As 4 perguntas mais frequentes sobre Local SEO

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O que é SEO e qual a diferença para Local SEO?

Esta é uma das quatro perguntas mais frequentes no que diz respeito a SEO e, neste artigo, irei elucidar-te para que fiques a saber se o local SEO é uma boa aposta para o teu negócio. Vou aproveitar para, no caso de ser, te encaminhar na direção certa de forma a obteres as melhores classificações nos rankings já em 2018.

Mas primeiro vou esclarecer os conceitos:

Os resultados da pesquisa local

Nos últimos anos, o Google andou a rever as suas páginas de resultados para dar prioridade aos negócios locais na lista de resultados. A razão é simples, os utilizadores da Google gostam de ver negócios locais como resultado apresentado a certas pesquisas. Vejamos o seguinte exemplo.

Se estou a andar na rua e quero encontrar um café perto, vou pesquisar no Google algo parecido com “Café mais próximo”. De seguida, o meu smartphone irá mostrar os cafés que se situem próximo da minha localização, juntamente com informações úteis, tais como o número de telefone, os horários, a morada e, muito relevante nos dias de hoje, as “críticas”.

Local SEO - Café Lisboa

Legenda: Resultados de local SEO para “Café mais próximo”

Esta pesquisa funciona não só para encontrar cafés, como também para encontrar outros negócios locais como restaurantes, spas, dentistas, infantários ou a bomba de gasolina mais próxima. E, como deves imaginar, não existe apenas uma pessoa a fazer este tipo de pesquisas no Google.

De acordo com Ed Parsons, tecnólogo geoespacial da Google, “cerca de 1 em cada 3 pesquisas que as pessoas fazem simplesmente na barra de pesquisa padrão do Google são sobre localizações, com o intuito de descobrir mais informações sobre os locais…”

É assim provável que tu já tenhas feito este tipo de pesquisa, o que significa que, mesmo não sabendo, já estás, de alguma forma, familiarizado com local SEO.

Agora que estamos esclarecidos em relação ao tema, debrucemo-nos sobre as FAQ’S.

  1. O que é o local SEO e qual a diferença entre SEO local e SEO tradicional?

Podes até não saber como funciona, mas de certeza que já estás familiarizado com o conceito SEO (Search Engine Optimization), se não estás tens aqui um artigo sobre “O que é SEO”. Mas em resumo: é o processo de obter o ranking mais alto possível para uma página do teu website no Google para pesquisas por termos relevantes para o negócio. Mas, o local SEO tem uma pequena nuance. Em vez de se focar exclusivamente no teu website, vai também focar-se na tua página de perfil do Google My Business. Isto porque o Google mostra páginas de negócios (juntamente com um mapa que mostra a localização do negócio) quando se pesquisa por termos focados em locais.

Por exemplo, se pesquisares por “dentista perto de mim” verás, mais uma vez, a que me estou a referir. Aparecerá um mapa no canto superior direito e os nomes, moradas, números de telefone e críticas dos dentistas aparecem logo no topo da primeira página de resultados do Google.

Respondendo à questão, a diferença entre SEO local e SEO tradicional é que para competir em local SEO é necessário otimizar não só o seu website, como também a sua página de Google My Business.

  1. Como posso obrigar o Google a mostrar resultados locais?

Um dos aspetos mais frustrantes do local SEO é o facto do Google nem sempre mostrar perfis de negócios nas páginas de resultados. Por isso, outra FAQ é como posso obrigar o Google a mostrar o mapa nos resultados e não apenas a lista de websites?

Infelizmente, a resposta é que não podes…

Se pesquisares uma palavra-chave relevante e o Google não mostrar o mapa com páginas de perfil de negócios, não há como forçá-lo. A solução é, em vez disso, otimizar uma página do website através de táticas de SEO tradicionais.

Por esse motivo, é importante verificar sempre a página de resultados do Google para os termos de pesquisa relevantes antes de iniciar uma campanha de SEO local. Se o Google não classificar as páginas de perfil do Google My Business, o SEO local não é a melhor abordagem. Claro está que quando as pesquisas incluem termos associados a uma localização quase que estás a forçar que surjam negócios locais. É a diferença entre pesquisar Consultor SEO ou Consultor SEO Lisboa

Local SEO - Consultor SEO Lisboa

  1. Que tipos de empresas podem usar o SEO local?

Clica aqui para ler as diretrizes completas do Google para listares a tua empresa no Google. Naturalmente, o local SEO não é apropriado para negócios online a 100% e é fácil de perceber porquê. Simplesmente, porque não existe uma localização para os clientes poderem visitar.

Pensa em quão irritante seria ver negócios online listados quando estivesses à procura do café mais próximo. O objetivo é ir até ao local e beber um café, não encomendar cápsulas de café.

A regra básica é que o local SEO é uma boa oportunidade para qualquer empresa que interaja pessoalmente com clientes. Se não há uma loja física, apostar em local SEO, tipicamente, não é uma boa opção.

Local SEO

  1. Como posso competir em cidades e locais fora da minha localização física?

Com o local SEO, a localização do teu escritório ou loja é um grande fator no algoritmo de classificação. Mais uma vez, pensa nisso da perspetiva da pessoa que procura. Se eu procurar por cafés em Lisboa, então não me interessa ver cafés que estão no Porto.

O Google sabe disso e é por isso que a localização da pessoa que pesquisa versus a localização real do negócio é um fator tão importante no SEO local.

Isto significa que terás os melhores resultados e vantagens quando os teus potenciais clientes estiverem a pesquisar em locais próximos ao do teu negócio.

Quanto mais longe a pesquisa, menos hipóteses tens de ficar bem classificado. Não é impossível classificares-te para cidades fora da localização física do teu negócio (podes fazê-lo, por exemplo, criando páginas no site para a localização do destino), mas é essencial que compreendas a dura batalha que travas com SEO local. Se os negócios forem iguais em todo o lado, terá vantagem aquele que se encontrar mais próximo da pessoa que está a pesquisar.

Queres ajuda com Local SEO? Ao longo dos anos tenho-me especializado a ajudar pequenos negócios a serem encontrados nos resultados de pesquisa local. Se queres ter ajuda com SEO, contata-me agora mesmo

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Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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