem as nossas escolhas e que exijam mais de nós mais do que realmente é necessário.

Apesar deste ser um livro de autoajuda e desenvolvimento pessoal (como mencionei anteriormente) é fácil aplicar os seus ensinamentos ao marketing digital. Numa área tão vasta e em constante evolução como o digital, acreditem que os problemas são frequentes e os erros são comuns, mas são esses erros e problemas que nos permitem evoluir, enquanto profissionais e ser humanos.

Este livro vem simplificar alguns dramas, problemas, erros, medos e angústias que desenvolvemos ao longo do tempo, ensina-nos a enfrentá-los e, especialmente, a tirar proveito dos mesmos, pelas lições de vida que nos acrescentam. 

A mensagem principal não é a de que devemos deixar de nos importar totalmente, mas sim, a de que temos que ser seletivos com aquilo que nos importamos, ou seja, escolher as nossas “batalhas” de forma inteligente!

Alguma vez leste este livro? Qual a tua opinião? 😃✍️

Se ainda não o leste,  podes comprar este livro do Mark Manson aqui 😃!

Summer Reads ‘19 – Sugestão #3 (REWORK, de  Jason Fried e David Heinemeier Hansson)

Chegámos à minha terceira sugestão de leitura, neste verão tímido de 2019!

E porque vos quero motivar ao máximo para alcançarem os vossos objetivos da melhor forma possível, trago-vos, hoje, um livro que adorei ler e que vejo como deveras valioso, principalmente para quem, como eu, é empreendedor: Rework, de Jason Fried & David Heinemeier Hansson.

Se já te aventuraste em leituras de âmbito empresarial, sabes bem que muitos livros de negócios acabam por cair no cliché dos conselhos para quem quer criar e desenvolver o seu próprio negócio.  Um dos motivos pelos quais desfrutei tanto deste livro foi, precisamente, o facto de se demarcar de todos os outros, assumindo uma postura de praticidade e uma ausência de filtros que vejo como muito útil a todos os que queiram realmente colocar “mãos à obra” (desde detentores de pequenos negócios a artistas que procurem estratégias que lhes permitam viverem de uma forma sustentada e mais tranquila).

De facto, a controvérsia é traço profundamente caracterizador de Rework. Fried e Hansson surpreendem, ao afirmarem que a maioria das empresas está, na verdade, a fazer tudo mal! A sua ausência de pudores por parte dos autores é clara quando declaram que a eficácia da elaboração de planos de negócios é, no mínimo, questionável, que basearmos as nossas ações nos comportamentos da concorrência é, no fim de contas, um erro, que gerir corretamente um negócio não requer, obrigatoriamente, investimentos externos, e que workaholics são colaboradores a evitar nos negócios!

Por outro lado, é-nos proposta uma filosofia de gestão disruptiva no que concerne aos dogmas a que nos acostumámos, à medida que somos, igualmente, confrontados com a ideia de que, na maioria das vezes, conformamo-nos com a invenção de meras desculpas que justifiquem a nossa inação, a não-concretização do que, à partida, pretendemos.

Desta forma, os criadores da Basecamp – uma plataforma online de gestão de fluxo de trabalho para empresas – aglomeram o conhecimento que foram aprendeendendo ao longo do tempo, concedendo-nos dicas (com um toque provocatório que nos desafia constantemente) sobre como aumentar a nossa produtividade, conseguir projeção para o nosso negócio com um orçamento limitado, entre outras.

Assim, se procuras um livro que te alargue os horizontes, relativamente àquilo que é gerir um negócio, com uma linguagem fácil e direta, lê Rework. Uma coisa posso garantir: não lhe vais ficar indiferente…

Gostavas de ler este livro? Caso pretendas,  podes ler mais sobre o Rework aqui !

Summer Reads ‘19 – Sugestão #2 (MARKETING DIGITAL PARA EMPRESAS)

Como segunda sugestão de leitura, este verão, dou-te a conhecer o livro Marketing Digital para Empresas, do qual sou coautor, em conjunto com outros 5 especialistas das mais diversas áreas do Marketing Digital em Portugal. 😃

Bem sei que posso parecer suspeito, por ter sido um dos seus autores, mas este é, genuinamente, aquele que considero ser o livro mais completo sobre Marketing Digital em Portugal. 💪🔝🔝

É evidente que as sociedades se estão a transformar a um ritmo alucinante, atualmente, e que, para serem bem-sucedidas, as empresas precisam de se adaptar e preparar para este mundo que já não deve, a meu ver, ser pensado apenas como sendo o futuro: o Digital já se instalou, e temos de agir já!

A verdade é que sou um otimista por natureza, e o digital, para mim, representa, acima de tudo, toda uma esfera de novas oportunidades, comparativamente com a realidade empresarial que outrora vivemos. Porém, isso não significa que não tenha os seus desafios…

(E que bom que é sermos desafiados! :D)

Foi a pensar nisso e em todo o potencial que Portugal possui, no que concerne ao Digital, que me juntei a 5 excelentes profissionais da área do Marketing Digital, nesta missão de te transmitir tudo o que consideramos ser fundamental para tirares o máximo proveito de tudo o que este novo mundo nos possibilita!

Quisemos apresentar-te uma abordagem o mais completa possível, com foco em 3 áreas fulcrais: o investimento em skills digitais, as plataformas de e-commerce e a internacionalização do negócio. Estas são exploradas em seis capítulos, de temas distintos mas complementares e assinados pelo autor respetivo:

– Website e landing pages (Frederico Carvalho)

Este capítulo explora que ferramentas deverás utilizar, se o teu objetivo é otimizar o teu website;

– SEO (Paulo Faustino)

O SEO (Search Engine Optimization) surge como algo essencial na obtenção de visibilidade nos motores de pesquisa, com base nas palavras mais relevantes para o negócio em causa, de forma orgânica.

– Google Ads (Marco Gouveia :D)

Complementar do capítulo anterior, este explica como funciona o Google Ads e como usufruir, da melhor forma, desta ferramenta, no sentido de tornares o teu negócio mais rentável, através do Digital.

– Redes Sociais (Virgínia Coutinho)

Neste capítulo, tens acesso a dicas para explorares devidamente as redes sociais, tanto a nível orgânico como através dos vários tipos de anúncios que estas plataformas disponibilizam.

– E-mail Marketing (André Novais de Paula)

O e-mail continua a ser uma ferramenta muito importante para as empresas, mas necessita de ser devidamente estudada, no que respeita, nomeadamente, à captação e tratamento de dados, bem como à abordagem que deverás ter.

 Medição e performance (Analytics e Medição de Resultados) (André Zeferino)

Aqui, descobrirás como medir o retorno de todos os investimentos e decisões tomadas, para saber como agir eficazmente, no futuro.

Por todos estes motivos e tantos outros que encontrarás ao folhear este livro, considero-o o guia fundamental para qualquer empresa que deseje disparar as suas vendas online, implementar ou melhorar uma estratégia de Marketing Digital!

A melhor parte? Podes adquiri-lo aqui mesmo, clicando neste link 👉 Livro Marketing Digital Empresas

Summer Reads ‘19 – Sugestão #1 (START WITH WHY, de Simon Sinek)

Este livro explora o erro comum que as pessoas e empresas cometem ao começarem por demonstrar “o que fazem” e “como o fazem” ao invés de começarem pelo seu “porquê”.

O que diferencia as empresas normais das extraordinárias não é uma característica única de um dos seus produtos, nem a sua funcionalidade, é sim a razão pela qual o fazem, ou seja, o seu “porquê”. Os “quês” são as provas palpáveis; os “porquês” são crenças e paixões que movem a empresa, a marca, os produtos e as pessoas e que, verdadeiramente, as diferenciam e inspiram a lealdade dos colaboradores e consumidores.

A lealdade é algo muito diferente da recorrência. O autor explica estes conceitos ao traçar a dicotomia entre a “manipulação” e a “inspiração”. As empresas recorrem à manipulação – todas as formas desenfreadas de vendas e marketing para “justificar” o valor de uma oferta –  quando não têm uma noção clara da razão pela qual os seus clientes são, de facto, seus clientes. A manipulação pode surgir sob várias formas:

– Redução súbita de preços: é a manipulação mais eficaz e, embora algumas empresas se revelem relutantes a entrar neste “jogo dos preços”, é comum baixarem os seus preços quando são confrontadas com uma grande oportunidade de negócio.

– Promoções: funcionam bem no curto prazo, porém, se forem demasiado recorrentes, podem ser muito prejudiciais, porque o consumidor fica habituado a comprar um produto, somente quando está em promoção.

– Medo: muito comum quando pensamos em mensagens publicitárias sobre deixar de fumar.

– Aspiração: o exemplo badalado dos “6 exercícios fáceis para perder peso”. Esta mensagem pode motivar uma pessoa a inscrever-se no ginásio, mas tal não significa que vá todos os dias, para isso é preciso haver inspiração.

– Pressões dos pares: tendencialmente percecionamos os produtos que os especialistas, celebridades e nossos amigos utilizam como sendo “de qualidade”.

– Novidade: muitas vezes apelidada de inovação, mas que na realidade, não é muito “inovadora”. Os produtos “inovadores” que muitas empresas lançam mensalmente, na realidade, são apenas edições muito semelhantes às anteriores, mas com uma ligeira variação.

Depois de apresentar esta lista, quantas vezes é que consideras já ter sido “manipulado”? Não te censures! Simon Sinek explica que as manipulações, efetivamente, funcionam. As manipulações geram transacções e podem incentivar a recorrência de um cliente, porém são facilmente copiadas pelos nossos concorrentes. Atingir a lealdade requer muito mais do que transacções repetidas, requer INSPIRAÇÃO.

E para inspirar é necessário descobrirmos o nosso PORQUÊ, o motivo pelo qual começámos a “fazer aquilo que fazemos” e o que podemos fazer para revitalizar a nossa causa. Um sentido claro do porquê, dá às pessoas um motivo em que acreditar , uma crença que as define. “Os consumidores leais não compram o que uma empresa faz, mas sim o PORQUÊ de a fazer”. 

“A todos aqueles que procuram criar um sucesso duradouro e que acreditam que o seu sucesso requer a ajuda de outros, lanço-lhes um desafio: a partir de agora comecem pelo porquê”!

Já conhecias este livro? Também começas pelo “porquê”?

Aqui podes comprar o livro “Star With Why” 😃

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