6 Dicas de SEO para Otimizar Websites

Quem trabalha no mundo digital sabe perfeitamente que SEO (Search Engine Optimization) consiste num conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar a posição de um website na página de resultados do motor de busca, contribuindo para aumentar o tráfego orgânico. Mas quantos de nós sabem realmente quais são os fatores de SEO mais importantes e como aplicá-los? Nos próximos dois artigos vou apresentar-vos algumas dicas de SEO para que possam otimizar o vosso website.

  • Usar Palavras-Chave Long Tail: As palavras-chave curtas são tipicamente mais genéricas e têm maior concorrência, implicando assim um maior esforço para aparecer bem posicionado na página de resultados do motor de busca e estando habitualmente associadas a uma menor taxa de conversão. Neste sentido, aconselho-vos a usarem palavras-chave long tail ao longo dos vossos títulos, subtítulos e textos. Por exemplo, em vez de usar a palavra-chave “loja de malas”, podem recorrer à palavra-chave “loja de malas de pele em Lisboa”;

 

  • Usar Palavras-Chave de Marca: Apesar de (provavelmente) as palavras-chave de marca gerarem menos tráfego que as genéricas, não podem descurar o vosso posicionamento na página de resultados do motor de busca para estes termos. Primeiro, porque terão menos concorrência para estas palavras-chave. Segundo, porque não aparecer em primeiro lugar quando os utilizadores pesquisam pela vossa própria marca significaria perder uma enorme vantagem competitiva;

 

  • Usar Palavras-Chave LSI: Palavras-chave LSI são termos que estão relacionados com a vossa palavra-chave original. Ao recorrerem a estes termos, estarão a contribuir para que o motor de busca compreenda melhor qual o tema da vossa página, aumentando a probabilidade de que esta apareça na página de resultados para palavras-chave relacionadas;

 

  • Monitorizar as Palavras-Chave: Criar alertas para determinadas palavras-chave permitirá que sejam informados sempre que bloggers publiquem artigos sobre um certo tópico de interesse para vocês;

 

  • Escrever Descrições Meta mais Compridas: As Descrições Meta consistem no texto que é visível na página de resultados do motor de busca quando alguém pesquisa por um termo para o qual a vossa página está intitulada a aparecer. Habitualmente os utilizadores recorrem a estas descrições para escolher qual o resultado mais relevante como resposta ao que procuram e, portanto, o resultado no qual devem clicar. Quando vocês escrevem uma descrição meta específica, esta não terá mais de aproximadamente duas linhas. Contudo, se deixarem o motor de busca escolhê-la por vocês (a informação será retirada diretamente da vossa página), estas descrições terão um tamanho que poderá ser até duas vezes superior. Se inserirem uma pequena descrição da página no seu topo, existe uma grande probabilidade que o motor de busca a use como descrição meta;

 

  • Recorrer a Modificadores de Tags: Sugiro que incluam modificadores de tags nos vossos títulos para que aumentem a probabilidade de aparecerem bem posicionados na página de resultados do motor de busca. Alguns bons exemplos são “As melhores dicas de SEO”, “Dicas de SEO 2016”, “Top 10 dicas de SEO” e “Guia de SEO”.

Querem aprender mais dicas de SEO? Esperem pelo próximo post!

  • 23 de December de 2016
  • Blog

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

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1 Comment
    • Sara Jesus
    • 7 de January de 2017
    Reply

    Bom dia Marco, no tópico “Escrever Descrições Meta mais Compridas” estás a sugerir que voltemos a colocar o campo metadescription em branco optando por uma descrição no topo da página? Deixando ao critério do motor a otimização da metadescrição (tamanho e match keyword pesquisa)?

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