A funcionalidade de mensagem do Google My Business

Olá a todos, estou de volta com mais um artigo, desta vez sobre o Google My Business! ! 😃

Já conheces o recurso de mensagens do Google My Business que te permite falar diretamente com os teus clientes através do chat da App? 

É precisamente sobre esta funcionalidade que te vou falar no artigo! Eis o que vais poder ler:

  • 1. O que é o Google My Business?
    • Quais são as principais vantagens para o meu negócio?
  • A nova funcionalidade de mensagens do Google My Business
    • Como funciona?
  • 3. Como ativar esta funcionalidade?
    • Como ativar o envio de mensagens?
    • Como desativar o envio de mensagens?
    • – Como bloquear ou excluir uma conversa?

 

 

1. O que é o Google My Business?

O Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google que te permite dar mais destaque ao teu negócio nos resultados de pesquisa, através da criação de um perfil público. Com o Google My Business poderás criar uma ficha da tua empresa, que poderá incluir várias informações como o nome, número de telemóvel (o que facilita a chamada direta por parte do utilizador) website, localização (área e endereço, que pode ser mostrada no Google Maps e no Google Earth), serviços disponíveis, horário de funcionamento, entre outros. Poderás ainda divulgar fotografias (o que vai contribuir para um maior número de cliques, chamadas e pedidos), publicar o teu conteúdo, adicionar ofertas, organizar eventos, exibir os teus produtos, entre outros. Em contrapartida, os utilizadores poderão avaliar o teu serviço e partilhar a sua opinião, à qual também poderás responder. 

 

 

A criação deste perfil não implica a existência de um endereço físico nem de um website próprio, mesmo que pretendas anunciar o teu perfil de Google My Business, através do Google Ads. Além disso, a criação de um perfil público do negócio contribui, significativamente, para o posicionamento orgânico das páginas no Google.

Caso tenhas um negócio local, então é mesmo impreterível que o tenhas registado no Google My Business e que aproveites, ao máximo, os recursos de localização. Segundo um estudo realizado pela Databox em 2019 a SEO experts, o perfil de Google My Business é o segundo canal de marketing mais importante para negócios locais, a seguir ao website 😲😲, sabias?

O teu negócio já tem um perfil no Google My Business? 😜 Excelente! Já conheces esta funcionalidade de messaging?

 

2. A funcionalidade de mensagens do Google My Business

A funcionalidade de Mensagens,está disponível através da aplicação do Google My Business para Android e iOS. Com esta aplicação terás acesso aos vários recursos de criação do perfil da empresa e poderás melhorar o contacto direto com o clientes, independemente do local em que te encontres.  A realidade é que, hoje em dia, as pessoas procuram respostas “imediatas” e quanto mais eficazes forem as empresas a satisfazer estes pedidos, mais oportunidades terão de conquistar clientes e aumentar as suas conversões.

A) Como é que funciona? 

Assim que disponibilizares a opção de messaging, os clientes terão acesso a um botão “Enviar mensagem”, que surge no teu perfil no Google. É fundamental que estabeleças um horário de funcionamento adequado e que durante esse período garantas que estás disponível para responder às mensagens dos teus clientes. 

Poderás ativar este recurso através da tua conta de Google My Business, em desktop, ou através da app “Google My Business”. Porém, para conseguires visualizar e responder às mensagens que recebes dos teus clientes,  terás mesmo de descarregar esta aplicação. As mensagens trocadas neste formato, estarão apenas visíveis para empresa e para o cliente, o que constitui uma forma segura, fácil e rápida de estabelecer contacto.

Sempre que alguém enviar uma mensagem através do Google My Business, serás notificado no teu telemóvel. Poderás consultar as mensagens na tua app e, inclusive, personalizar uma mensagem automática de boas-vindas que os clientes receberão, assim que entrarem em contato contigo!😉 

Na tua app, na área “Insights”, conseguirás ver um conjunto de estatísticas relativas ao número de cliques no botão por semana, mês ou trimestre.

 

3. Como ativar esta funcionalidade?

A) Como ativar o envio de mensagens? 

Em desktop: 

  • – Abre o teu perfil de Google My Business (do local/negócio que pretendes ativar)
  • – Nas opções à direita, seleciona “Mensagens”
  • – Coloca o teu número de telefone e verifica-o (será enviado o código de verificação por SMS)
  • – Clica em “Ativar” 
  • – Escreve a tua mensagem de boas-vindas automática (caso pretendas fazê-lo). 

 

 

Na app: 

  • – Abre a app do Google My Business 
  • – Se tiveres vários locais, abre o local ou locais que gostarias de ativar.
  • – Seleciona “Clientes” 
  • – Clica em “Mensagens” – “Ativar”

 

B) Como desativar o envio de mensagens? 

  • – Abre a app.
  • – Se tiveres vários locais, abre o que gostarias de desativar.
  • – Seleciona “Mais” e, depois, “Configurações”.
  • – Seleciona “Mensagens”.
  • – Ao lado de “Ativar mensagens”, desativa a opção.

 

C) Como bloquear ou excluir uma conversa? 

  • – Abre a app.
  • – Se tiveres vários locais, abre o que gostarias de aceder.
  • – Seleciona “Clientes”.
  • – Seleciona “Mensagens”.
  • – Abre a conversa que quer bloquear ou excluir.
  • – Seleciona o menu de três pontos e, depois, carregua em “Bloquear” ou “Excluir”.

Ao selecionares a opção de “Bloquear”, não receberás mais mensagens desse remetente. Ao selecionares a opção “Excluir” lembra-te que a conversa será excluída apenas para a empresa.

Espero que tenhas gostado desta funcionalidade e que a utilizes no perfil do teu negócio! Qualquer dúvida ou questão que tenhas, por favor, coloca nos comentários!  

Até à próxima! 👋👋

 


 

Entretanto, se mal podes esperar pelo próximo post e queres aprender mais sobre Marketing digital…  Sugiro-te um excelente ponto de partida: o livro Marketing Digital para Empresas!

 

Livro Marketing Digital EmpresasCom uma abordagem abrangente, que cobre não só SEO, Google Ads e Analytics, como também outros tópicos – pelo e-mail marketing e redes sociais – este livro é um aliado incrível para ti!

Escrito por 6 profissionais muito reconhecidos no Marketing Digital, em Portugal (entre os quais, me encontro), este é um livro muito útil que te vai ajudar a implementar ou otimizar o teu negócio online.

Se te quiseres ir cultivando, podes adquirir o livro de marketing digital para empresas clicando aqui 👈

Solicitar Orçamento

Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

Subscreva a newsletter!

    Siga este link para aceder a Política de Privacidade
No Comments

Comente

Mais artigos

Ver todos os artigos