A nova extensão de formulário do Google Ads

Olá! 😃

Hoje tenho uma enorme novidade para ti! Vem aí uma nova extensão do Google Ads que te permitirá captar informação sobre potenciais clientes: são as extensões de formulário! 🎉🎉 Estas extensões de formulário para Search, estarão disponíveis em versão open beta para todas as contas até ao final do mês de novembro. 

Tudo a postos? 💪

Eis o que te vou dar a conhecer neste artigo:

  • 1. O que são as extensões de formulário e como funcionam?
    • – Diferentes opões de personalização do Formulário
  • 2. Como criar uma extensão de formulário?
    • – Criar extensão de formulário numa nova campanha
    • – Associar extensão de formulário a uma campanha já existente
  • 3. Como consultar e descarregar a base de dados?

 

1. O que são as extensões de formulário e como funcionam?

Basicamente, a extensão de formulário do Google Ads vai mostrar um call-to-action apelativo ao utilizador, com uma oferta especial ou limitada,  que só poderá ser acedida, após o preenchimento de um formulário. Por outras palavras, no momento em o utilizador estiver a fazer uma pesquisa por um determinado produto ou serviço, será apresentada uma oferta imperdível que só poderá ser descarregada, submetendo um formulário.

Através das extensões de formulário, conseguirás captar a informação sobre os potenciais consumidores e captar novas leads para o teu negócio. 

 

Diferentes opções de personalização do formulário 

Estes formulários serão altamente personalizáveis, neles poderás:

A) Escolher o título e descrição que pretendes dar ao formulário 

B) Selecionar que informação pretendes obter do consumidor, nomeadamente, o  nome, o email, o contacto telefónico ou o código postal;

 

 

C) Colocar o design que desejares como fundo do formulário (poderás, inclusive, fazer upload do teu próprio design);

 

 

D) Escolher o call-to-action que preferires, poderá ser uma “visita ao website” ou um “download”;

E) Elaborar a mensagem final, que surgirá logo após o preenchimento do formulário;

 

 

Sempre que o utilizador abra um formulário irá contar como um “lead form click” (clique de formulário), caso submeta a sua informação irá contar como uma “conversão de lead”. Poderás ver a performance de cliques e conversação das tuas páginas, no relatório de Google Ads, segmentando para “clique” e “tipo de conversação”. 

Contudo, algumas contas poderão não usufruir destas extensões, visto que a Google impõe uma série de requisitos que deverão ser respeitados, especialmente, ao nível do conteúdo. Páginas com conteúdos relacionados com álcool, jogos de azar, saúde e medicamentos, política, entre outros, não poderão utilizar este tipo de extensões nos seus anúncios.

 

2. Como criar uma extensão de formulário?

I. Criar uma extensão de formulário numa nova campanha 

Se estiveres a criar uma nova campanha, na secção de “definições de campanha”, concretamente, nas “Extensões de anúncios”, basta selecionares a “extensão de formulário”. Depois de aceitares os termos e condições, poderás criar a tua extensão de formulário.

II. Associar uma extensão de formulário a uma campanha já existente 

Caso queiras adicionar uma extensão de formulário a uma campanha já existente, terás de entrar na tua conta de Google Ads e no menu da página “anúncios e extensões”, deverás clicar em “extensões” e no botão “+” e depois selecionar a “extensão de formulário”. 

Passos para criar a extensão de formulário: 

  • 1) Selecionar o call-to-action pretendido e escrever a descrição a acompanhar. Tem atenção que o call-to-action será, automaticamente, traduzido para o idioma da conta do utilizador, mas não a descrição. 
  • 2) Criar o formulário: adicionar o título (máximo 30 caracteres), negócio (máximo 25 caracteres) e descrição (máximo 200 caracteres) 
  • 3) Escolher a informação que pretendes pedir ao utilizador (nome, email, contacto telefónico ou código postal)
  • 4) Adicionar o URL para a política de privacidade do teu website
  • 5) Criar a mensagem final do teu formulário 

 

3. Como poderei consultar e descarregar a base de dados? 

Esta base de dados, poderá ser consultada no Google Ads e também poderá ser descarregada através de um ficheiro de CSV. Deverás fazer este download, pelo menos, de 30 em 30 dias, que é o período em que as tuas leads ficarão armazenadas. 

Outro update fantástico é a possibilidade de fazeres integração entre a base de dados e a tua plataforma de CRM, o que significa que os dados poderão ser automaticamente enviados para o teu sistema, em tempo real. A Google explica, de forma detalhada, como podes ver como fazer este setup

Porém, tenho de informar-te de algo MUITO IMPORTANTE, os dados que forem recolhidos através destes formulários não poderão ser utilizados para personalização de anúncios. 

 

 

Espero que tenhas gostado desta incrível novidade e, sobretudo, espero que acrescentes esta extensões ao teu anúncio! Certamente te ajudarão a gerar mais leads! 

Até à próxima! 👋👋

 


 

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