Google AdWords Shop The Look

2

No final de Agosto, o Google AdWords lançou uma nova ferramenta chamada Shop the Look. Esta inovação tem como objectivo facilitar a procura de produtos e marcas por parte dos utilizadores que têm apenas uma vaga ideia do que querem adquirir, tendo surgido porque cerca de 90% dos utilizadores de dispositivos mobile afirmam não estar totalmente seguros da marca pretendida quando iniciam o processo de compra.

Mas afinal como funciona o Shop the Look? Se alguém pesquisar por um determinado look no Google, serão mostrados resultados patrocinados com esse mesmo look ou semelhante, sendo as imagens e links puxados de blogs de moda, retailers, publishers e marcas. As imagens serão mostradas na forma de anúncios Shopping, tal como podem ver no exemplo seguinte.

Este exemplo mostra que o utilizador, ao pesquisar por um termo genérico como “vestido para cocktail”, vai ser impactado na Rede de Pesquisa com diversas imagens puxadas de blogs, retailers, publishers ou marcas. Ao clicar num dos anúncios, o utilizador será dirigido para uma página ainda dentro do ambiente Google que mostra diversos produtos sugeridos por esse blog, retailer, publisher ou marca. Por fim, ao escolher o produto, será encaminhado para o website em questão para que possa finalizar a compra.

O Shop the Look, por agora, está somente disponível nos EUA, para campanhas mobile e para anunciantes de moda ou decoração. Actualmente, a parceria está estabelecida com websites como Polyvore, LiketoKnow.it e Curalate. Todos os anunciantes com campanhas Shop the Look serão cobrados por clique e os respectivos relatórios podem ser encontrados dentro da secção das campanhas Shopping.

Esta nova ferramenta é mais um sinal do esforço que a Google tem feito no que toca a melhorar a experiência de compra em dispositivos mobile na Rede de Pesquisa, tendo aparecido no seguimento de ferramentas como Shopping Ads. No fundo, o Shop the Look destina-se a mostrar anúncios que são despoletados por pesquisas genéricas. Tudo isto porque cerca de 40% dos termos de pesquisa por produtos são genéricos e porque as pesquisas mobile têm aumentado aproximadamente 30% por ano.

Quais as vossas primeiras impressões?

2
  • 26 de September de 2016
  • Blog

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

    No Comments

    Solicitar Orçamento

    Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

    Subscrever Newsletter

    Os campos assinalados com o * devem ser preenchidos, por favor!
    No Comments

      Comentar

      Mais artigos

      Ver todos os artigos