A funcionalidade de mensagem do Google My Business

Ol√° a todos, estou de volta com mais um artigo, desta vez sobre o Google My Business! ! ūüėÉ

Já conheces o recurso de mensagens do Google My Business que te permite falar diretamente com os teus clientes através do chat da App? 

√Č precisamente sobre esta funcionalidade que te vou falar no artigo! Eis o que vais poder ler:

  • 1. O que √© o Google My Business?
    • Quais s√£o as principais vantagens para o meu neg√≥cio?
  • A nova funcionalidade de mensagens do Google My Business
    • Como funciona?
  • 3. Como ativar esta funcionalidade?
    • Como ativar o envio de mensagens?
    • Como desativar o envio de mensagens?
    • – Como bloquear ou excluir uma conversa?

 

 

1. O que é o Google My Business?

O Google My Business √© uma ferramenta gratuita da Google que te permite dar mais destaque ao teu neg√≥cio nos resultados de pesquisa, atrav√©s da cria√ß√£o de um perfil p√ļblico. Com o Google My Business poder√°s criar uma ficha da tua empresa, que poder√° incluir v√°rias informa√ß√Ķes como o nome, n√ļmero de telem√≥vel (o que facilita a chamada direta por parte do utilizador) website, localiza√ß√£o (√°rea e endere√ßo, que pode ser mostrada no Google Maps e no Google Earth), servi√ßos dispon√≠veis, hor√°rio de funcionamento, entre outros. Poder√°s ainda divulgar fotografias (o que vai contribuir para um maior n√ļmero de cliques, chamadas e pedidos), publicar o teu conte√ļdo, adicionar ofertas, organizar eventos, exibir os teus produtos, entre outros. Em contrapartida, os utilizadores poder√£o avaliar o teu servi√ßo e partilhar a sua opini√£o, √† qual tamb√©m poder√°s responder.¬†

 

 

A cria√ß√£o deste perfil n√£o implica a exist√™ncia de um endere√ßo f√≠sico nem de um website pr√≥prio, mesmo que pretendas anunciar o teu perfil de Google My Business, atrav√©s do Google Ads. Al√©m disso, a cria√ß√£o de um perfil p√ļblico do neg√≥cio contribui, significativamente, para o posicionamento org√Ęnico das p√°ginas no Google.

Caso tenhas um neg√≥cio local, ent√£o √© mesmo impreter√≠vel que o tenhas registado no Google My Business e que aproveites, ao m√°ximo, os recursos de localiza√ß√£o. Segundo um estudo realizado pela Databox em 2019 a SEO experts, o perfil de Google My Business √© o segundo canal de marketing mais importante para neg√≥cios locais, a seguir ao website ūüė≤ūüė≤, sabias?

O teu neg√≥cio j√° tem um perfil no Google My Business? ūüėú Excelente! J√° conheces esta funcionalidade de messaging?

 

2. A funcionalidade de mensagens do Google My Business

A funcionalidade de Mensagens,est√° dispon√≠vel atrav√©s da aplica√ß√£o do Google My Business para Android e iOS. Com esta aplica√ß√£o ter√°s acesso aos v√°rios recursos de cria√ß√£o do perfil da empresa e poder√°s melhorar o contacto direto com o clientes, independemente do local em que te encontres.¬† A realidade √© que, hoje em dia, as pessoas procuram respostas ‚Äúimediatas‚ÄĚ e quanto mais eficazes forem as empresas a satisfazer estes pedidos, mais oportunidades ter√£o de conquistar clientes e aumentar as suas convers√Ķes.

A) Como é que funciona? 

Assim que disponibilizares a op√ß√£o de messaging, os clientes ter√£o acesso a um bot√£o ‚ÄúEnviar mensagem‚ÄĚ, que surge no teu perfil no Google. √Č fundamental que estabele√ßas um hor√°rio de funcionamento adequado e que durante esse per√≠odo garantas que est√°s dispon√≠vel para responder √†s mensagens dos teus clientes.¬†

Poder√°s ativar este recurso atrav√©s da tua conta de Google My Business, em desktop, ou atrav√©s da app ‚ÄúGoogle My Business‚ÄĚ. Por√©m, para conseguires visualizar e responder √†s mensagens que recebes dos teus clientes,¬† ter√°s mesmo de descarregar esta aplica√ß√£o. As mensagens trocadas neste formato, estar√£o apenas vis√≠veis para empresa e para o cliente, o que constitui uma forma segura, f√°cil e r√°pida de estabelecer contacto.

Sempre que algu√©m enviar uma mensagem atrav√©s do Google My Business, ser√°s notificado no teu telem√≥vel. Poder√°s consultar as mensagens na tua app e, inclusive, personalizar uma mensagem autom√°tica de boas-vindas que os clientes receber√£o, assim que entrarem em contato contigo!ūüėȬ†

Na tua app, na √°rea ‚ÄúInsights‚ÄĚ, conseguir√°s ver um conjunto de estat√≠sticas relativas ao n√ļmero de cliques no bot√£o por semana, m√™s ou trimestre.

 

3. Como ativar esta funcionalidade?

A) Como ativar o envio de mensagens? 

Em desktop: 

  • – Abre o teu perfil de Google My Business (do local/neg√≥cio que pretendes ativar)
  • – Nas op√ß√Ķes √† direita, seleciona ‚ÄúMensagens‚ÄĚ
  • – Coloca o teu n√ļmero de telefone e verifica-o (ser√° enviado o c√≥digo de verifica√ß√£o por SMS)
  • – Clica em ‚ÄúAtivar‚Ä̬†
  • – Escreve a tua mensagem de boas-vindas autom√°tica (caso pretendas faz√™-lo).¬†

 

 

Na app: 

  • – Abre a app do Google My Business¬†
  • – Se tiveres v√°rios locais, abre o local ou locais que gostarias de ativar.
  • – Seleciona ‚ÄúClientes‚Ä̬†
  • – Clica em ‚ÄúMensagens‚ÄĚ – ‚ÄúAtivar‚ÄĚ

 

B) Como desativar o envio de mensagens? 

  • – Abre a app.
  • – Se tiveres v√°rios locais, abre o que gostarias de desativar.
  • – Seleciona ‚ÄúMais‚ÄĚ e, depois, ‚ÄúConfigura√ß√Ķes‚ÄĚ.
  • – Seleciona ‚ÄúMensagens‚ÄĚ.
  • – Ao lado de “Ativar mensagens”, desativa a op√ß√£o.

 

C) Como bloquear ou excluir uma conversa? 

  • – Abre a app.
  • – Se tiveres v√°rios locais, abre o que gostarias de aceder.
  • – Seleciona ‚ÄúClientes‚ÄĚ.
  • – Seleciona ‚ÄúMensagens‚ÄĚ.
  • – Abre a conversa que quer bloquear ou excluir.
  • – Seleciona o menu de tr√™s pontos e, depois, carregua em ‚ÄúBloquear‚ÄĚ ou ‚ÄúExcluir‚ÄĚ.

Ao selecionares a op√ß√£o de ‚ÄúBloquear‚ÄĚ, n√£o receber√°s mais mensagens desse remetente. Ao selecionares a op√ß√£o ‚ÄúExcluir‚ÄĚ lembra-te que a conversa ser√° exclu√≠da apenas para a empresa.

Espero que tenhas gostado desta funcionalidade e que a utilizes no perfil do teu neg√≥cio! Qualquer d√ļvida ou quest√£o que tenhas, por favor, coloca nos coment√°rios!¬†¬†

At√© √† pr√≥xima! ūüĎčūüĎč

 


 

Entretanto, se mal podes esperar pelo pr√≥ximo post e queres aprender mais sobre Marketing digital…¬†¬†Sugiro-te um excelente ponto de partida: o livro Marketing Digital para Empresas!

 

Livro Marketing Digital EmpresasCom uma abordagem abrangente, que cobre não só SEO, Google Ads e Analytics, como também outros tópicos Рpelo e-mail marketing e redes sociais Рeste livro é um aliado incrível para ti!

Escrito por 6 profissionais muito reconhecidos no Marketing Digital, em Portugal (entre os quais, me encontro), este √© um livro muito √ļtil que te vai ajudar a implementar ou otimizar o teu neg√≥cio online.

Se te quiseres ir cultivando, podes adquirir o livro de marketing digital para empresas clicando aqui ūüĎą

Solicitar Orçamento

Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

Subscreva a newsletter!

    Siga este link para aceder a Política de Privacidade
No Comments

Comente

Mais artigos

Ver todos os artigos