15 Estratégias de Marketing Digital para implementares no teu negócio

O conceito de Marketing Digital ainda é bastante confuso para algumas pessoas. Tanto que muitos pequenos empresários acreditam que adotar este tipo de estratégia é muito complexo, não trará resultados e não se aplica a empresas muito pequenas. 

Como toda a forma de propaganda, no Marketing Digital os resultados podem demorar um pouco a aparecer, mas isso não significa que a sua estratégia não trará ganhos ou que estamos a fazer algo incorretamente.  

Ainda assim, se algo realmente não estiver a correr como imaginávamos, esta forma de propaganda permite que os rumos da estratégia adotada sejam corrigidos rapidamente, com pouco tempo e recursos limitados. 

Para mostrar que isso é possível, preparei 15 estratégias simples de Marketing Digital que poderás implementar no teu negócio, melhorando, em pouco tempo, a indexação das tuas páginas, o tráfego para o teu website e as taxas de conversão e de abertura de e-mail, por exemplo. 

Vamos lá! 😃

 

1. Não exponhas posts inteiros na Homepage

Um utilizador que acessa uma página do teu website quer que esta carregue logo, não concordas? 

Uma página que demora muito a abrir perde visitas, visto que ninguém está disposto a esperar horas para visualizar uma página web. 

Por isso, uma boa estratégia de Marketing Digital que podes implementar no teu negócio é não exibir posts inteiros na tua homepage. Assim, a página carregará muito mais rapidamente, aumentando o número de visitas! 😉

Quando esse tipo de material não é exibido na homepage, conseguimos avaliar, com mais precisão, a audiência exata de cada um dos conteúdos disponíveis no nosso website, além de não corrermos o risco de publicar material repetido (o que pode prejudicar os nossos resultados nos motores de pesquisa). 

DICA: Se o teu blog ou website exibem automaticamente os posts por inteiro, podes adicionar a extensão “more” nas publicações, tornando a página mais dinâmica e atrativa!

 

2. Usa as palavras-chave mais pesquisadas no teu website para escreveres os títulos

Outra estratégia simples que podes adotar para escreveres os títulos é utilizar sempre as palavras-chave mais pesquisadas pelos utilizadores durante as suas visitas ao teu website. 

Esta estratégia é vantajosa, pois o Google costuma valorizar bastante a frase vista no navegador, também chamada Page title. 

 

3. Inclui Calls-to-Action

O Call-to-Action, ou CTA, é uma estratégia de Marketing Digital que pode trazer maravilhas ao teu negócio!

Porquê?

Porque é através do Call-to-Action que consegues guiar os utilizadores dentro do teu website! O CTA indica aos utilizadores o que fazer, para onde ir e quais os próximos passos enquanto navegam pelo teu website! 

Por isso, não percas a oportunidade de aproveitar este excelente recurso! Inclui os CTA’s em todos os pontos que conseguires!

DICA: Alguns locais que, normalmente, geram bons resultados são os posts publicados recentemente e os materiais disponibilizados para download. 

 

4. Usa e abusa do poder das imagens

Conheces aquele dito popular que diz que “a imagem vale mais do que mil palavras”?

Pois, na internet, essa frase não só está certa, como vale OURO!!! 

Portanto, na hora de ilustrar os teus textos, não coloques uma imagem qualquer. Procura imagens com uma boa qualidade, bem feitas, enquadradas e produzidas e, principalmente, que estejam relacionadas com o tema da publicação em questão. 

Mas, cuidado: o uso indevido de imagens na internet é facilmente identificado, e pode dar uma grande dor de cabeça para quem comete esse delito (sim, isso é um crime!). 

DICA: Para não correres esse risco, opta por explorar os bancos de imagens! Existem ótimas alternativas gratuitas para quem tem um orçamento reduzido. 

 

5. Não esquecer do atributo Alt nas imagens

Os bots do Google analisam toda a informação que estiver disponível num website. Isso inclui não apenas o texto, mas também as imagens que estiverem vinculadas ao mesmo. 

Por isso, sempre que incluires imagens nastuas publicações, não te esqueças de preencher o atributo alt! 

Esse indicativo não apenas permite que o Google compreenda do que se trata a foto, como também faz o papel de legenda sempre que a imagem não for exibida (quando a página tem problemas de carregamento, por exemplo). 

Imagens com o atributo Alt e que tenham relação com o texto aumentam ainda mais o posicionamento de uma página no do ranking do Google. 

 

6. Inclui links na assinatura do e-mail

Esta é uma dica muito simples e que não requer grandes conhecimentos em Marketing Digital. 

Tens um e-mail próprio? 

Que tal incluir na assinatura final os links para o blog ou website da tua empresa?

Tens redes sociais corporativas? Ótimo! Inclui também esses links para as mesmas!

Desta forma, todas as pessoas com quem comunicares por este meio poderão conhecer os teus canais e aproximar-se da tua empresa mais facilmente! 

Assiste já ao meu vídeo sobre Como medir as conversões que vêm da assinatura de e-mail?

 

7. Coloca botões de compartilhamento para redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta não apenas de comunicação, mas principalmente de compartilhamento de conteúdo. 

Então, para aproveitar todo esse poder, não te esqueças de colocar no teu blog ou website botões de compartilhamento para as tuas redes sociais!

Em algumas plataformas, como o WordPress, esses botões podem ser instalados facilmente. Basta que instales plugins gratuitos que façam essa inserção. 

 

8. Fica atento ao conteúdo postado

Durante a publicação de conteúdo, é preciso ter atenção redobrada, principalmente com o risco de inserir conteúdo duplicado em alguma das tuas páginas. 

Textos duplicados ou que redirecionem para dois sítios distintos podem prejudicar a tua estratégia de Marketing Digital e penalizar o teu website quanto ao posicionamento no Google. 

Porquê? 🤔

Porque, assim, os utilizadores não saberão realmente qual é o conteúdo original, e isso não é bom para ninguém: não é bom para os utilizadores, não é bom para o Google, nem, consequentemente, para ti!

 

9. Aproveita os teus conteúdos nas Redes Sociais

Produziste um excelente material ou o teu website já está com uma quantidade satisfatória de conteúdo?

Então, que tal repercutir esse material nas tuas redes sociais, através de Call-to-Actions?

Esta estratégia de Marketing Digital não só te ajudará a conseguir novos visitantes para o website como também permitirá que as pessoas que não conhecem efetivamente a tua empresa saibam mais sobre o negócio, através de publicações mais antigas! 

Para aproveitares o potencial desta ideia e não te perderes com os conteúdos a serem publicados, o ideal é criar uma forma de controlo, como folhas de Excel ou Google Sheets, por exemplo. 

 

10. Anuncia landing pages nas Redes Sociais

As redes sociais não são apenas uma ótima ferramenta para disseminação de conteúdo. Elas podem ajudar, e muito, a aumentar o número de leads!

Para isso, basta divulgar as call-to-actions nas redes sociais, inserindo links diretos para landing pages.

Desta forma, é possível aumentar o número de e-mails de contatos realmente interessados ou que tenham potencial interesse na tua empresa e nos seus produtos e/ou serviços!

 

11. Impulsiona as tuas ofertas no Facebook

Quando pensamos em redes sociais, o Facebook é, sem dúvida, muito importante (tendo mais de um bilhão de pessoas com uma conta). 

Mas o Facebook pode dificultar um pouco a vida de quem está habituado a anunciar nas redes sociais, pois limita a visualização de algumas publicações. 

Para escapar a essa armadilha, basta impulsionar as publicações. Assim alcançarás um número maior de pessoas. 

Ao impulsionar uma publicação no Facebook, consegues atingir um público-alvo específico, refinando ainda mais a tua atuação, definindo a localização exata que pretendes atingir, criando uma publicação com a aparência que desejares e até mesmo programar o melhor horário para que aquele post seja publicado. 

 

12. Envia e-mails segmentados

Há algum tempo, quando se pensava em e-mail marketing, a ideia que vinha à cabeça era de que quanto mais pessoas recebessem a nossa mensagem, maior a probabilidade de sucesso. Não importava muito se os utilizadores estavam ou não interessados no produto, não é?

Nos dias de hoje, adotar uma estratégia assim pode ser muito arriscado, pois as políticas de controlo de mensagens indesejadas estão muito mais rígidas. E uma empresa cujas mensagens são denunciadas como spam perde muitas posições no ranking do Google. 

Então, para não sofrer com punições e muito menos entupir a caixa de mensagens de pessoas que não estão interessadas nos nossos produtos, é fundamental que segmentemos os e-mails

É sempre preferível enviar as mensagens às pessoas que realmente tenham demonstrado interesse em consumir os nossos produtos ou utilizar os nossos serviços. ✔️

Esses contatos poderão ser obtidos via Landing Pages. São as leads, que irás captar com a ajuda dos call-to-actions que falámos anteriormente. 

 

13. Tens uma oferta? Envia um e-mail exclusivo sobre o assunto

Algumas empresas, para poupar tempo e atingir uma base maior de pessoas, divulgam as suas novidades via newsletter, um texto maior, com diversos assuntos. 

Se já fizeste isto ou estás a pensar em adotar este tipo de estratégia, repensa agora.

Quando divulgas numa newsletter conteúdos relevantes, como publicações novas ou materiais para download, acabam por se ir perdendo no meio dos diversos conteúdos da newsletter. Isto na minha opinião, claro! 

Para evitar esse problema, o ideal é que envies um e-mail para a tua base de clientes contando a novidade e convidando os contactos para que vejam o novo conteúdo disponível. 

Desta forma, poderás perceber que os resultados serão muito mais expressivos do que se apenas tivesses comunicado as pessoas via newsletter, por exemplo. 

 

14. Cria Landing Pages

Como já ficou bem claro ao longo deste texto, as landing pages são ferramentas muito importantes para quem quer alcançar um grande número de pessoas. 

Portanto, não tenhas medo de criar este tipo de páginas!

Cria várias e disponibiliza no conteúdo formas de os consumidores interajam com a tua marca! Pode ser, por exemplo, com atalhos ou até mesmo via chats com consultores.

 

15. Experimenta os pop-ups para atrair mais pessoas

Talvez tenhas estranhado esta dica, uma vez que muitas pessoas optam por bloqueadores de pop-up, não é? 

É verdade que a publicidade é detestada pela maioria dos utilizadores, porém, quando, por exemplo, é oferecido um diferencial, como o download de materiais interessantes e únicos, a publicidade pode tornar-se algo que as pessoas até apreciam! 😀

Então, que tal experimentar?

Agora está na hora de meter em prática todas estas dicas e assistir aos resultados! 😉

Diz-me, nos comentários abaixo, se este conteúdo foi útil para ti! 👇👇👇

 

Até à próxima!

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