O que é o E-mail Marketing?

¬†‚ÄúO E-mail Marketing morreu‚ÄĚ, dizem eles…

Contudo, na minha opinião, o E-mail Marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes de Marketing Digital:

Permite estabelecer rela√ß√£o com as pessoas, clientes e potenciais clientes, para al√©m de que aumenta a notoriedade da marca e alavanca (sim, e muito) as convers√Ķes em vendas!

(Se se ouve dizer que o E-mail Marketing morreu é porque, por muito tempo, o E-mail Marketing foi associado a spam e publicidade demasiado intrusiva

Porém, graças ao desenvolvimento da automatização de marketing, este canal tornou-se um dos melhores para fazer chegar as mensagens certas às pessoas certas e no tempo certo!)

Vamos l√°, ent√£o, desmistificar isto:

O que é o E-mail Marketing?

O E-mail Marketing √© uma estrat√©gia de Marketing Digital que consiste no envio de e-mails para um determinado p√ļblico, de forma mais ou menos consistente. Este ‚Äúp√ļblico‚ÄĚ pode ser proveniente de uma base de contactos de clientes ou mesmo das leads geradas por meio de outras estrat√©gias.

O contacto entre uma empresa e os seus consumidores ou leads, via e-mail, pode ser feito a partir de uma segmentação de contactos em conjunto com o uso de ferramentas de automatização. Estas  permitem uma personalização rápida e eficaz das mensagens.

ūüĎČ Esta estrat√©gia √© extremamente interessante e que podes aprender a fazer com a nossa team. As nossas forma√ß√Ķes de E-mail Marketing s√£o as que esgotam mais rapidamente:¬†garante j√° a tua vaga no Curso de E-mail e Marketing Automation!)

Os exemplos de E-mail Marketing mais comuns s√£o:

  • Promo√ß√Ķes
  • Folhetos de publicidade em formato digital
  • Confirma√ß√£o de uma compra online
  • Newsletters

Antigamente, o e-mail era um canal de comunica√ß√£o generalista, de massas, e as mensagens enviadas n√£o eram, de todo, direcionadas ou personalizadas para um p√ļblico espec√≠fico. Da√≠ ter referido que o E-mail Marketing era considerado uma fonte de spam

De facto, era tido como um tipo de comunica√ß√£o muito invasivo e as pessoas n√£o gostavam de receber publicidade por essa via, pois, uma vez que n√£o era direcionada para elas, n√£o lhes interessava. ūüôĀ

Porém, o E-mail Marketing tem vindo a evoluir bastante e, atualmente, é considerado uma das melhores estratégias para comunicar de forma mais pessoal com os consumidores, através de uma troca direta de mensagens relevantes para eles. 

 

Porque devo usar o E-mail Marketing no meu negócio?

Hoje em dia, s√£o as redes sociais que ocupam o centro do palco do Marketing Digital. Por√©m, ainda assim, o E-mail Marketing continua a ser uma excelente op√ß√£o para quem consegue obter com facilidade endere√ßos de e-mail e gostava de aumentar a relev√Ęncia da sua marca.

Eis algumas estatísticas interessantes sobre E-mail Marketing:

  • Existem, atualmente, 3,9 mil milh√Ķes de pessoas que utilizam o e-mail diariamente.
  • 46% dos e-mails s√£o abertos em smartphones.
  • 73% dos millennials preferem que as comunica√ß√Ķes das empresas sejam enviadas via e-mail.
  • Os profissionais de marketing que fazem campanhas com segmenta√ß√£o registam um aumento de 760% no retorno do investimento (ROI).¬†
  • 35% dos profissionais de marketing enviam aos seus clientes 3-5 e-mails por semana.
  • 78% dos profissionais de marketing observaram um aumento no engagement dos seus e-mails nos √ļltimos 12 meses.
  • 80% dos profissionais de vendas acreditam que o E-mail Marketing aumenta a reten√ß√£o de clientes.
  • 59% dos entrevistados dizem que os e-mails influenciam as suas decis√Ķes de compra.

(Fonte: HubSpot)

Ora, isto s√≥ prova o impacto gigantesco e positivo que esta ferramenta pode ter. O E-mail Marketing n√£o morreu de todo, e √© uma √≥tima forma de aumentar as convers√Ķes de um neg√≥cio, mesmo hoje em dia!

Eis as raz√Ķes que o explicam:

  • Grande Alcance

Sabemos que quase todos os utilizadores da Internet possuem e-mail e usam-no diariamente ou, pelo menos, semanalmente. Sempre que criamos um login em qualquer website ou plataforma de rede social, por exemplo, recorremos ao nosso endereço de e-mail.

Assim, verifica-se que o e-mail é, de facto, algo essencial no mundo online e que quase todos usam no seu dia-a-dia. O E-mail Marketing é fulcral para a comunicação B2B e B2C.

  • ¬†Impacto Previs√≠vel

Quando a tua empresa publica um post numa plataforma de redes sociais (toma o exemplo do Facebook), é provável que nem todos os teus seguidores o vejam. Isto acontece por culpa dos algoritmos que, supostamente, indicam as mensagens mais relevantes para cada utilizador.

Desta forma, o alcance de certos posts nas redes sociais n√£o √© nada previs√≠vel. Por outras palavras, torna-se imposs√≠vel controlarmos o n√ļmero de pessoas que v√£o ver e¬† interagir com as tuas publica√ß√Ķes.

No e-mail marketing, acontece exatamente o contrário! Este canal tem a grande vantagem de ter um alcance gigantesco e previsível. Se selecionares 100 endereços de e-mail para enviares a tua mensagem, todos eles vão receber o e-mail que enviaste na sua caixa de entrada (e, se a tua estratégia de e-mail marketing for bem executada, é muito provável que a maior parte abra, efetivamente, o e-mail!).

  • Formato Flex√≠vel

O e-mail é a tela em branco que todos os profissionais de marketing digital desejam! Uma mensagem enviada por e-mail não tem limites de caracteres, e até podes incluir nele emojis, imagens e GIF.

Podes fazer um e-mail com o template que quiseres e colocar elementos gr√°ficos ou podes, simplesmente, escrever um texto da mesma forma que escreves uma mensagem pessoal para os teus contactos.

Com o e-mail, podes comunicar por mensagens curtas e direcionar os destinatários para diferentes páginas web. Podes, igualmente, contar uma longa história. Esta é uma das grandes vantagens do E-mail Marketing: a liberdade para formatares a mensagem como desejares!

  • Alto Retorno Financeiro

Quando quiseres come√ßar uma estrat√©gia de e-mail marketing, precisas somente de 3 ingredientes: um dom√≠nio (no meu caso, √© ‚Äúmarcogouveia.pt‚ÄĚ), uma ferramenta de e-mail marketing e uma pessoa para executar a estrat√©gia estabelecida.

(ūüĎČ A escolha de uma boa ferramenta de e-mail marketing √© algo indispens√°vel. Acede j√° √† Checklist de E-mail Marketing ¬†que elaborei para te ajudar a avaliar as diferentes plataformas de e-mail marketing consoante a tua √°rea de neg√≥cio! ūüėČ)

O mercado tem ao teu dispor diversas op√ß√Ķes que atendem aos mais variados n√≠veis de necessidade. Existem, at√©, ferramentas gratuitas, como o MailChimp, por exemplo.

Não obstante, independentemente da ferramenta que escolheres, o investimento, em princípio, não vai ser muito alto. Por essa razão, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta o ótimo retorno financeiro! Não necessitas de fazer um grande investimento inicial e tens a possibilidade de gerar um grande volume de receitas.

 

Como integrar o E-mail Marketing na minha estratégia de negócio?

O E-mail Marketing pode ser MUITO chato, se n√£o for bem feito.

Ele é, geralmente, visto a partir de uma perspetiva comercial, de vendas; no entanto, é importante em muitos outros segmentos de um negócio. 

Ora observa:

  • Manuten√ß√£o da Rela√ß√£o Com os Consumidores

Quando uma pessoa aceita fornecer o seu e-mail a uma empresa, está a aceitar que exista uma comunicação mais ou menos constante entre si e essa mesma empresa.

Infelizmente, muitas empresas não têm a preocupação de fazer um follow-up das suas leads e acabam a perder muitas oportunidades de venda a partir das mesmas.

√Č importante, assim, ter sempre isto presente: o E-mail Marketing √© uma excelente ferramenta para manter um relacionamento com os consumidores, para que estes n√£o se esque√ßam da marca e venham a ter interesse em comprar os seus produtos.

  • Promover Conte√ļdos

Aproveita o e-mail para enviares n√£o s√≥ descontos e promo√ß√Ķes como tamb√©m conte√ļdos relevantes para os teus clientes!

Promover os conte√ļdos que criamos √© essencial, para o sucesso de uma estrat√©gia de marketing. Se n√£o promovemos os nossos conte√ļdos, ningu√©m os vai ver, e significam apenas perda de tempo.

Tal como as plataformas de redes sociais, o e-mail √© um √≥timo canal para promover conte√ļdos! O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir (e muito) para que os conte√ļdos do teu blogue recebam mais visitas. Desta forma, o E-mail Marketing √© um √≥timo aliado para aumentares a visibilidade da tua marca no digital!

  • Nutrir leads

Este ponto √© fulcral para transformar os assinantes, ou seja, aquelas pessoas que aceitaram fornecer-te o seu e-mail, em leads e, por sua vez, em clientes. Para que isto aconte√ßa, √© necess√°rio ‚Äúeducar‚ÄĚ os contactos sobre o nosso neg√≥cio e fortalecer o relacionamento com eles.

O e-mail é o melhor canal para isto, pois permite que envies mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo. Logo, se já utilizas uma ferramenta de automatização de marketing, podes igualmente recorrer ao e-mail marketing para nutrires as tuas leads!

  • Vender

Obviamente, o E-mail Marketing √© uma √≥tima estrat√©gia para aumentar as vendas. Todos n√≥s j√° recebemos e-mails com ofertas ou promo√ß√Ķes, certo? E mais‚Ķ muitas vezes acabamos por aproveitar, ou estou errado? ūü§Ē

√Č poss√≠vel levares os teus contactos a comprarem com apenas um clique a partir do e-mail. Isto facilita todo o processo de compra e costuma resultar muito bem! Por isso, aproveita o e-mail para promoveres os teus produtos e dares a conhecer as tuas promo√ß√Ķes!

(S√≥ tens de ter cuidado com a relev√Ęncia!)¬†

#DicaNinja: Envia e-mails para as pessoas que j√° se mostraram realmente interessadas nos teus produtos ou no teu conte√ļdo. Caso contr√°rio, s√≥ ir√°s aborrec√™-las, e isso n√£o √© nada bom para uma marca…

Agora, para que n√£o ‚Äúaborre√ßas‚ÄĚ as pessoas com os teus e-mails, dou-te tamb√©m algumas Dicas para Escrever E-mails Fant√°sticos!

 

Dicas para Escrever E-mails Fant√°sticos

Depois de…

‚úĒÔłŹEscolheres a ferramenta mais adequada para enviares os teus e-mails…

‚úĒÔłŹ Selecionares um template bonito, simples e claro…

¬†‚úĒÔłŹ Reunires a tua lista de contactos…

Só falta começares a elaborar os e-mails!

Costumo dizer que o E-mail Marketing não morreu, mas há quem o mate, por não saber usá-lo…

Por isso, para que consigas ter todo o sucesso possível proveniente de uma estratégia de E-mail Marketing, vou dar-te os meus conselhos para escreveres e-mails TOP!

ūüĎČ Antes, podes espreitar os MEGA insights que te deixei sobre E-mail Marketing: 6 Dicas para Aumentar a Taxa de Abertura!¬†

Aqui v√£o alguns conselhos para escreveres e-mails fant√°sticos:

  • Mant√©m o Texto Curto

Tenta manter o texto dos teus e-mails claro e conciso. O tempo médio de atenção dos seres humanos é de cerca de 8 segundos, portanto, não vale a pena escrevermos um texto que demore 8 minutos a ser lido, certo?

Depois, tens de rever, rever e rever‚Ķ Cortar, cortar e cortar! Todas as palavras que possam ser retiradas, devem ser exclu√≠das do teu texto. Vai direto ao assunto e evita distra√ß√Ķes!

  • Adota uma Linguagem Adequada

Tem sempre em aten√ß√£o o teu p√ļblico-alvo. Para quem est√°s a escrever? Certamente, ser√° diferente escrever e-mails para um p√ļblico jovem e para um p√ļblico mais adulto, por exemplo.¬†

A partir daí, determina o tom de conversa a utilizar em TODOS os teus e-mails!

Tenta sempre criar proximidade com a tua lista de contactos através do texto, personalizando-o ao máximo. Tratar o leitor pelo nome costuma ser uma boa estratégia! 

  • N√£o tentes vender desesperadamente

Normalmente, as pessoas n√£o gostam de um tipo de publicidade invasivo, que lhes tenta vender produtos desesperadamente. J√° o dizia o #boss Gary Vaynerchuck, no ic√≥nico Jab, Jab, Jab, Right Hook. Os leitores querem ter acesso a conte√ļdo de qualidade e ofertas exclusivas, n√£o querem que lhes sejam empurrados produtos para comprarem quase obrigados, n√£o concordas?

Assim, juntos, discorremos os pilares deste assunto que é demasiadamente subvalorizado, hoje em dia. Espero mesmo ter conseguido fazer-te, pelo menos, refletir sobre ele sob uma perspetiva distinta.

Quanto a ti, és #TeamEmail ou #TeamNoEmail?

Espero ouvir de ti, ninja!

Até já,

Marco

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