O que ler estas férias?

F√©rias s√£o a altura perfeita para p√īr leituras em dia. Se procuras inspira√ß√£o ou n√£o sabes que livro escolher para te acompanhar durante as tardes solarengas de agosto, est√°s com sorte:

Decidi aglomerar alguns dos meus livros preferidos – sendo uns leituras mais recentes do que outras – enquanto sugest√Ķes de leitura para te entreteres durante as f√©rias e que certamente te enriquecer√£o imenso!

 

How to Win Friends and Influence People, de Dale Carnegie

Quando a ideia de criarmos a Influenza surgiu, n√£o pude deixar de revisitar este cl√°ssico, que tenho mantido na estante h√° tantos anos…

Dale Breckenridge Carnegie foi um escritor americano que desenvolveu, igualmente, muitos cursos famosos de desenvolvimento pessoal, vendas, forma√ß√£o corporativa, public speaking e rela√ß√Ķes interpessoais.¬†

Considero sempre interessante saber um pouco da hist√≥ria dos autores, pelo que me aventurei na pesquisa, acabando por descobrir que Carnegie nasceu numa fazenda pobre, no Missouri. √Č fascinante como acabou por ser autor de v√°rios bestsellers, incluindo este livro (com mais de 15 milh√Ķes de c√≥pias vendidas) – logo, acredito que saiba do que fala, no que diz respeito a desenvolvimento pessoal…

How to Win Friends and Influence People foi publicado pela 1.¬™ vez em 1936, mas continua muito popular at√© aos dias de hoje. Como o t√≠tulo anuncia, o livro aborda a arte de fazer amigos e de influenciar pessoas, fornecendo dicas e conselhos √ļteis para melhorar a capacidade de cada um de n√≥s para se fazer ouvir e de fazer com que os outros gostem de nos ouvir.¬†

 

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Diz-se que este √© um dos ‚Äúcl√°ssicos‚ÄĚ da literatura motivacional, mas, para mim, √© muito mais do que isso. N√£o se fica apenas pelas mensagens corriqueiras que a maioria dos livros deste g√©nero apresenta: a cada cap√≠tulo, faz-nos refletir sobre posturas alternativas que podemos tomar para resolver conflitos relacionais.

Aquando da leitura deste livro, rapidamente percebi que tinha muitas ideias em comum com o autor. In√ļmeras vezes, as pessoas fazem uma associa√ß√£o r√≠gida entre o sucesso e os estudos ou conhecimentos profissionais. Partilho da mesma opini√£o que Carnegie, quando diz que o mundo pertence, antes, a quem consegue expressar as suas ideias, assumir a lideran√ßa e motivar os outros. ūüí™

J√° na altura, Dale Carnegie defendia que a chave para o sucesso profissional eram as rela√ß√Ķes interpessoais. Quem me conhece sabe que eu n√£o podia estar mais de acordo (n√£o sei por que raz√£o as empresas e os ‚Äúchefes‚ÄĚ demoram tanto a entend√™-lo‚Ķ).

Em How to Win Friends and Influence People, o autor d√° 3 t√©cnicas fundamentais para lidar com pessoas. prop√Ķe 6 formas de fazer com que os outros gostem de n√≥s, 12 maneiras para os convencer e 9 para liderar.

S√≥ por estas enumera√ß√Ķes, √© percet√≠vel que se trata de um livro muito pr√°tico e organizado. Para uma melhor compreens√£o, apresenta v√°rios exemplos de situa√ß√Ķes em que a nossa atitude pode ser melhorada. Al√©m disso, ap√≥s cada cap√≠tulo, faz uma breve s√≠ntese dos comportamentos que devemos tomar quando expostos √† situa√ß√£o explorada. √Č realmente TOP, pelo que aconselho vivamente!¬†

Podes encontrar o livro How to Win Friends and Influence People aqui.

 

The Subtle Art of Not Giving a F*ck, de Mark Manson

√Č dif√≠cil n√£o ficar curioso ao ler o t√≠tulo deste livro, de t√£o invulgar e inequ√≠voco que √©… Se n√£o viveste debaixo de uma pedra nos √ļltimos tempos, j√° ter√°s ouvido falar dele v√°rias vezes…

The Subtle Art of Not Giving a F*ck, de Mark Manson, √© um livro que mexe connosco por ser t√£o direto e desconcertante, fazendo-nos refletir sobre as nossas atitudes e o nosso autoconhecimento. Embora se enquadre na categoria de livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal, este √© um livro muito diferente dos j√° escritos, pois o autor – Mark Manson – apresenta uma vis√£o √ļnica de como enfrentar o mundo, com base nas suas experi√™ncias pessoais e com uma postura muito peculiar.

Este √© um daqueles livros que ou se adora, ou se odeia. Muitas das cr√≠ticas que recebe prendem-se com o facto de as teorias expostas n√£o estarem fundamentadas cientificamente, uma vez que partem de conclus√Ķes emp√≠ricas. Por√©m, os que adoram o livro revelam ter ficado surpreendidos pela forma como revolucionou a sua perspetiva de vida. Eu c√° fa√ßo parte deste segundo grupo!

O autor afirma que ‚Äún√£o somos assim t√£o especiais, nem diferentes uns dos outros‚ÄĚ, da mesma maneira que as nossas dores e problemas tamb√©m n√£o o s√£o.¬† Defende que √© importante enfrentarmos as nossas dores e os nossos problemas e, sobretudo, compreendermos o seu porqu√™. Em certos momentos, o livro torna-se mesmo provocador ao criticar e ironizar algumas das nossas vulnerabilidades e pensamentos mais comuns.

Embora o livro transmita a mensagem de que “n√£o nos devemos importar com nada”, na verdade, o que o autor pretende transmitir √© a import√Ęncia de se saber selecionar os problemas aos quais vale a pena dedicarmos o nosso tempo. S√£o, assim, dispens√°veis as horas de preocupa√ß√£o e sobressalto quanto a assuntos menores que, por algum motivo, n√£o v√£o ao encontro da nossa vontade ou nos incomodem por n√£o coincidirem com o nosso ponto de vista.

Como mencionei anteriormente, este é um livro de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Não obstante, é bastante fácil aplicar os seus ensinamentos ao marketing digital. Numa área tão vasta e em constante evolução como o digital, acreditem: os problemas são frequentes e os erros são comuns, mas são esses erros e problemas que nos permitem evoluir, enquanto profissionais e ser humanos!

The Subtle Art of Not Giving a F*ck vem simplificar alguns dramas, problemas, erros, medos e ang√ļstias que desenvolvemos ao longo do tempo, ensina-nos a enfrent√°-los e, especialmente, a tirar proveito dos mesmos, pelas li√ß√Ķes de vida que nos acrescentam.

A mensagem principal que retiro dele n√£o √© a de que devemos deixar de nos importar com tudo, mas sim, a de que s√≥ beneficiamos ao sermos seletivos com aquilo que nos importamos, ou seja, escolhendo as nossas ‚Äúbatalhas‚ÄĚ de forma inteligente!

Se a curiosidade de saber em que lado do espectro te encontras (do dos que adoram ou dos que odeiam o livro), podes encontr√°-lo e saber mais sobre The Subtle Art of Not Giving a F*ck aqui.

 

Rework, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Quero motivar-te ao máximo para alcançares os vossos objetivos da melhor forma possível. Por isso, incluo nesta lista um livro que adorei ler e que vejo como deveras valioso, principalmente para quem, como eu, é empreendedor: Rework, de Jason Fried & David Heinemeier Hansson.

Se j√° te aventuraste em leituras de √Ęmbito empresarial, sabes bem que muitos livros de neg√≥cios acabam por cair nos conselhos clich√©, para quem quer criar e desenvolver o seu pr√≥prio neg√≥cio…

Um dos motivos pelos quais desfrutei tanto deste livro foi, precisamente, o facto de se demarcar de todos os outros, assumindo uma postura de praticidade e uma aus√™ncia de filtros que vejo como muito √ļtil a todos os que queiram realmente colocar ‚Äúm√£os √† obra‚ÄĚ (desde detentores de pequenos neg√≥cios a artistas que procurem estrat√©gias que lhes permitam viverem de uma forma sustentada e mais tranquila).

De facto, a controvérsia é traço profundamente caracterizador de Rework. Fried e Hansson surpreendem, ao afirmarem que a maioria das empresas está, na verdade, a fazer tudo mal!

A sua ausência de pudores por parte dos autores é clara, quando declaram que:

  • A efic√°cia da elabora√ß√£o de planos de neg√≥cios √©, no m√≠nimo, question√°vel;
  • Basearmos as nossas a√ß√Ķes nos comportamentos da concorr√™ncia √©, no fim de contas, um erro;
  • Gerir corretamente um neg√≥cio n√£o requer, obrigatoriamente, investimentos externos;
  • Workaholics s√£o colaboradores a evitar nos neg√≥cios!

A filosofia de gestão proposta é realmente disruptiva, no que concerne aos dogmas a que nos acostumámos. Concomitantemente, somos confrontados com a ideia de que, na maioria das vezes, nos conformamos com a invenção de meras desculpas que justifiquem a nossa inação, a não-concretização do que, à partida, pretendemos.

Desta forma, os criadores da Basecamp Рuma plataforma online de gestão de fluxo de trabalho para empresas Рaglomeram o conhecimento que foram apreendendo ao longo do tempo, concedendo-nos dicas (com um toque provocatório que nos desafia constantemente) sobre como aumentar a nossa produtividade, conseguir projeção para o nosso negócio com um orçamento limitado, entre outras.

Se procuras um livro que te alargue os horizontes, relativamente àquilo que é gerir um negócio, com uma linguagem fácil e direta, lê Rework. Uma coisa posso garantir: não lhe vais ficar indiferente… Sabe mais sobre o Rework aqui.

 

Marketing Digital para Empresas

N√£o poderia deixar de referir, na minha lista de sugest√Ķes de leitura, o livro Marketing Digital para Empresas, do qual sou coautor, em conjunto com outros 5 especialistas das mais diversas √°reas do Marketing Digital em Portugal.

Bem sei que posso parecer suspeito por ter sido um dos seus autores, mas este é, genuinamente, aquele que considero ser um livro bastante completo sobre Marketing Digital:

 

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√Č evidente que as sociedades se est√£o a transformar a um ritmo alucinante, atualmente, e que, para serem bem-sucedidas, as empresas precisam de se adaptar e preparar para este mundo que j√° n√£o deve, a meu ver, ser pensado apenas como sendo o futuro: o Digital j√° se instalou, e temos de agir j√°!

A verdade √© que sou um otimista por natureza, e o digital, para mim, representa, acima de tudo, toda uma esfera de novas oportunidades, comparativamente com a realidade empresarial que outrora vivemos. Por√©m, isso n√£o significa que n√£o tenha os seus desafios…

(E que bom que é sermos desafiados!)

Foi a pensar nisso e em todo o potencial que Portugal possui, no que concerne ao Digital, que me juntei a 5 excelentes profissionais da √°rea do Marketing Digital, nesta miss√£o de te transmitir tudo o que consideramos ser fundamental para tirares o m√°ximo proveito de tudo o que este novo mundo nos possibilita!

Quisemos apresentar-te uma abordagem o mais completa possível, com foco em 3 áreas fulcrais:

  • O investimento em skills digitais;
  • As plataformas de e-commerce;
  • A internacionaliza√ß√£o do neg√≥cio.

Estas são exploradas em seis capítulos, de temas distintos mas complementares e assinados pelo autor respetivo:

  • Website e landing pages (Frederico Carvalho)

Este capítulo explora que ferramentas deverás utilizar, se o teu objetivo é otimizar o teu website;

  • SEO (Paulo Faustino)

O SEO (Search Engine Optimization) surge como algo essencial na obten√ß√£o de visibilidade nos motores de pesquisa, com base nas palavras mais relevantes para o neg√≥cio em causa, de forma org√Ęnica.

  • Google Ads (Marco Gouveia ;))

Em complemento ao capítulo anterior, este explica como funciona o Google Ads e como usufruir, da melhor forma, desta ferramenta, no sentido de tornares o teu negócio mais rentável, através do Digital.

  • Redes Sociais (Virg√≠nia Coutinho)

Neste cap√≠tulo, tens acesso a dicas para explorares devidamente as redes sociais, tanto a n√≠vel org√Ęnico como atrav√©s dos v√°rios tipos de an√ļncios que estas plataformas disponibilizam.

  • E-mail Marketing (Andr√© Novais de Paula)

O e-mail continua a ser uma ferramenta muito importante para as empresas, mas necessita de ser devidamente estudada, no que respeita, nomeadamente, à captação e tratamento de dados, bem como à abordagem que deverás ter.

  • Medi√ß√£o e performance (Analytics e Medi√ß√£o de Resultados) (Andr√© Zeferino)

Aqui, descobrir√°s como medir o retorno de todos os investimentos e decis√Ķes tomadas, para saber como agir eficazmente, no futuro.

Por todos estes motivos e tantos outros que encontrarás ao folhear este livro, considero-o o guia fundamental para qualquer empresa que deseje disparar as suas vendas online, implementar ou melhorar uma estratégia de Marketing Digital!

A melhor parte? Est√° dispon√≠vel aqui¬†ūüĎČ Marketing Digital para Empresas !

 

Start With Why, de Simon Sinek

Este livro é, para mim, brilhante, uma referência há anos.

Neste livro, Simon Sinek explora o erro comum que as pessoas e empresas cometem ao come√ßarem por demonstrar ‚Äúo que fazem‚ÄĚ e ‚Äúcomo o fazem‚ÄĚ ao inv√©s de come√ßarem pelo seu ‚Äúporqu√™‚ÄĚ.

O que diferencia as empresas normais das extraordin√°rias n√£o √© uma caracter√≠stica √ļnica de um dos seus produtos, nem a sua funcionalidade…

… √Č a raz√£o pela qual o fazem, o seu “porqu√™“! Os “qu√™s” s√£o as provas palp√°veis; os “porqu√™s” s√£o cren√ßas e paix√Ķes que movem a empresa, a marca, os produtos e as pessoas e que, verdadeiramente, as diferenciam e inspiram a lealdade dos colaboradores e consumidores.

A lealdade √© algo muito diferente da recorr√™ncia. Em Start With Why, autor explica estes conceitos ao tra√ßar a dicotomia entre a ‚Äúmanipula√ß√£o‚ÄĚ e a ‚Äúinspira√ß√£o‚ÄĚ.¬† As empresas recorrem √† manipula√ß√£o – todas as formas desenfreadas de vendas e marketing para ‚Äújustificar‚ÄĚ o valor de uma oferta -, quando n√£o t√™m uma no√ß√£o clara da raz√£o pela qual os seus clientes s√£o, de facto, seus clientes.

(A manipulação pode surgir sob várias formas:

– Redu√ß√£o s√ļbita de pre√ßos: √© a manipula√ß√£o mais eficaz e, embora algumas empresas se revelem relutantes a entrar neste ‚Äújogo dos pre√ßos‚ÄĚ, √© comum baixarem os seus pre√ßos quando s√£o confrontadas com uma grande oportunidade de neg√≥cio.

– Promo√ß√Ķes: funcionam bem no curto prazo, por√©m, se forem demasiado recorrentes, podem ser muito prejudiciais, porque o consumidor fica habituado a comprar um produto, somente quando est√° em promo√ß√£o.

– Medo: muito comum quando pensamos em mensagens publicit√°rias sobre deixar de fumar.

– Aspira√ß√£o: o exemplo badalado dos ‚Äú6 exerc√≠cios f√°ceis para perder peso‚ÄĚ. Esta mensagem pode motivar uma pessoa a inscrever-se no gin√°sio, mas tal n√£o significa que v√° todos os dias, para isso √© preciso haver inspira√ß√£o.

– Press√Ķes dos pares: tendencialmente, percecionamos os produtos que os especialistas, celebridades e nossos amigos e hoje, sobretudo, os influencers utilizam como sendo ‚Äúde qualidade‚ÄĚ.

– Novidade: muitas vezes apelidada de inova√ß√£o, mas que na realidade, n√£o √© muito ‚Äúinovadora‚ÄĚ. Os produtos ‚Äúinovadores‚ÄĚ que muitas empresas lan√ßam mensalmente, na realidade, s√£o apenas edi√ß√Ķes muito semelhantes √†s anteriores, mas com uma ligeira varia√ß√£o.)

Vista esta lista, imagina agora a quantidade de vezes que j√° n√£o ter√°s sido alvo de “manipula√ß√£o”…

N√£o obstante, n√£o te censures: Sinek explica que as manipula√ß√Ķes s√£o feitas porque, efetivamente, est√£o pensadas para funcionar e produzem resultados reais… As manipula√ß√Ķes¬†geram transac√ß√Ķes e podem incentivar a recorr√™ncia de um cliente, mas s√£o facilmente copiadas pelos nossos concorrentes. Atingir a lealdade requer muito mais do que transac√ß√Ķes repetidas: requer inspira√ß√£o.

Para inspirar, √© necess√°rio descobrirmos o nosso “porqu√™”, o motivo pelo qual come√ß√°mos a “fazer aquilo que fazemos” e o que podemos fazer para revitalizar a nossa causa. Um sentido claro do porqu√™, d√° √†s pessoas um motivo em que acreditar , uma cren√ßa que as define: “Os consumidores leais n√£o compram o que uma empresa faz, mas sim o PORQU√ä de a fazer, afirma Sinek.

“A todos aqueles que procuram criar um sucesso duradouro e que acreditam que o seu sucesso requer a ajuda de outros, lan√ßo-lhes um desafio: a partir de agora comecem pelo porqu√™”!

Descobre mais sobre o Start With Why aqui.

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