Extensões de anúncio do Google Ads

Já com saudades de um post sobre o Google Ads aqui no blog? Acabou-se a espera! 😃

Hoje vou falar-te de extensões de anúncios! Sabes o que são e quais as suas vantagens?

Ao longo da minha carreira profissional, tenho destacado o impacto que as extensões de anúncios têm na pesquisa dos utilizadores e, consequentemente, no posicionamento dos negócios! 

Para que todos fiquem a par da importância destas ferramentas, neste artigo irei abordar os seguintes tópicos:

  • 1. O que são extensões de anúncios e quais as suas vantagens?
  • 2. Tipos de extensões de anúncios
  • 3. Infográfico das extensões 
  • 4. Otimização da performance

Vamos lá começar! 😉

  1. 1. O que são Extensões de Anúncios?

As extensões de anúncio são funções que permitem acrescentar informações relevantes aos anúncios, sem qualquer custo adicional. Aliás, o custo por clique numa extensão é igual ao custo por clique num anúncio padrão, numa campanha em Google Ads.

As extensões funcionam como um complemento do anúncio e dão informação extra aos potenciais clientes, sem que a tenham de pesquisar. Estas extensões ajudam a melhorar o desempenho do teu anúncio (principalmente a taxa de cliques) e são muito eficazes quando aplicadas a um negócio local.

 

  1. 2. Tipos de Extensões

Existem dois tipos de extensões de anúncio: as automáticas e as manuais. As automáticas não necessitam de qualquer tipo de configuração, pois conseguem recolher toda a informação necessária das diversas fontes do website. Nas manuais, são os anunciantes que têm de fazer a configuração, o que permite apresentar informação muito mais personalizada.

Estas extensões surgem debaixo do anúncio e só vão aparecer se o Google considerar que a extensão, ou conjunto de extensões, ajudam a melhorar o desempenho do anúncio. Além disso, para que as extensões sejam visíveis, o Google Ads requer uma classificação de anúncios mínima. 📈

Comecemos, então, por enumerar as extensões de anúncio:

 

Extensões de Sitelinks

Manuais: são extensões clicáveis que direcionam o utilizador para diferentes páginas do website, facilitando a navegação. Os utilizadores que fazem a pesquisa num computador conseguem ver no máximo 6 sitelinks, enquanto que os que pesquisam em dispositivos móveis veem apenas 4. É possível adicionar estas extensões ao nível da conta, da campanha ou do grupo de anúncios, sendo necessário especificar o texto do link (o que os utilizadores lêem) e os URLS das páginas de destino. 

Dinâmicas (automáticas): Funcionam da mesma forma que anteriores mas, neste caso, são definidas automaticamente pela a Google, não havendo uma personalização por parte do anunciante. Estas extensões são muito úteis, porque facilitam a navegação do consumidor, ligando-o diretamente à informação que procura no website. 

Extensões de Textos Destacados: 

Manuais: são extensões não clicáveis, que permitem realçar as caraterísticas diferenciadoras de um negócio. Estas extensões concedem informações adicionais sobre ofertas limitadas, vantagens exclusivas ou detalhes genéricos do funcionamento e horário do negócio. 

Dinâmicas (automáticas): à semelhança das extensões manuais concedem informações adicionais ao anúncio, sem necessidade de configuração. É possível retirar estas extensões a qualquer momento em “Anúncios e extensões” > “Opções avançadas” > “Desativar extensões automáticas específicas” > “texto destacados dinâmicas”.

Extensões de Fragmentos Estruturados: 

Manuais: apresentam detalhes específicos dos produto ou serviço, como cobertura de seguro, comodidades, cursos, destinos, estilos, hotéis em destaque, marcas, modelos, programas, entre outros. Em desktop, é possível ver-se 2 cabeçalhos de cada vez e nos dispositivos móveis, é apenas visível um. Estes fragmentos estruturados são apresentados por baixo do anúncio, em forma de cabeçalho (por exemplo: “Destinos”) e lista de Valores (por exemplo “África”). É o algoritmo do Google Ads que elege o melhor cabeçalho, ou combinação de cabeçalhos, a apresentar, por isso, aconselho que adiciones tantos cabeçalhos quanto possível (desde que relevantes face ao negócio). 

Dinâmicas (automáticas): O Google acrescenta automaticamente informações ao anúncio, sobre o leque de produtos e serviços que a empresa oferece. As informações destacadas nos fragmentos traduzem as categorias de conteúdo dispostas no website.

Extensões de Chamada:

Manuais: ideais para empresas em que os telefonemas são parte fundamental do modelo de negócio. São particularmente eficazes para os dispositivos móveis, uma vez que apresentam um botão que, quando clicado, faz automaticamente uma chamada para o número indicado. Além de gerar maior interação com os potenciais clientes, estas extensões aumentam substancialmente a probabilidade de conversão. O custo do clique nesta extensão é equivalente ao custo por clique no título (segundo o CPC padrão). 

Dinâmicas (automáticas): Estas extensões também podem ser automaticamente configuradas pelo Google Ads, desde que o website indique o número de telefone da empresa e que os objetivos da campanha incluam o aumento do número de chamadas. 

Extensões de Mensagem:

Manuais: quando o utilizador clica no ícone da extensão, pode escrever uma mensagem de texto que será automaticamente enviada para o número de telefone ou e-mail predefinido pelo anunciante. Quando um utilizador seleciona a opção de mensagem no anúncio a partir de um dispositivo móvel, a aplicação de mensagens abre-se com uma mensagem pré-preenchida, que poderá incluir um call-to-action específico (“Envia-nos uma mensagem se quiseres obter um orçamento de formação”) ou uma mensagem predefinida que os consumidores poderão enviar (“Gostaria de saber mais sobre a formação. Envie-me uma mensagem de volta”). Sempre que alguém clicar na extensão de mensagem, será debitado o custo por clique definido para o anúncio. 

Extensões de formulário:

Manuais: vão mostrar aos utilizadores um call-to-action apelativo com uma oferta especial ou limitada, que só poderá ser acedida, após o preenchimento de um formulário. Escrevi um artigo à parte, sobre estas extensões de formulário do Google Ads.

Extensões de Localização:

Manuais: quando o utilizador clica na nossa morada (que aparece sempre por baixo do anúncio) é redirecionado para o Google Maps, onde recebe informações sobre o melhor caminho, transporte e tempo de deslocação para a localização física da empresa. Estas extensões podem também incluir um número de telefone ou um botão de chamada para que os utilizadores liguem facilmente para a sua empresa. As extensões de localização podem apresentar os dados da sua empresa em vários formatos (dispositivos móveis e em computadores) na Rede de Pesquisa, na Rede de Display e Google Maps.

Dinâmicas (automáticas): Estas extensões também podem ser automaticamente configuradas pela Google, desde que a localização esteja no website e no perfil de Google My Business.

Extensões de Localização Afiliada:

Manuais: Permitem mostrar sob o anúncio as lojas físicas mais próximas, que vendem o produto pesquisado. À semelhança da Extensão de Localização, ao ser clicada, mostrará direções no Google Maps. Atualmente, só estão disponíveis para cadeias de retalho e concessionários localizados em países selecionados.

Extensões de Preço:

Manuais: permitem ao anunciante mostrar uma lista dos seus serviços e/ou produtos, bem como os respetivos preços. Ao clicar sobre um dos items, o utilizador será direcionado para uma página com mais informações sobre o produto, pelo que é fundamental que o website esteja devidamente otimizado para desktop e para os dispositivos móveis. Permitem até 8 “cartões” de preço, onde poderão ser visualizados as diferentes opções disponíveis e os seus preços.

Extensão de promoção:

Manuais: permitem destacar ofertas e promoções limitadas no anúncio. Esta extensão surge sob o anúncio, com uma etiqueta a negrito. É possível escolher uma das ocasiões “especiais” propostas pela Google (como o Black Friday), ou selecionar “nenhuma”. Caso não se defina um período temporal para a promoção, esta estará disponível ininterruptamente. É ainda possível escolher o tipo de promoção (desconto monetário ou percentagem de desconto) e acrescentar detalhes da oferta (“códigos promocionais” e “encomendas superiores a X euros”). 

Extensões de Aplicação:

Manuais: têm duas vertentes pelas quais os anunciantes podem optar – uma, mais direta, que mostra um link que inicia o download imediato da aplicação, e outra, menos direta, que mostra um link que encaminha o utilizador para a loja de aplicações.

Classificação de Vendedores:

Dinâmicas (automáticas): Exibe a classificação online da empresa, numa escala de 1 a 5, com base na experiência dos consumidores. A Google vai reunir as classificações do teu negócio de vários fontes fidedignas online e vai apresentar a avaliação, ao atribuir um número de estrelas. Estas extensões automáticas não são pagas, o que significa que se as pessoas clicarem no anúncio, será cobrado o valor habitual (do CPC padrão). Estas classificações ajudam os clientes a encontrar produtos/serviços de qualidade e contribuem para o aumento das conversões do anúncio. Se pretenderes, também podes desativá-las, removendo a extensão em “Anúncios e extensões” > “Opções avançadas” > “Desativar extensões automáticas específicas” > “classificações de vendedores”.

3. Resumo das extensões

Extensões anúncio Google Ads

  1. 4. Otimização da performance

A lista de extensões possíveis para cada campanha vai além das mencionadas acima; contudo, é importante saber que a performance de cada extensão pode sempre ser otimizada. Basta aceder à secção das estatísticas, analisar individualmente a performance de cada uma e fazer as correções necessárias!

DICA: as extensões de anúncio vão fazer com que possas ocupar mais espaço no ecrã e aumentar a quantidade de informação relevante exibida. Como a maioria das extensões não implica investimento, são sempre uma mais-valia! 🙌

Lembra-te que um anúncio deve sempre espelhar os valores de uma marca, e as extensões são um excelente auxiliar para que consigas transmitir todas as informações necessárias aos teus potenciais clientes! 

Sabias da existência de tantas extensões de anúncios com formatos e propósitos diferentes? Agora estás pronto para escolher as mais adequadas para o teu negócio! 💪 Boa sorte! 🍀

 


 

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