O que é um CTA? Como usar de forma eficaz?

Se trabalhas com Marketing ou começaste recentemente o teu percurso no Marketing Digital, certamente já te cruzaste inúmeras vezes com o termo CTA, certo?

Mas – deixa-me adivinhar – ainda não percebeste bem o que é… Ou para que serve? Em que formatos pode surgir?

Afinal, o que se pode considerar um CTA?

Ou então já sabes isso tudo, mas os teus CTAs não estão a ser eficazes?

Quer te enquadres no primeiro grupo ou no segundo, este artigo vai ajudar-te!

As pessoas precisam de confiar em ti e na tua marca para comprarem os teus produtos ou serviços. E como conseguir a confiança delas? Oferecendo-lhes conteúdo interessante, útil e relevante para elas.

Porém, limitares-te a partilhar conteúdo útil não fará com que elas se tornem automaticamente clientes. Precisas de lhes mostrar aquilo de que precisam e o que podem estar a perder. E é aí que entra o Call-to-Action (CTA).

Neste artigo, vou explicar-te:

  1. O que é um CTA?
  2. Porque é importante utilizar o Call-to-Action?
  3. Para que serve o CTA?
  4. Como é um CTA?
  5. Onde devo usar o Call-to-Action?
  6. Como criar CTAs eficazes?
  7. Como analisar os resultados de um Call to Action?

 

O que é um CTA?

A sigla CTA significa Call-to-Action, o que traduzido para português corresponde a chamada para a ação.

Por outras palavras, o CTA é qualquer “chamada” – visual ou textual – que leve o utilizador a realizar uma determinada ação.

Considera-se, então, uma ferramenta essencial para promover ações de Marketing Digital e gerar leads qualificados.

O Call-to-Action é uma maneira de guiar as pessoas para darem o próximo passo dentro do teu funil de vendas, caso tenham interesse.

Assim, ao utilizar CTAs em cada passo, mostras ao utilizador aquilo que ele tem de fazer a seguir para usufruir do teu conteúdo, produto ou serviço, de modo a facilitar o processo para ambos os lados.

É muito importante criar CTAs específicas para cada etapa do funil de vendas e para cada Buyer Persona do teu negócio.

Saber escolher o tipo de Call-to-Action mais adequado para cada situação faz toda a diferença para atingir os objetivos de marketing digital.

Existem diversos tipos de CTA possíveis, como um link para outro post relacionado ou para a oferta de um conteúdo valioso para o utilizador, direcionando-o para uma landing page específica, por exemplo.

 

Porque é importante utilizar o Call-to-Action?

Como vimos, o CTA é uma ferramenta que impulsiona e conecta os utilizadores às próximas etapas do funil de vendas.

Profissionais de marketing que trabalham com Inbound Marketing, especialmente, sabem que o funil de vendas é uma das principais estratégias para converter e aumentar as vendas.

Mas a pessoa que está do outro lado, isto é, o potencial cliente, está simplesmente a navegar pela internet e, apesar de ter entrado no topo do teu funil de vendas, não sabe que há um caminho a ser percorrido.

Para se tornar num cliente efetivo do teu negócio, necessita de uma “mão” que o guie, ou seja, um incentivo para continuar adiante no funil de vendas.

E é aí que o Call to Action entra, com uma função mega importante: guiar os utilizadores, de etapa em etapa, até ao objetivo final.

Portanto, deves, obrigatoriamente, utilizar CTAs nas tuas estratégias de Marketing Digital, pois eles estão estritamente relacionados com o aumento das conversões e, consequentemente, das vendas.

 

Para que serve o Call-to-Action?

A principal função do Call to Action é levar o cliente até a próxima etapa do funil de vendas, basicamente. Não obstante, como estratégia de negócio, o CTA pode ter um objetivo mais específico.

Observa alguns dos objetivos mais comuns no mercado digital:

 

1. Ler outro post de blog

O Call-to-Action é ótimo para gerar tráfego para outro artigo do teu blog, por exemplo!

Podes sugerir ao utilizador, de maneira não intrusiva, que leia outro post sobre um assunto relacionado àquele que está a ler. Assim, além de ofereceres mais informação ao utilizador, algo pelo que ele ficará grato, ainda consegues fazê-lo permanecer mais tempo no teu blog!

Como podes fazê-lo? Atenta neste exemplo:

“Interessado em saber mais sobre Funil de Vendas? Lê já este artigo do nosso blog super completo sobre Buyer Personas e Funil de Vendas!”

 

2. Assinar a newsletter

Outro objetivo muito comum é sugerir que o utilizador assine a tua newsletter! Normalmente, isso faz com que as pessoas avancem inconscientemente para a próxima etapa do funil de vendas.

Quando uma pessoa subscreve a tua newsletter, é porque está realmente interessada no conteúdo que tens a oferecer. Assim, consegues entender melhor os interesses do teu público-alvo e produzir conteúdos mais relevantes.

Exemplo:

“Subscreve a nossa newsletter e fica a par de todas as novidades da semana sobre Marketing Digital!”

 

3. Seguir nas redes sociais

O CTA pode servir, igualmente, como convite para que os utilizadores que visitam o teu website sigam também a tua marca nas redes sociais!

Assim, podem conhecer melhor a tua marca e, além disso, podes impactá-los através de vários canais, fortalecendo a sua relação com a tua marca.

Exemplo:

“Gostaste deste post? Segue-me no Facebook, Instagram e LinkedIn, onde partilho outros conteúdos interessantes!”

 

4. Assistir a um vídeo

Para quem tem um canal de Youtube, por exemplo, e quer aumentar as visualizações dos seus vídeos, o CTA é perfeito para conduzir os utilizadores ao canal!

Podes recomendar um vídeo no Youtube que tem um conteúdo semelhante ao texto que acabaram de ler no teu blog.

Os utilizadores podem mesmo preferir consumir conteúdo em vídeo e agradecer-te!

Exemplo:

“Assiste já o nosso vídeo do Youtube que complementa esta informação!”

 

5. Fazer um download

Tens conteúdos relevantes e de qualidade para oferecer aos teus potenciais clientes? Oferece-os através de um Call-to-Action para as pessoas fazerem o download!

Assim, consegues transmitir às pessoas que és uma autoridade naquele assunto e fortalecer a relação com potenciais clientes. Outra estratégia interessante é oferecer um excerto de um conteúdo que vais vender posteriormente.

Exemplo:

“Descarrega o nosso E-book gratuitamente e aproveita as nossas dicas para melhorares os resultados das tuas estratégias de Marketing Digital!”

 

6. Compartilhar nas redes sociais

Quando os teus conteúdos são partilhados por outras pessoas, têm grandes probabilidades de chegarem a impactar outras pessoas potencialmente interessadas no teu negócio.

Por isso, colocar um CTA para as pessoas partilharem o teu conteúdo nas suas redes sociais contribui para aumentar o alcance e a notoriedade da tua marca.

Exemplo:

“Este conteúdo foi útil para ti? Partilha-o nas tuas redes sociais para que chegue aos teus amigos!”

 

7. Participar num evento

Se vais organizar um evento, o CTA é mais uma estratégia para o promoveres!

Através do Call-to-Action, consegues divulgar o evento e incitar as pessoas a inscreverem-se para participarem!

Mas lembra-te de que este tipo de CTA é sazonal, o que significa que só deverá ficar nas tuas páginas até à data de realização do evento.

Exemplo:

“Vou falar-te mais sobre esse assunto no webinar que acontecerá no dia x de abril no meu Instagram! Inscreve-te no LINK IN BIO.”

 

8. Direcionar para uma landing page

As landing pages são páginas com um objetivo de conversão específico, muito usadas no Marketing Digital. E nada melhor para direcionar os utilizadores para uma landing page do que uma CTA.

Os CTAs podem estar em qualquer página do teu website, nas redes sociais, em anúncios, etc.… Seja onde for, servem para direcionar o tráfego de forma eficiente.

Exemplo:

“Consulta aqui outros conteúdos sobre SEO!”

 

9. Comprar um produto

Uma das principais finalidades de um CTA é levar o utilizador a finalizar a compra.

Para isso, podes usar botões com cores que chamem a atenção e com textos apelativos, incluindo verbos no imperativo ou no infinitivo.

Exemplos:

“Garante já a tua vaga!”

“Aproveita agora esta oferta exclusiva!”

 

Como é um CTA?

Agora que já sabes o que é um Call-to-Action e qual a sua importância, mostro-te como ele costuma surgir na prática.

Os CTAs podem surgir sob diversas formas, mas têm sempre uma coisa em comum: são chamadas para a ação personalizadas e chamam a atenção do utilizador através do seu visual apelativo, impelindo-o a clicar e ver o que o reserva.

Eis os formatos mais comuns de CTA:

1. Banners

Este é um formato bastante utilizado em blogues, redes sociais e anúncios Google Ads na rede de Display.

Não possui uma posição ou formato fixos, podendo estar na área lateral de um site ou inserido no meio de um blogpost, por exemplo.

cta-banner

O ideal é que, enquanto o utilizador lê o texto, o CTA permaneça visível, chamando a atenção para alguma oferta ou conteúdo potencialmente relevante para ele.

 

2. Botões

Outro formato de CTA muito comum em páginas web, formulários de campanhas de e-mail marketing, landing pages, e-commerce, entre outros, são os botões.

Geralmente, este tipo de call to action ajuda o utilizador a iniciar ou concluir uma determinada ação.

Por exemplo, no meu HUB de Marketing Digital, existe um botão na landing page de cada curso para o adicionar ao carrinho! Observa:

cta-formato-botao

 

3. Links em texto

Este formato é bastante utilizado para a linkagem interna em artigos de blog e páginas de um site, de maneira a direcionar o utilizador para outro artigo ou página com conteúdo relacionado.

Além disso, é também utilizado em outros canais, como e-mail marketing e até e-books!

Na imagem abaixo, podes ver que o texto “consultar aqui o calendário do curso” tem um link associado. Ao clicar nele, o utilizador vai aterrar numa landing page com o calendário do curso, como seria de esperar.

cta-link-texto

 

4. Somente texto

Além de links, o CTA pode ser utilizado sob o formato de texto, simplesmente. Um texto persuasivo também serve para incitar o utilizador a tomar uma determinada ação.

Eis um exemplo tirado da minha conta de Instagram:

cta-formato-texto-marketing-digital

Neste post, sugiro aos utilizadores que consultem as informações sobre o curso através do meu LINK IN BIO (uma vez que não é possível usar links na caixa de descrição do Instagram, esta é a alternativa mais viável, a seguir aos links nos Stories para contas com + de 10 mil seguidores).

O CTA em formato de texto também pode ser usado nos artigos de blog e até em anúncios. Basta utilizar um texto atrativo de modo a direcionar o utilizador para a conversão!

 

Onde devo usar o Call-to-Action?

Provavelmente, já tens em mente alguns locais onde poderás (e deverás) usar CTAs, ainda assim, reuni aqui os principais canais onde podes inserir um CTA, de modo a facilitar-te o processo!

Os CTAs são muito versáteis e podem assumir várias formas, contudo, é importante perceber que tipos de CTA funcionam melhor em cada canal.

Por isso, mostro-te, de seguida, os locais habituais para colocar CTAs e exemplos bem-sucedidos:

Homepage e outras páginas

Normalmente, qualquer utilizador que aterra no teu website tem um objetivo em mente, seja ele a pesquisa de informação ou uma compra.

Portanto, nada mais natural do que inserir CTAs logo na homepage ou em páginas específicas de site para guiar o utilizador na sua navegação, de modo a chegar mais rápido àquilo que procura.

Eis um exemplo de CTA em formato botão que podes encontrar na minha homepage:

cta-formato-botao-marketing-digital

>E no rodapé da homepage, para o utilizador subscrever a newsletter:

cta-formato-botao-subscrever-newsletter

Da mesma forma, outras páginas de teu website podem conter um ou mais CTAs, de acordo com as ações que desejas que os utilizadores tomem.

 

Blogposts

Cada artigo publicado no teu blog tem um objetivo diferente, certo?

Pode ser atrair mais visitantes para uma determinada página, estimular a venda de um produto ou serviço, incentivar a subscrição de uma newsletter, etc.

Para isso, deves guiar o teu utilizador na direção certa para que tome o próximo passo que desejas. Como? Através de CTAs, pois claro! Por isso, é importante alinhar as chamadas para ação com o objetivo específico de cada post no blogue.

Podes usar um call to action em formato de texto, redirecionando o leitor para outros artigos ou páginas de teu site, inserir banners ao longo do conteúdo para oferecer materiais complementares, colocar botões para subscrever a newsletter, o que desejares!

O exemplo abaixo mostra um artigo aqui do blogue sobre SEO, onde incluo um CTA em formato de botão – a dizer “Contacte-me” – para incentivar o utilizador a solicitar um orçamento.

onde-usar-um-cta-artigo-blog

No final de cada artigo, tenho também CTAs em texto com links ou botões a fomentar a leitura de outros artigos! Observa:

call-to-action-onde-usar

 

Redes Sociais

As redes sociais são canais ótimos para as empresas estabelecerem uma relação mais próxima com o público.

Assim, constituem-se como uma via de publicidade pouco intrusiva e são locais os CTAs costumam resultar muito bem. Portanto, sempre que fizer sentido, coloca um call-to-action nos teus posts, de modo a guiares o utilizador para um próximo passo!

Toma como exemplo o post abaixo, tirado da minha página de Facebook, para divulgar um novo vídeo que coloquei no meu canal de Youtube, com 5 dicas para entrar no mercado do Marketing Digital:

video-como-entrar-marketing-digital

 

E-mail marketing

Praticamente todas as mensagens de e-mail marketing são acompanhadas de CTAs, orientando os destinatários para o próximo passo do nosso funil de vendas.

Os CTAs costumam aparecer como botões que redirecionam o utilizador para conteúdos relacionados, para landing pages de produtos ou para descarregar algum material relevante para ele.

e-mail-marketing-call-to-action

 

Anúncios

O objetivo de qualquer campanha de anúncios é levar o utilizador a completar uma ação, seja ela inscrever-se num evento gratuito, seguir o nosso perfil, ir ao nosso website, adquirir um produto, entre outros, certo?

Nesse sentido, um CTA bem pensado pode fazer toda a diferença na taxa de conversão do anúncio. Textos curtos, diretos e apelativos são os mais indicados para conquistar os resultados esperados.

Olha este exemplo de um anúncio que tenho a circular no Facebook:

anuncios-facebook

 

Vídeos

Também os vídeos devem, sim, ter um Call-to-Action!

Embora nem sempre seja possível criar botões de ação nos vídeos, podes (e deves) sempre estimular o utilizador a completar uma ação, seja através de um pedido no próprio vídeo ou no texto da caixa de descrição do vídeo (idealmente, ambos!).

Muito provavelmente, já reparaste que os youtubers pedem, durante o vídeo, para fazeres gosto e subscreveres o canal, caso tenhas gostado do conteúdo!

Observa o texto que coloquei na caixa de descrição do meu vídeo mais recente do Youtube:

o-que-escrever-caixa-de-descriçao-youtube

Como podes ver, deixei lá vários CTAs: pedi aos utilizadores para colocarem gosto, comentarem, subscreverem o canal e ativarem as notificações, e, por fim, seguirem-me nas redes sociais!

 

E-books e outros materiais

Também é possível inserir CTAs em materiais pedagógicos, como e-books. É outro local onde a chamada para ação pode impulsionar o utilizador a passar para a próxima etapa do teu funil de vendas.

No meu E-book sobre Google Ads, por exemplo, coloquei um CTA em formato texto a convidar o leitor a acompanhar este blogue! Vejamos:

ebook-google-ads

 

Agora que já sabes onde colocar Calls to Action, dou-te as minhas dicas para criares CTAs que convertem!

 

Como criar CTAs eficazes?

Não basta apenas criar um call to action com um texto aliciante e colocá-lo em qualquer lugar. São vários os fatores que influenciam a eficácia de um CTA.

Muitas vezes, ele acaba por se perder no meio de uma página cheia de conteúdo disperso, prejudicando os resultados. Por isso, é importante saber como podes fazer a tua oferta destacar-se, atraindo a atenção dos utilizadores.

Posto isto, apresento-te, de seguida, 9 dicas para criares um CTA eficaz e aumentares, assim, as conversões:

1. Aposta no contraste de cores

Todos os elementos do teu site (textos, imagens, logótipo, etc.) estão, de certa forma, a concorrer entre eles para chamar a atenção do utilizador.

Se quiseres que o utilizador olhe para o teu CTA principal da página em questão, é necessário que este esteja bastante visível e se destaque do restante conteúdo.

Usar uma cor que contraste com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir a atenção para o CTA, seja ele em formato de banner, botão ou link em texto.

 

2. Escolhe a posição certa

Posiciona o teu CTA num lugar com boa visualização, para onde o olhar do utilizador vá naturalmente.

Não queremos que ele tenha de chegar ao final da página para encontrar o CTA, pois a sua leitura pode não chegar tão longe… O melhor é não correr riscos!

Além disso, deves ter atenção ao contexto da oferta para escolher a localização do CTA. Por exemplo, se o objetivo é que o utilizador faça o download de um material, é interessante posicionar o CTA próximo de um excerto de texto que aborde um tema semelhante ao do material em questão. Faz sentido, certo?

 

3. Cria urgência

Procura criar um senso de urgência, mostrando como a ação a ser tomada é fácil e os resultados imediatos.

“Compre agora”, “Inscreva-se já”, “Faça hoje o download gratuitamente” são bons exemplos de CTA eficazes.

 

4. Usa números

Num CTA direcionado para a compra de um produto ou serviço, explicita o valor da oferta ou do desconto.

Bons exemplos são CTAs como “Clica aqui e ganha 25% de desconto”, “Compra agora e poupa 27€”, etc.

 

5. Sê específico

Como sabemos, o objetivo de um call to action é fazer o utilizador tomar uma determinada ação. Portanto, procura indicar da maneira mais clara e objetiva possível aquilo que ele deve fazer e como.

Ao invés de utilizares CTAs clichés, como “clica aqui” ou “inscreve-te aqui”, opta por CTAs mais específicas, como

“Descarrega já o teu E-book” ou “Solicita o teu orçamento!”.

Assim, reforças o benefício da ação para o utilizador e tornas tudo mais claro, para que não restem dúvidas.

 

6. Oferece algo que valha a pena ser clicado

Parece óbvio, mas, por vezes, acabamos por nos esquecer do mais importante: oferecer um conteúdo útil e relevante para o nosso público-alvo.

As pessoas não vão clicar no teu CTA só porque lhes estás a pedir, lamento. Elas precisam de ser convencidas de que receberão algo valioso em troca de ter clicado.

Por isso, certifica-te de que a tua oferta tem mesmo valor para a tua Persona e mostra-lhe isso!

 

7. Faz testes A/B

O teste A/B é um método para testar duas versões de alguma ação de marketing, de modo a descobrir qual terá o melhor desempenho. É muito útil para perceber se uma alteração num determinado detalhe do CTA (cor, localização, uma palavra) faz diferença na Taxa de Cliques..

Aconselho-te muito a fazeres testes A/B não só para CTAs mas para a maioria das ações online, de modo a descobrires onde estão os problemas e como podes melhorar os teus resultados.

Neste caso, aconselho-te a testares uma versão do CTA de cada vez. Não adianta mudar logo o copy e o design em simultâneo, porque isso vai impedir-te de saber exatamente o que fez a conversão melhorar.

Com vários testes específicos, consegues perceber mais facilmente o que deves mudar para chegares ao CTA ideal, poupando tempo e esforço.

 

8. Mede os resultados

Acompanha sempre os resultados que os teus CTAs estão a gerar. Mede o número de cliques, a taxa de conversão, e outras métricas que considerares relevantes.

Esse é um ponto chave para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing digital. E, claro, uma boa estratégia de Marketing Digital tem de incluir CTAs, pois são imprescindíveis para alcançares bons resultados!

 

 

Como analisar os resultados de um Call to Action?

A principal métrica de sucesso de um Call to Action é o CTR (Click-through Rate, ou Taxa de Cliques).

O CTR trata de responder à seguinte pergunta: de todas as pessoas que possivelmente viram o Call to Action, quantas clicaram?

O CTR será, então, a divisão entre o número de visitantes que o link obteve a partir do CTA e o número de visitantes da página onde está o CTA.

Por exemplo:

Se 1000 pessoas visitaram a página onde está o CTA e 100 visitaram a página para a qual aponta o CTA, o CTR será 100/1000, ou seja, 10%.

Existem algumas formas de termos acesso a essa informação. Aconselho sempre o Google Analytics para tudo o que se relacione com análise de dados, não obstante, neste caso, recomendo ainda uma outra ferramenta: o JotUrl.

O JotUrl tem uma funcionalidade de CTA com a qual é possível integrar com os tracking links na ferramenta.

Permite adicionar um CTA personalizado a cada link, contribuindo para gerar leads, envolver os potenciais clientes no funil de vendas e converter os teus seguidores em clientes.

Assim, podes nomear qualquer conteúdo e compartilhá-lo em todas as plataformas de redes sociais ou até mesmo offline, direcionando tráfego qualificado para qualquer lugar!

Eis um exemplo do próprio JotUrl:

joturl-ferramenta-marketing-digital-ctas-personalizados

Além de direcionarem tráfego para o teu website sempre que compartilhares algo online, estes links personalizados permitem-te também medir a eficácia das tuas ações de marketing digital, inclusive, o retorno do investimento em redes sociais.

Resumindo, o JotUrl vai permitir-te:

  • Direcionar facilmente tráfego para o teu website ao partilhares o website de outra pessoa;
  • Criar CTAs adaptadas a cada dispositivo, para impulsionar a instalação de aplicações móveis e reengajamento;
  • Anexar um CTA a cada link que partilhas com os teus seguidores nas redes sociais;
  • Alcançar mais visitantes qualificados para o teu website, ao sugerir-lhes conteúdo relevante;
  • Promover o teu website, newsletter, app ou produto de forma mais eficiente;
  • Obter mais retorno dos links que partilhas;
  • Impulsionar os utilizadores a completar uma ação (registar-se, partilhar, etc.) para terem acesso ao conteúdo;
  • Usar múltiplos templates de CTA: botão, formulário, imagem/anúncio, texto, entre outros.

Aconselho-te muito a consultares os planos do JotUrl e a tirar o máximo partido desta ferramenta! 😉

Se tiveres alguma dúvida ou precisares de apoio para alguma estratégia de Marketing Digital que pretendas executar, conta comigo!

Segue-me nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para estares a par de todas as novidades, tirares as tuas dúvidas e receberes dicas de Marketing Digital diariamente!

 

Até já,

Marco Gouveia

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