Como é Que Uma Estratégia de SEO Pode Ajudar as PME Portuguesas?

A economia digital e a proliferação de canais de comunicação trouxeram incontáveis oportunidades de crescimento para todas as empresas, especialmente para as Pequenas e Médias Empresas (PME) que podem ser as principais privilegiadas deste novo panorama. No Marketing Digital, o poder do Google é incalculável e, como deves imaginar, estar nas primeiras posições deste motor de pesquisa é meio caminho andado para começar a atrair cada vez mais clientes e ver os negócios da  empresa a crescer.

Com os dados retirados de um estudo sobre o Estádio de Maturidade Digital & Social das Empresas em Portugal, é possível retirar duas conclusões simples: a maioria das PME portuguesas não tem ou tem pouca maturidade digital (61%), isto é, não têm uma estratégia de Marketing Digital definida ou são principiantes. Neste caso, é necessário sensibilizar para a poder do Marketing Digital. Enquanto para 28% das empresas, que se encontram no nível médio de “Aprendiz”, é necessário estabelecer estratégias inteligentes e fazer uma gestão mais eficaz das oportunidades para conseguir um crescimento acentuado. É de destacar que, numa amostra de 1132 PME, apenas 11% (125) têm o mérito de ter um nível de maturidade digital avançado ou proficiente.

Para aplicar estratégias de Marketing Digital é importante saber que as PME portuguesas reconhecem que a tecnologia digital e social é fundamental para criarem negócio e comunicarem melhor. Mesmo sem maturidade digital para conseguir aplicar a estratégia de forma autónoma, é importante ter esta abertura para começar a trabalhar na transformação digital das PME e, com isso, assistir ao seu crescimento.

O meio empresarial está cada vez mais competitivo e, para as PME, apostar em Search Engine Optimization (SEO) é uma excelente oportunidade para expor a empresa ao público-alvo certo sem ser necessário um grande investimento. Ou seja, englobar técnicas de SEO na estratégia digital é fundamental para melhorar a presença online, atrair mais clientes e aumentar o número conversões, sejam elas leads ou vendas.

Ao efectuares uma pesquisa no Google, a primeira página apresenta 10 resultados. A importância de estar nos primeiros lugares resume-se a estes dois números estatísticos: 80% das pessoas não visitam a segunda página e quase 60% dos cliques são nos 3 primeiros resultados. Mesmo sendo uma desigualdade assustadora, é um excelente motivo para apostar em SEO.

Através de uma boa estratégia de SEO, vai ser possível encontrar a página web da empresa na primeira página e, com muito trabalho, nas 3 primeiras posições.

Falando dos benefícios propriamente ditos, uma estratégia de SEO garante mais visibilidade e mais reputação à empresa porque ao trabalhares as palavras-chaves mais relevantes para o negócio, começarás a aparecer melhor posicionado sempre que se procura por essas mesmas palavras-chave. Assim, a empresa começará a ter uma maior visibilidade perante o público alvo.

A estratégia de SEO é baseada em técnicas que visam obter benefícios a longo prazo. Neste tipo de estratégia existe uma forte componente de criação de conteúdo original, que para além de estreitar a relação com os clientes, também ajuda a melhorar a classificação da página a longo prazo.

Ao optimizar o site, os clientes vão ter uma melhor experiência, tanto em computadores como em dispositivos móveis ou em tablets. Este factor contribui para ganhares novos clientes, mas também para conseguires melhorar as taxas de conversão.

Não há dúvida que uma estratégia de SEO pode impulsionar fortemente o crescimento das PME em Portugal, transportando-as para um novo patamar. É de realçar que, nesta estratégia, não existem atalhos e que é necessário muito trabalho árduo para chegar onde se quer.

Com ou sem estratégia digital e social definida, englobar técnicas de SEO tem de ser uma prioridade na criação e melhoramento das novas estratégias para o crescimento das PME em Portugal.

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