10 Maneiras Dos Anúncios Google AdWords Se Destacarem Ainda Mais!

16

Na realidade pode ser irrelevante quantas campanhas de Google Adwords estão a decorrer, ou quanto dinheiro estás a investir porque, se ainda não investiste tempo suficiente para trabalhar o texto dos anúncios AdWords, os resultados vão ficar longe dos desejados!

Num momento em que os SERP, Search Engine Results Page – página de resultados de uma pesquisa, estão a ficar cada vez mais competitivos – é necessário investir tempo a criar textos para que os anúncios sejam efectivamente relevantes para a nossa audiência e para as suas necessidades – e não para as nossas próprias necessidades. Queres anunciar eficientemente no Google AdWords? O melhor é não olhares tanto para o teu próprio umbigo.

É fácil analisar os dados das campanhas mas é muito importante lembrar que, aqueles cliques e aquelas conversões, são feitas por pessoas. É bom adicionar algum humor, escrever directamente para eles, e será preciso experimentar muito para perceber qual a melhor forma de chegar à audiência certa.

Ao usar a psicologia da linguagem e, mais especificamente, a psicologia da publicidade, vais ser capaz de te conectar com a tua audiência. É nesse sentido que preparei 10 dicas úteis para preparares uma próxima campanha de anúncios em Google Adwords.

  1. Foco nos títulos

As pessoas lembram-se da primeira e da última coisa que leem. A qualidade das headlines vai despertar o interesse do leitor, por isso, investe tempo a criar grupos de anúncios com palavras-chave únicas para que os teus anúncios sejam relevantes para a pesquisa dos clientes. Sabes que as pessoas são curiosas? Experimenta colocar um ponto de interrogação no primeiro título do anúncio!

  1. O Princípio do Compromisso

Dar um pouco e receber muito. Oferecer algo aos potenciais clientes, é uma forma de lhes dares a possibilidade de ver a empresa em ação de forma gratuita. Esta opção vai desde um “experimente um mês grátis” até uma demo que mostre a essência desse produto sem disponibilizar todos os serviços.

  1. Conhecer o cliente

É importante conheceres muito bem os teus clientes. O que procuram? Qual o tom de voz? Quais as suas dores e fraquezas? Antes de começares a fazer um rascunho para os novos anúncios, tens de primeiro, compreender bem os clientes. Quanto melhor os conheceres, melhor serão os anúncios Google AdWords.

  1. O Princípio do Consenso

Há quem lhe chame “a prova social”. Quando visitamos a Amazon e encontramos algo que queremos comprar, qual é a primeira coisa que fazemos? Ler os comentários e as críticas! Usa extensões ou críticas dos utilizadores, faz tudo o que for possível para ganhar a confiança do teu potencial cliente. Mostra-lhe que tens um produto fantástico e que muitas pessoas o recomendam. Ganhaste algum prémio ou foste mencionado em algum website de referência? Coloca essa informação no anúncio ou numa extensão de comentários!

  1. Usar números nos Headlines

Nada cria tanto impacto nos anúncios como os números. São familiares, as pessoas percebem-nos e mantém as coisas simples e diretas. Também facilita a perceção que a audiência tem do que estás a oferecer. “Curso Google AdWords de 24H Por Apenas 299€!” Apelativo hein?

  1. Ser pessoal

Fala directamente com o cliente. Nem todos querem saber quão boa é a tua empresa, apenas querem que lhes resolvas os problemas. Tens de ser directo, espontâneo e não tenhas medo de usar “a tua própria” voz. Em relação ao tom, já reparaste que te estou a tratar por tu? Parece estranho!

  1. Utilizar os dados

Se tens dados que se vão destacar, do que estás à espera para os usar? Usa-os! Se tens uma loja próxima daquela localização, menciona-a. Se o website está a ser visitado por um cliente, faz questão que ele saiba disso. Se descobrires que o cliente está à procura de algo num concorrente teu, envia-lhe um cupão de desconto para voltar para ti. Aqui tens de ser pessoal e criativo!

  1. Adicionar sentido de urgência

Quando se cria um sentimento de urgência, estamos a tocar num medo primitivo de todos os seres humanos: o de perder algo. É um dos principais pilares da neuro-ciência, a escassez cria a necessidade de ter porque as pessoas têm aversão à perda. “Apenas duas vagas disponíveis para o Curso de Google AdWords”! “Queres participar?”, “Será que ainda vais a tempo?”. Estás a sentir a urgência? É esta a ideia!

sentimento urgência anúncios google adwords

  1. Usar todos os pixeis possíveis

A taxa de cliques (CTR) vai melhorar quando adicionares extensões mais relevantes. O ideia do anúncio centra-se em dar toda a informação necessária para o potencial cliente tomar uma decisão. Apresenta o que o teu cliente procura e, como compensação, terás uma visita no teu website que pode, muito bem, acabar em conversão!

  1. Princípio da Autoridade

Mostra-lhes porque é que és a autoridade no teu ramo de actuação. Qual é o teu factor “Wow”? Quando os clientes fazem uma compra online, eles precisam de confiar em ti, por isso, dá-lhes razões para acreditarem. Por exemplo, podes dizer quantos anos de experiência tem a empresa com determinado serviço, ou que tens 300 mil clientes satisfeitos ou qualquer outra razão que mostre que é um negócio sério e de sucesso! Mas não enganes ninguém…
A maioria dos gestores por detrás dos anúncios Google AdWords utilizam um formato semelhante, ainda que uns consigam sempre uma melhor alocação de recursos que outros, até porque escrever anúncios não é uma ciência exacta. Sempre que envolve comunicação, nunca é uma ciência certa.

Ao seguires os conceitos-chave mencionados acima, e se te focares em quem é verdadeiramente o teu cliente, nos problemas que têm à frente, e em como os podes resolver, o texto dos teus anúncios tem o potencial para ser muito mais eficaz.

Um excelente anúncio irá representar uma mistura de todos estes princípios porque justifica o interesse do leitor e cria o sentido de urgência para explorar a oferta. Assim que conseguires sintonizar todos estes princípios, os resultados vão começar a aparecer e a provar que valeu a pena investir em textos criativos!

Queres adicionar alguma dica? Utiliza os comentários ali em baixo!

16

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

    No Comments

    Solicitar Orçamento

    Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

    Subscrever Newsletter

    No Comments

      Comentar

      Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

      Mais artigos

      Ver todos os artigos