A nova extensão de formulário do Google Ads

Olá! 😃

Hoje tenho uma enorme novidade para ti! Vem aí uma nova extensão do Google Ads que te permitirá captar informação sobre potenciais clientes: são as extensões de formulário! 🎉🎉 Estas extensões de formulário para Search, estarão disponíveis em versão open beta para todas as contas até ao final do mês de novembro. 

Tudo a postos? 💪

Eis o que te vou dar a conhecer neste artigo:

  • 1. O que são as extensões de formulário e como funcionam?
    • – Diferentes opões de personalização do Formulário
  • 2. Como criar uma extensão de formulário?
    • – Criar extensão de formulário numa nova campanha
    • – Associar extensão de formulário a uma campanha já existente
  • 3. Como consultar e descarregar a base de dados?

 

1. O que são as extensões de formulário e como funcionam?

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Basicamente, a extensão de formulário do Google Ads vai mostrar um call-to-action apelativo ao utilizador, com uma oferta especial ou limitada,  que só poderá ser acedida, após o preenchimento de um formulário. Por outras palavras, no momento em o utilizador estiver a fazer uma pesquisa por um determinado produto ou serviço, será apresentada uma oferta imperdível que só poderá ser descarregada, submetendo um formulário.

Através das extensões de formulário, conseguirás captar a informação sobre os potenciais consumidores e captar novas leads para o teu negócio. 

 

Diferentes opções de personalização do formulário 

Estes formulários serão altamente personalizáveis, neles poderás:

A) Escolher o título e descrição que pretendes dar ao formulário 

B) Selecionar que informação pretendes obter do consumidor, nomeadamente, o  nome, o email, o contacto telefónico ou o código postal;

 

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C) Colocar o design que desejares como fundo do formulário (poderás, inclusive, fazer upload do teu próprio design);

 

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D) Escolher o call-to-action que preferires, poderá ser uma “visita ao website” ou um “download”;

E) Elaborar a mensagem final, que surgirá logo após o preenchimento do formulário;

 

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Sempre que o utilizador abra um formulário irá contar como um “lead form click” (clique de formulário), caso submeta a sua informação irá contar como uma “conversão de lead”. Poderás ver a performance de cliques e conversação das tuas páginas, no relatório de Google Ads, segmentando para “clique” e “tipo de conversação”. 

Contudo, algumas contas poderão não usufruir destas extensões, visto que a Google impõe uma série de requisitos que deverão ser respeitados, especialmente, ao nível do conteúdo. Páginas com conteúdos relacionados com álcool, jogos de azar, saúde e medicamentos, política, entre outros, não poderão utilizar este tipo de extensões nos seus anúncios.

 

2. Como criar uma extensão de formulário?

I. Criar uma extensão de formulário numa nova campanha 

Se estiveres a criar uma nova campanha, na secção de “definições de campanha”, concretamente, nas “Extensões de anúncios”, basta selecionares a “extensão de formulário”. Depois de aceitares os termos e condições, poderás criar a tua extensão de formulário.

II. Associar uma extensão de formulário a uma campanha já existente 

Caso queiras adicionar uma extensão de formulário a uma campanha já existente, terás de entrar na tua conta de Google Ads e no menu da página “anúncios e extensões”, deverás clicar em “extensões” e no botão “+” e depois selecionar a “extensão de formulário”. 

Passos para criar a extensão de formulário: 

  • 1) Selecionar o call-to-action pretendido e escrever a descrição a acompanhar. Tem atenção que o call-to-action será, automaticamente, traduzido para o idioma da conta do utilizador, mas não a descrição. 
  • 2) Criar o formulário: adicionar o título (máximo 30 caracteres), negócio (máximo 25 caracteres) e descrição (máximo 200 caracteres) 
  • 3) Escolher a informação que pretendes pedir ao utilizador (nome, email, contacto telefónico ou código postal)
  • 4) Adicionar o URL para a política de privacidade do teu website
  • 5) Criar a mensagem final do teu formulário 

 

3. Como poderei consultar e descarregar a base de dados? 

Esta base de dados, poderá ser consultada no Google Ads e também poderá ser descarregada através de um ficheiro de CSV. Deverás fazer este download, pelo menos, de 30 em 30 dias, que é o período em que as tuas leads ficarão armazenadas. 

Outro update fantástico é a possibilidade de fazeres integração entre a base de dados e a tua plataforma de CRM, o que significa que os dados poderão ser automaticamente enviados para o teu sistema, em tempo real. A Google explica, de forma detalhada, como podes ver como fazer este setup

Porém, tenho de informar-te de algo MUITO IMPORTANTE, os dados que forem recolhidos através destes formulários não poderão ser utilizados para personalização de anúncios. 

 

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Espero que tenhas gostado desta incrível novidade e, sobretudo, espero que acrescentes esta extensões ao teu anúncio! Certamente te ajudarão a gerar mais leads! 

Até à próxima! 👋👋

 


 

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