Como usar o Instagram? Organizar o feed e postar stories!

Hoje em dia não ter a sua marca nas redes sociais, é quase a mesma coisa que abrir um negócio e não dizer a ninguém.

Nesse sentido, é importante perceber qual ou quais as redes sociais em que faz sentido apostar tendo em conta a identidade e o target da sua marca. Além disso, o Instagram tem chamado cada vez mais a atenção das marcas, uma vez que lhes permite aumentar, significativamente, a brand-loyalty, o engagement com o seu público-alvo, assim como o número de vendas.

Sabia que mais de 200 milhões de utilizadores do Instagram em todo o mundo, visitam pelo menos uma vez por dia o perfil de uma marca?

Como  utilizar o Instagram?

A maioria dos utilizadores do Instagram tem menos de 35 anos, por isso se o seu target está dentro desta faixa etária, esta plataforma pode ser uma boa aposta. Além disso, de acordo com estudos da Forrester, o conteúdo publicado no Instagram tende a gerar 58 vezes mais engagement (por seguidor), quando comparado com o Facebook, por exemplo.

Como Usar O Instragram?

Nesse sentido, é importante perceber como usar o Instagram da melhor forma para se obter bons resultados. Por isso, deixo aqui algumas dicas que o podem ajudar a impulsionar o seu negócio através desta plataforma:

– Em primeiro lugar, é necessário perceber como se pode aumentar o engagement sem ser demasiado promocional, isto é, deve tentar perceber qual a personalidade da sua marca, produtos e serviços e definir uma boa estratégia, de modo a que o perfil de instagram transpareça essa personalidade. No entanto, isto nem sempre é fácil de perceber, por isso uma alternativa é identificar o seu target e perceber que tipo de conteúdos postam e que tipo de perfis seguem.

 

– Aproveite para promover a cultura da sua empresa, como novas contratações, o perfil de todos os colaboradores, o ambiente que se vive dentro da organização, no caso de ter um ambiente mais descontraído é importante que isso transpareça, experiências do dia-a-dia na empresa, basicamente fotos e imagens mais informais que de outra forma os utilizadores não conseguiriam ter acesso. Deste modo, vai conseguir criar uma relação de proximidade com os seus seguidores.

 

– Crie o seu próprio estilo, por exemplo, um filtro, um padrão no feed, qualquer coisa que o ajude a criar uma identidade própria, que faça com que os utilizadores olhem para a publicação e saibam que pertence à sua marca sem que isso seja completamente explícito.

 

– Pode mostrar os seus produtos ou serviços, mas nunca em forma de anúncio, o objetivo não é ter um feed de anúncios display. A ideia é conseguir mostrar os produtos de forma criativa, que chamem a atenção e que levem os utilizadores a partilhar. A utilização do Instagram Shooping nos produtos pode levar os utilizadores a interagir mais com as publicações, pois assim consegue-se mostrar vários produtos numa só imagem sem parecer um anúncio e se o utilizador estiver interessado nos produtos basta clicar na tag para saber mais sobre os mesmos ou até mesmo efetuar a sua compra. Se conseguir que isto aconteça, vai conseguir aumentar significativamente o engagement com os seus seguidores.

 

– É também importante perceber em que alturas do dia o seu target está mais presente no Instagram, para posteriormente publicar nessas alturas em que estes estão, efetivamente, atentos e é mais provável que reparem no seu conteúdo. Não vale a pena publicar a qualquer hora se os seus seguidores não estão lá para ver e interagir.

 

– É importante organizar o feed e postar Stories regularmente, visto que mais de 400 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias e cerca de 39% afirma que fica mais interessado num produto ou marca, depois de os ver em Stories. Na verdade, um terço das Instagram Stories mais vistas são postadas por marcas.

 

– Se preferir realmente ter anúncios no Instagram isso é possível, à semelhança do Facebook. A única diferença é que no Instagram os utilizadores não consideram os anúncios intrusivos, o que significa que estão dispostos a prestar atenção e, posteriormente, a efetuar uma compra, desde que estes sigam as boas práticas. Por outro lado, desta forma é possível medir o sucesso de uma campanha através de determinadas métricas disponibilizadas pela plataforma.

 

Contudo, uma boa estratégia de branding no Instagram pode criar uma relação de confiança duradoura entre a sua marca e os seus seguidores, uma vez que permite mostrar a sua criatividade e as boas práticas da sua empresa diariamente. Além disso, de acordo com um relatório publicado pela plataforma de eCommerce Shopify, o Instagram supera tanto o Facebook como o Twitter em termos de preço médio por venda para um determinado serviço. Assim, para além de ser uma excelente plataforma para criar awareness e aumentar o engagement com os seguidores, também permite aumentar o número de vendas.

 

Já está a usar o Instagram como deve ser e a gerar vendas? Se for o caso deixe um sim nos comentários! 🙂

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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