Google Site Kit – o novo lançamento da Google

Estás sempre a monitorizar a performance do teu website de WordPress, mas acabas por te perder no meio de tantos dados e ferramentas diferentes? 🤔

Quão maravilhoso seria se existisse uma plataforma que agrupasse, num mesmo painel, os dados provenientes das várias ferramentas Google? Seria incrível, não?

Pois, então, hoje é o teu dia de sorte! 🍀 Já ouviste falar do Site Kit by Google? 

Neste artigo, vou dar-te a conhecer esta ferramenta gratuita que, com certeza, vai facilitar imenso a tua vida! Eu já a utilizo no meu website.

 

Eis o que vais ler:

  • 1. O que é o Site Kit e como funciona? 
  • 2. Quais os recursos disponíveis?
  • 3. Quais os principais benefícios?
  • 4. Como o instalar e configurar?

Preparado? 

1. O que é o Site Kit e como funciona?

O Site Kit é um plugin oficial da Google para o WordPress, que te dá informações sobre  a forma como os utilizadores encontraram o teu website, as ações que desempenharam em cada página e como podes melhorar e monitorizar o teu conteúdo! 

Esta plataforma reúne informações de várias ferramentas Google, num único painel de controlo, de fácil utilização e leitura. Além disso, a configuração das ferramentas é muito simples e não requer qualquer edição no código fonte! 😉 

Com apenas alguns cliques conseguirás ver, no mesmo local, dados de fontes como: Search Console, PageSpeed Insights, Google Analytics, AdSense, Optimize e Tag Manager. Poderás ainda adicionar permissões individuais, para que outros colaboradores também posso visualizar estes dados. 

Portanto, se tens um website em WordPress, o Site Kit é um plugin ideal! 

 

2. Como funciona? 

No painel principal, poderás visualizar as informações sobre o tráfego do teu website (como a origem,  impressões, cliques,  conversões, sessões, entre outros). Nos relatórios de páginas individuais poderás observar o desempenho de páginas em específico.

Como já expliquei, neste painel poderás integrar dados de ferramentas como o Search Console, PageSpeed Insights, Google Analytics, AdSense, Optimize e Tag Manager. Esta integração vai simplificar a monitorização das tuas páginas web e vai conceder-te insights fundamentais para otimizá-las. Por exemplo, se ativares o PageSpeed Insights e o Google Analytics, conseguirás ver se o tempo de carregamento do teu website está, ou não, a afetar a tua taxa de rejeição. 

Não conheces estas ferramentas? Não te preocupes! Eu explico-te tudo:

Search Console:  permite avaliar o desempenho das páginas no motor de pesquisa Google. Através dos relatórios do Search Console conseguirás ver o número de utilizadores que visualizaram o teu website na página de resultados, as palavras-chave que utilizaram e, inclusive, corrigir alguns problemas que estejam a prejudicar o seu desempenho.

Analytics: é uma ferramenta fundamental para monitorização do teu website. Através desta, conseguirás observar o comportamento dos utilizadores no teu website, nomeadamente, a sua origem, as páginas que visitaram, a duração da sua sessão e até mesmo se converteram. Esta é uma plataforma gratuita, com uma interface user-friendly, que te permite acompanhar o conjunto de metas que definiste para o teu website. 

AdSense: é uma plataforma de anúncios que permite aos proprietários dos websites, ganharem dinheiro ao exibirem anúncios de terceiros nas suas páginas. Ao incluíres o Ad Sense no painel de controlo do Site Kit, poderás ver a rentabilidade que o teu website está a gerar ao nível destes anúncios.  

PageSpeed Insights: mede o desempenho das tuas páginas, em desktop e mobile, e compara-o a outros websites. Além disso, fornece dicas para as aperfeiçoares, diretamente no dashboard.

Tag Manager: com o Google Site Kit poderás configurar facilmente o Tag Manager (sem qualquer tipo de edição em código) e fazer a gestão das tuas tags. O Google Tag Manager é uma ferramenta que vai permitir centralizar toda a gestão de etiquetas de um website, criando apenas um código que depois é utilizado para instalar diversos serviços. 

Google Optimize: Com o Google Site Kit podes configurar o Optimize de uma forma simples. Com esta ferramenta conseguirás fazer os famosos testes A/B aos vários elementos das tuas páginas. 

O facto de conseguires ver todos estes dados num só painel fará com que poupes imenso tempo, que podes usar para corrigir problemas, em vez de estar a recolhê-los de fontes dispersas. 🔝

Então, quais são os principais benefícios do plugin de Site Kit para WordPress?

 

3. Principais benefícios do Google Site Kit

  • – Oferece um conjunto de estatísticas, de fácil compreensão, num mesmo painel de controlo no WordPress;
  • – O Dashboard pode ser acedido por outros membros da equipa e/ou clientes, sendo possível atribuir funções e permissões individuais 
  • Reúne informações oficiais das várias ferramentas Google, sem necessidade de copiar dados de diversas fontes e compilá-los em relatórios para clientes;
  • – Possibilita a configuração rápida das diversas ferramentas, sem qualquer edição no código-fonte;
  • – As estatísticas de desempenho do website e as recomendações de melhoria vêm diretamente da Google. 
  • – Permite extrair as estatísticas do painel e exibi-las na interface do utilizador.

Agora, que já viste todas as vantagens que o Google Site Kit tem para te oferecer, só te falta saber como instalar este plugin!

 

4. Como instalar e configurar este plugin no WordPress? 

1º passo: Para instalares este plugin, basta ires ao backoffice do teu WordPress, clicar em “Plugins” > “adicionar novo” >  pesquisar por “Goole Site Kite” e ativá-lo, como farias com qualquer outro plugin do WordPress.

2º passo: Depois deverás acederes ao Site Kit, no menu lateral e clicar em “Start Set up”. 

3º passo: Seguidamente serás reencaminhado para um nova página, onde te será  solicitado o acesso ao perfil do Google Search Console do teu website. Terás de  fazer o login com a respetiva conta de Gmail e dar permissão de acesso.  

4º passo: Depois de concederes as permissões necessárias, receberás uma notificação de conclusão e poderás clicar em “Ir para o meu painel”.

5º passo: No painel verás as opções para associares os serviços de Analytics, AdSense e PageSpeed ao teu Site Kit. Tens liberdade para escolher as aplicações que queres que apareçam no teu painel. Se fores às definições do plugin, podes também associar outros serviços como o Optimize e o Tag Manager.

Aqui podes ver o aspecto do teu painel com o Search Console, o Analytics e o PageSpeed Insights associados. 👇👇

 

Através das opções de navegação à esquerda, o plugin permite explorar ao máximo cada um dos relatórios, havendo a possibilidade de detalhar os dados do Search Console e do Analytics. Também podes ver as estatísticas de páginas específicas do teu website, através da barra de administrador.

Agora já não tens desculpa para não monitorizares devidamente os resultados do teu website! Eu fiquei totalmente convencido quando soube da existência desta ferramenta e, sinceramente, ainda não me desiludiu! 

Já utilizas este plugin? Conta-me como está a ser a tua experiência! 🙌

 


 

Entretanto, se mal podes esperar pelo próximo post e queres aprender mais sobre Marketing digital…  Sugiro-te um excelente ponto de partida: o livro Marketing Digital para Empresas!

 

Livro Marketing Digital EmpresasCom uma abordagem abrangente, que cobre não só SEO, Google Ads e Analytics, como também outros tópicos – pelo e-mail marketing e redes sociais – este livro é um aliado incrível para ti!

Escrito por 6 profissionais muito reconhecidos no Marketing Digital, em Portugal (entre os quais, me encontro), este é um livro muito útil que te vai ajudar a implementar ou otimizar o teu negócio online.

Se te quiseres ir cultivando, podes adquirir o livro de marketing digital para empresas clicando aqui 👈

Solicitar Orçamento

Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

Subscreva a newsletter!

    Siga este link para aceder a Política de Privacidade
No Comments

Comente

Mais artigos

Ver todos os artigos