Curso, Pós-graduação ou Mestrado: Entende as Diferenças

Sabias que?…

 

Segundo a Adecco, as profissões de Especialista em Marketing Digital, Consultor de Marketing e Analista de Dados estão entre as 5 profissões com mais saída no pós-pandemia?

Está à vista de todos que este é um ramo em que tens mesmo de investir se queres destacar-te no mercado de trabalho.

Se já percebeste isso, deixa-me adivinhar o dilema que vai na tua cabeça…

Gostavas de complementar a tua formação profissional e até pensaste em inscrever-te numa pós-graduação ou mestrado, mas tens medo que seja mais do mesmo, super teórico, e que saias de lá sem um conhecimento prático efetivo?

Também já pensaste em inscrever-te num curso de marketing digital prático, de curta duração, que te ensine a trabalhar com as principais ferramentas da profissão, mas não tens a certeza se o investimento valerá a pena?

Deixa-me dizer-te um segredo: não estás sozinho. 

Por mais que todos pareçam super seguros no LinkedIn (🤣), acredita que este é um dilema comum a muitas pessoas.

Sejam elas pessoas que acabaram de se licenciar, que querem lançar o seu próprio negócio ou que desejam melhorar os resultados do seu negócio já estabelecido. A lista continua: há também aquelas que querem mudar de emprego para serem mais felizes ou ambicionam subir de posição dentro da empresa onde trabalham, etc.

Se te identificas com algo do que eu disse até agora, então este artigo é para ti!

Aqui, faço todo o trabalho chato e comparo as vantagens entre fazer um Curso prático de Marketing Digital, uma pós-graduação ou mestrado.

 

Como funcionam as formações e cursos livres?

Muito dinâmicos, com uma duração menor, valores mais acessíveis do que uma pós-graduação ou mestrado e lecionados até mesmo à distância, este tipo de cursos oferece várias vantagens para os mais diversos públicos. 

São um tipo de formação focado no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades específicas. 

Ainda que não sejam certificados pelo Ministério da Educação, se forem dados por entidades credibilitadas para tal e reconhecidas na área em questão, estas formações são bastante valorizadas pelo mercado de trabalho. 

Este tipo de cursos ou formações são focados em desenvolver capacidades e/ou habilidades específicas dentro de determinada área de atuação, resultando, para os alunos, em ganhos de conhecimento imediatos, que poderá aplicar logo de seguida.

A sua duração é variável, dependendo da oferta formativa – uma formação ou curso livre pode durar apenas algumas horas, enquanto outro pode estender-se por vários meses.

Muitas vezes podem realizar-se online, em modalidade de educação a distância, o que os torna ainda mais flexíveis, tendo uma maior facilidade de serem encaixados na rotina de cada um.

Para além disso, há ainda formações cujas sessões são em direto, mas são também gravadas para que, posteriormente, os alunos possam assistir sempre que quiserem!

Após a sua conclusão, as instituições formadoras costumam emitir um certificado que pode ser citado no currículo profissional. 

Se tens sede de conhecimento, mas não estás com muita vontade de fazer um curso teórico, académico e com uma duração muito longa, uma formação especializada é aquilo que deves procurar.

Este tipo de formação é a alternativa ideal para quem está farto de estudar teoria e mais teoria, e procura adquirir conhecimentos práticos especializados numa determinada área.

É também uma ótima opção para quem quer iniciar o seu percurso numa certa área, mas não pretende fazer um investimento gigantesco numa pós-graduação ou mestrado, até porque, muitas vezes, são opções que oferecem o conhecimento prático necessário para que as pessoas alcancem os seus objetivos.

As formações são também ótimas para aprender algo novo por pura satisfação pessoal – de certeza que muitas pessoas que estão a ler isto têm algum projeto na gaveta que gostavam muuuito de concretizar, mas que ainda não sabem bem como, certo?

Há também outro grupo de pessoas para quem as formações são a melhor opção: aqueles que já trabalham na área, mas precisam de atualizar os seus conhecimentos para subir de posição ou para mudar de empresa, por exemplo. 

Assim, estes cursos são indicados para qualquer pessoa, sem exigência de escolaridade mínima ou conhecimento prévio sobre os temas. Basta ter vontade de saber mais e ser um melhor profissional!

Os cursos livres são legítimos?

Esta é uma questão que muitas pessoas costumam colocar. 

Como não são regulamentados por nenhum órgão superior, é normal ter dúvidas sobre a legitimidade destes cursos.

Ainda sim, mesmo não sendo credenciados pelo Ministério da Educação, existem muitos cursos e formações dadas por empresas que são entidades formadoras certificadas.

Esta certificação é, no caso de Portugal, dada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

Por isso, os cursos dados por entidades certificadas são sempre válidos e reconhecidos no mercado de trabalho.

A minha empresa – Marco Gouveia – Digital Marketing Training & Consulting -, por exemplo, é creditada pela DGERT.

Para isso, fomos alvo de um longo processo de análise e acompanhamento, de modo a que a DGERT tivesse todas as provas em como éramos uma entidade de formação fidedigna e que os nossos cursos eram, realmente, credíveis e de valor.

Para quem os cursos livres são indicados?

Os cursos e formações livres são interessantes para qualquer pessoa com vontade de expandir os seus conhecimentos e elevar-se como profissional.

No entanto, o público-alvo deste tipo de formação pode ser mais específico, sendo estes fortemente recomendados especialmente para:

  • Recém-licenciados — pois permitem uma expansão do conhecimento, particularmente do conhecimento prático, que é algo que, por norma, é uma lacuna no ensino universitário português, e é um excelente instrumento para enriquecer o currículo e conseguir o primeiro emprego/estágio;
  • Profissionais que pretendem atualizar os seus conhecimentos — dado que permitem, obviamente, atualizar a formação que estes já possuem ou mesmo um afunilamento da atuação profissional em alguma área;
  • Profissionais que querem mudar de carreira — uma vez que permitem experimentar diferentes áreas sem um comprometimento a longo prazo, ideal para quem deseja mudar de carreira, mas tem dúvidas sobre o novo campo de atuação.
  • Empreendedores — aqueles que têm projetos na gaveta que gostariam de lançar, porém, não sabem bem como o fazer e seria-lhes útil algum conhecimento especializado nessa área de negócio, bem como um acompanhamento mais personalizado.

Eis algumas razões que explicam o facto de os cursos e formações livres sejam extremamente indicados para os públicos-alvo descritos:

  • Duração

A duração de cada curso livre varia de acordo com o conteúdo proposto, o grau de complexidade e a instituição de ensino. Não há um padrão predefinido. Tanto podes encontrar cursos com uma carga horária de poucas horas como de alguns meses.

Essa flexibilidade permite que uma pessoa tenha mais liberdade, pois pode escolher o curso que quer tendo em conta a duração que gostaria, e pode até fazer mais do que um curso simultaneamente, ou diversos cursos durante o período em que faria um único curso “tradicional”. 

 

  • Objetividade

Ao passo que os cursos académicos tradicionais contam com um plano curricular geralmente muito amplo, abordando temas que nem sempre interessam a cada aluno, os cursos práticos são diretos e objetivos.

Estes cursos oferecem, em menos tempo, conhecimentos práticos que podes aplicar imediatamente e que são uma grande vantagem no mercado de trabalho.

 

Agora, porque ainda há muitas pessoas que ficam de pé atrás ao verem que um determinado curso é online, vou dizer-te as vantagens de fazer um curso online!

 

Porquê fazer um curso online?

Ainda não estás convencido de que este formato de ensino à distância pode ser mesmo uma grande mais valia para ti? 

Vamos mudar isso!

 

  • Flexibilidade

A flexibilidade nos estudos é um dos maiores atrativos desta modalidade. Lembra-te que podes ter acesso aos conteúdos a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, tendo a possibilidade de organizar o teu estudo como bem entenderes!

Assim, é muito interessante para quem tem rotinas corridas ou quem aprecia ter autonomia no seu processo de aprendizagem. 

É também ideal para quem quer aproveitar para estudar nas férias ou tornar aqueles períodos “mortos” do dia mais produtivos.

 

  • Atualização dos conhecimentos

Para recém-licenciados, estes cursos permitem o aperfeiçoamento dos conhecimentos e um maior conhecimento do mercado. 

Para quem já está inserido no mercado de trabalho, este tipo de formação é interessante justamente pela objetividade e pela curta duração.

Quem precisa de conciliar trabalho e família, tarefas domésticas, etc., pode ter mais dificuldade em atualizar conhecimentos com uma especialização ou um mestrado.

 

  • Currículo mais atrativo 

Este tipo de cursos enriquece muito um currículo. 

A maioria deles fornece um comprovativo em como aprendeste novos conteúdos e técnicas úteis para complementar a tua formação superior.

Além disso, a sua realização ainda transmite aos empregadores que és empenhado, proativo, ambicioso e curioso!

 

  • Desenvolvimento profissional e pessoal

Para além de ser um fator diferenciador no currículo, estes cursos também favorecem o desenvolvimento pessoal. 

Aprender coisas novas é sempre benéfico para o ser humano e, muitas vezes, esquecemo-nos dos impactos que essas coisas têm para nosso bem-estar e qualidade de vida.

Acrescente-se, ainda, que o networking que muitas vezes se faz nestes cursos é também uma grande vantagem, que pode trazer até futuras oportunidades de emprego!

 

Agora, finalmente, falemos um pouco da opção de fazer uma pós-graduação ou mestrado.

 

Pós-Graduação ou mestrado

Tanto a pós-graduação como o mestrado são formações de nível superior voltados para quem já concluiu o 1º ciclo de estudos, ou seja, a licenciatura. 

São cursos regulamentados pelo Ministério de Educação e classificados em lato sensu, que são as especializações e MBAs (Master of Business Administration), e stricto sensu, que são os mestrados e doutoramentos.

As pós-graduações lato sensu devem ter, no mínimo, 360 horas de duração. Ao fim desse tempo, o estudante recebe um certificado e passa a ter o título de especialista. 

Os programas de mestrado costumam ter uma duração de 2 anos e exigem uma grande dedicação do indivíduo durante todo esse período, podendo ser algo muito exigente quando se tem outras coisas para conciliar. 

Ambos são especialmente indicados para quem tem algum interesse em seguir a carreira académica, fazer investigação ou atuar como professor universitário.

 

Como escolher entre Curso prático, Pós-Graduação ou Mestrado?

Se gostavas de te especializar numa área específica, mas não queres perder tanto tempo quanto a duração de um mestrado, a pós-graduação parece o ponto intermédio perfeito.

Se, por outro lado, gostavas mesmo de seguir um percurso mais académico, de investigação, então, a opção mais adequada para ti será, sem dúvida, o mestrado.

Agora, se estás farto de teoria e queres aprender fazendo, adquirir experiência real e valorizada pelo mercado de trabalho, então um curso prático, reconhecido pelas entidades reguladoras habituais, é mesmo o ideal para ti.

A pensar nisso, decidi criar uma estrutura que te vai ajudar a ganhares a experiência necessária para te iniciares no mercado de trabalho, mudares de emprego ou alavancares os teus negócios.

Após mais de 17 anos de experiência na área e mais de 41 milhões de euros investidos em 10 anos, tenho a perfeita noção de que possuir todo o conhecimento teórico do mundo não basta. 

E saber como trabalhar com as ferramentas digitais também não é suficiente.

É preciso ter visão estratégica e conseguir montar uma estratégia digital integrada.

Por isso, concebi com a minha equipa uma formação que vai muito além de oferecer conhecimento teórico, e que não se limita a transmitir-te conhecimento prático solto, que futuramente não vais saber como aplicar.

Vamos explicar-te como podes ir do ponto A ao ponto B na prática, tendo em conta as tuas próprias necessidades e objetivos, e acompanhando os resultados em tempo real.

Tendo em conta que é uma formação de longa duração, temos a certeza que conseguiremos acompanhar a tua evolução e ajudar-te a ultrapassar todos os desafios que surgirem.

Sabe mais sobre a Formação de Marketing Digital mais prática do mercado.

 

Até já

Marco Gouveia

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

Solicitar Orçamento

Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

Subscreva a newsletter!

No Comments

Comente

Mais artigos

Ver todos os artigos