Como Começar no Marketing Digital?

Como começar no Marketing digital? Esta é provavelmente uma das perguntas que mais me fazem.

Sendo que costumo alertar sempre, especialmente em contexto de formação em Marketing Digital, que não existem fórmulas mágicas para se começar na área e ter sucesso.

Como Começar no Marketing Digital

Claro que, se pesquisares qualquer coisa como “Como começar no Marketing Digital” são capazes de aparecer umas quantas listas de passos esquematizados e com fotos realmente muito giras que garantem o sucesso, mas a verdade é que, como em quase tudo, é muito por tentativa e erro, não havendo, na maior parte das vezes, respostas certas.

Dito isto, claro que há uma série de passos que são quase, se não mesmo, obrigatórios para quem quer começar no Marketing Digital. Basta pensar na imensidão de sites que existem atualmente. Se a pessoa não aprender a posicionar-se devidamente, muito dificilmente receberá alguma atenção.

Acho que o principal conselho que daria a alguém que quer saber como começar no marketing digital, é que tenha paciência, e que não espere resultados do dia para a noite. É verdade que a internet está cheia de fenómenos desses, em que mesmo um mero desconhecido vira, no espaço de uma semana, uma estrela. Mas essas são as exceções e, na minha experiência, sol de pouca dura.

Se é verdade que com anúncios, os resultados são mais rápidos, por exemplo, o mesmo não acontece com SEO, que, contudo, tem, no meu entender, muito mais valor.

As coisas mudam muito no digital, e muito rápido, mas isso não quer dizer que o esforço continuado não valha o investimento, porque pelo contrário, é algo em que devemos apostar.

Outro ponto extremamente importante é conhecer bem a audiência. E, ainda antes disso, escolher bem a audiência.
Falo, com demasiada frequência, com pessoas que, podendo já estar há algum tempo a apostar no Marketing Digital, não sabem bem a quem se dirigem. E isso é mesmo um tiro no pé.

Aquilo que convém à maior parte dos negócios é chegar às pessoas sim, mas sobretudo às pessoas certas. Por isso, a melhor aposta é segmentar a audiência, perceber que tipo de pessoa é que poderá efetivamente transformar-se num cliente e canalizar esforços para esse nicho.

As audiências são importantes em qualquer canal de comunicação, mas, olhando para a paisagem mediática atual, é impossível não dar destaque às redes sociais. Toda a gente, indivíduos ou empresas, está atualmente em, pelo menos, uma ou duas redes sociais.

Como acontece com quase tudo online, existe uma infinidade de redes sociais, o que faz com que nem sempre seja fácil e linear decidir em quais vale, de facto, a pena criar um perfil empresarial.

Para quem está a começar no marketing digital há, muitas vezes, também aqui, a tentação de estar em todas, de forma a chegar a mais gente, mas isto é, como já vimos, um erro.

Perceber onde é que a nossa audiência está é essencial nesse processo de seleção das redes sociais. Interessa-nos falar, afinal de contas, onde as “nossas” pessoas estão, não é verdade?

Até podemos ter uma gestão de redes sociais perfeita, com todos os posts planeados numa folha de excel organizada, mas de que é isso nos vale se os potenciais clientes estão noutra rede social? Uma vez mais, menos é mais.

Sobretudo no início, quando a empresa não tem, por norma, recursos suficientes para pagar a alguém para se ocupar de uma série de redes sociais.

O melhor é escolher aquela, ou aquelas (duas ou três), em que sabemos, de facto, que o nosso público-alvo se movimenta e fazer conteúdo regular, e relevante para ele.

Com o passar do tempo, se as publicações forem regulares e o conteúdo de valor, a empresa começará a ganhar notoriedade, autoridade e, acima de tudo, a fidelizar as pessoas que lhe interessam.

Acabo como comecei, não por me faltar o que dizer – há uma série de dicas que adoraria que alguém da área me tivesse dado no início da minha carreira, mas porque acho verdadeiramente importante ter em conta que, por mais que associemos o Digital ao imediatismo, as coisas levam tempo.

Os resultados, a serem duradouros, demorarão a aparecer. Mas, com o investimento adequado de energia, esforço e recursos, acabam sempre por aparecer.

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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