Google Analytics: O que é e porque é tão importante?

De certeza que já ouviste falar do Google Analytics, mas sabes por que razão deves tê-lo configurado no teu website? 🤔

 

Se estás farto de ouvir falar sobre o Analytics e ainda não entendeste bem em que consiste nem descobriste as inúmeras funcionalidades que possui, este é o artigo certo para leres! 😉

Apesar de hoje em dia ser quase regra ter o Google Analytics instalado, ainda muitas empresas deixam o potencial desta ferramenta um pouco por explorar.

Por isso, vou explicar-te tudo o que sei acerca do grande aliado de todos aqueles que necessitam estar a par de TUDO num website! 😀

Neste artigo, vais ler:

  1. O que é o Google Analytics?
  2. Para que serve?
  3. Por que razão devo instalar o Google Analytics?
  4. Como funciona?
  5. De que forma devo incluí-lo nos negócios?
  6. Como criar uma conta?

 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de Web Analytics que analisa e monitoriza websites, lojas virtuais, blogs e aplicações.

É um serviço gratuito oferecido pela Google, líder mundial em análises web. 😀

 

Para que serve?

Nesta era de informação ínfima, estamos rodeados de dados provenientes de inúmeras fontes e acabamos por nos sentir um pouco perdidos, não concordam? 

Afinal, de que forma podemos transformar esses dados em informação relevante para aumentar o desempenho dos nossos websites? 😟

É importante deixar claro que este sistema da Google não trata apenas dados…

Com a ferramenta instalada e configurada corretamente, consegues:

  • Entender padrões e tendências do tráfego do website
  • Aceder ao perfil de quem visita o teu website
  • Saber quais as páginas web mais visitadas
  • Verificar a quantidade de conversões
  • Ver que palavras-chave atraem potenciais clientes e os levam à conversão
  • Perceber que tipos de clientes e segmentos são mais lucrativos
  • Ter uma maior noção sobre quais as iniciativas de marketing digital mais eficazes
  • Saber a partir de que dispositivo as pessoas mais pesquisam pelo teu website
  • Ter acesso à sua localização geográfica
  • E muito mais! 

Como vês, o Analytics pode ser o teu grande aliado de negócio! 😉

 

O que pode o Google Analytics fazer por nós?

  • Fornecer métricas sobre os nossos visitantes e potenciais clientes;
  • Dar-nos ferramentas para segmentar e analisar dados mais facilmente e de forma mais rápida;
  • Ajudar-nos a fazer as perguntas certas.

Agora… O que NÃO pode o Analytics fazer por nós?

  • Relatórios sobre nomes de pessoas, endereços IP, etc.;
  • Fornecer qualquer informação pessoal sobre os nossos visitantes;
  • Encontrar todas as respostas por nós.

 

Atenção que o Google Analytics NÃO É uma bola de cristal! Apesar de estar lá perto… 😜

 

Por que razão devo instalar o Google Analytics?

Preparem-se, porque isto é o que todos nós queremos ouvir:

Deves instalar o Analytics porque ele é imprescindível para conseguires uma gestão mais eficaz, aumentando, em simultâneo, as receitas do teu website!

Irá ajudar-te a gerir campanhas online de forma mais eficiente.

De certeza que fazes mil e uma perguntas diariamente a ti próprio sobre o teu negócio online, e muitas delas podem ser facilmente respondidas abrindo o Google Analytics!

Acompanhar o comportamento da nossa audiência é fulcral a diversos níveis, mas deixo-te aqui algumas das razões principais:

Entender o melhor horário para as publicações

Através do Google Analytics consegues perceber os dias do mês, da semana e até mesmo as horas exatas em que as pessoas mais visitam e interagem com o teu website.

Com esses dados, além de poderes programar ações, ficas também a saber o que não fazer nos momentos de pico, como uma atualização de site que atingirá boa parte dos utilizadores.

Descobrir causas para o abandono do teu website

Se não estás a conseguir conversões, está, muito provavelmente algo errado, não concordas? 

Analisando a taxa de rejeição com os dados do Google Analytics consegues entender mais facilmente onde está o problema. 

Saber quais os dispositivos mais usados pelos utilizadores

Analisando o tráfego do teu website através do Analytics, consegues saber qual dispositivo tem sido mais usado pelos utilizadores para visitarem e navegarem no mesmo.

Estou sempre a bater na mesma tecla: otimização para mobile é imprescindível!

Esta questão pode inclusive prejudicar o posicionamento das tuas páginas nos resultados de pesquisa do Google.

Se os utilizadores chegam ao teu website maioritariamente por mobile, então é imperativo que invistas JÁ na otimização para mobile. Caso contrário, podes colocar essa tarefa mais para o fim da lista, mas não a podes, de todo, esquecer!

 

Ainda não estás convencido?…

Então continua a ler, porque há muitas outras vantagens!

Outras vantagens

  • facilidade de configuração
  • versão gratuita bastante completa
  • Personalização: é possível personalizar o Google Analytics para nos fornecer informação verdadeiramente valiosa e única para cada um de nós;
  • “Loja de paragem única“: permite-nos integrar, de forma fácil, dados de outras ferramentas Google, como o Search Console ou Google Ads;
  • Sem contratos ou Taxas Anuais: é uma ferramenta de Web Analytics de classe empresarial e gratuito!
  • Não estás a “voar às cegas”: sem web analytics, é impossível otimizar o desempenho das iniciativas de marketing e vendas.

 

Se já estás convencido e gostavas de aprender a monitorizar tudo o que acontece no teu website, usando essa informação para aumentar o número de visitas e conversões, tenho boas notícias para ti!

Nos dias 11, 18, 19, 25 e 26 de abril vou estar a dar um Curso Online de Google Analytics! Podes consultar mais informações sobre o Curso Online de Analytics aqui.

 

Como funciona o Analytics?

Este sistema vai mostrar-te todas as informações que precisas, e da forma que quiseres.

Podes ver tabelas, gráficos e muito mais!

As 4 partes principais do processo de análise a um website realizado pelo Analytics são:

A Recolha de Dados é feita por meio de:

  • Websites (através de um código JavaScript);
  • Aplicativos (através de um pacote SDK);
  • Dados de quiosques ou de sistemas de ponto de venda conectados à Web (através do Protocolo de Avaliação);
  • No caso dos Websites também existe a possibilidade de importação de dados através de API.

NOTA: O Google Analytics não permite a recolha de dados pessoais, como números de cartões de crédito, endereços de e-mails ou semelhantes.

 

⚠️ LIMITES DO GOOGLE ANALYTICS ⚠️

  • Limite de 10 milhões de “hits” por propriedade/mês. Acima desse número não existe garantia de que os dados sejam processados;
  • Latência do Processamento de Dados: 24 a 48 horas.

NOTA: Hits são interações dos utilizadores com o website, como uma visualização de uma página, eventos ou uma transação!

 

Configuração e Processamento

O Google Analytics processa os dados, aplicando configurações da conta, como filtros e informações de contas conectadas, como por exemplo Google AdWords, Adsense e Webmaster Tools.

Relatórios

Depois do processamento, o utilizador poderá aceder aos dados através dos relatórios da versão web ou através do uso da API do Analytics para extrair dados para outras ferramentas de reporting.

Como incluir o Google Analytics nos negócios?

O Google Analytics pode ser incluído nos negócios ao nível da auditoria e estratégia.

Estes são os passos que eu costumo seguir:

  1. Antes de implementar, descubro quais devem ser os objetivos;
  2. Implementação e personalização: Procuro soluções analíticas projetadas para monitorizar os objetivos;
  3. Análise e informações: Analiso os dados continuamente para gerar informação atrativa que melhore o desempenho;
  4. Repetir e alterar: Os objetivos e prioridades vão mudando ao longo do tempo, pelo que temos de estar sempre atentos!

Antes da configuração propriamente dita, há que realizar um PLANEAMENTO rigoroso. 

Plano de avaliação

  • Definir os objetivos do negócio (e-commerce, geração de leads, geração de conteúdo, branding, entre outros);
  • Identificar as principais métricas (Indicadores Chaves de Desempenho – KPI’s);
  • Determinar como os dados deverão ser segmentados.

Plano de implementação

  • Definir os códigos a serem adicionados ao website;
  • Configurar filtros para a segmentação dos dados.

Plano de validação

  • Refinar o plano de acordo com as alterações nos objetivos de negócio ou mudanças técnicas.

 

Como criar uma conta no Google Analytics?

Para configurares o Google Analytics precisas, em primeiro lugar, de uma conta Google. Aconselho que utilizes uma conta Google à qual somente tu tenhas acesso e seja de uso profissional.

Basta ir à página inicial do Google Analytics e criar uma conta.

Depois, o próprio sistema indicar-te-à os próximos passos. Após clicares em “Inscrever-se” e preencheres os dados pedidos, receberás um código de acompanhamento.

Esse código deve ser inserido em todas as páginas do teu website. Geralmente, em páginas html o código é adicionado antes da tag </head>.

Cuidado, pois o local de inserção do código pode variar! Se o teu website foi feito em WordPress, por exemplo, podes procurar uma opção para colocares o código no header, ou até mesmo instalar um plugin para facilitar o processo.

Muito bem! 

Agora só tens de esperar 24h para que os teus dados comecem a ser recolhidos e monitorizados! 🙌

Caso pretendas que outras pessoas utilizem o Analytics para o mesmo website, não há problema nenhum, podes conceder esse acesso no próprio sistema!

 

Por último, deixo-te aqui a informação sobre os meus Cursos Online a decorrer:

Google Analytics 

  • 11, 18, 19, 25 e 26 de Abril 

Podes consultar mais informações sobre o curso de Google Analytics aqui.

 

SEO+WordPress 

  • 30 de Março e, 1, 3, 6 e 8 de Abril
  • 27, 30 de Abril e 4, 6 e 8 de Maio

Podes consultar mais informações sobre o curso de SEO Online aqui.

 

Google Ads 

  • 29 de Abril, 1, 7, 11 e 13 de Maio

Podes consultar mais informações sobre o curso de Google Ads Online aqui.

 

Temos também vários Workshops online que podem ser do teu interesse:

Google Tag Manager e Data Studio  – 13 a 16 de abril (duração de 8h) – com Manuel Azevedo

Marketing Automation e E-mail Marketing – 14 a 23 de abril (duração de 8h) – com Rui Patarrana

WordPress SEO – 18, 19 e 25 de abril (duração de 8h) – com Marco Gouveia.

Instagram e Facebook Ads – 13 a 22 de abril (duração de 12h) – com Sara Lopes

Google Shopping – 18, 19 e 25 de abril (duração de 8h) – com Miguel Pereira

Estratégia e-Commerce  – 17, 20, 22 e 24 de abril – com Miguel Pereira

 

E ainda há mais!!!

 

A equipa Marco Gouveia preparou também para ti um conjunto de Webinares (LIVE) totalmente GRATUITOS que decorrerão no Facebook e Instagram! Fica atento! 😉

Google Tag Manager e Data Studio – 4 de abril às 18h30 – com Manuel Azevedo

WordPress SEO – 7 de abril às 18h30 – com Marco Gouveia

Instagram & Facebook Ads – 9 de abril às 18h30 – com Sara Borges Lopes

Ecommerce & Google Shopping – 11 de abril às 18h30 – com Miguel Pereira

Também te podes inscrever no ciclo de webinares de marketing digital  aqui.

Aproveita para colocar todas as tuas questões numa conversa informal, descontraída e recheada de conhecimento! 😊

Qualquer dúvida, não hesites em escrever nos comentários abaixo! 👇👇

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