Quais as palavras mais pesquisadas no Google?

Olá! Agora que estamos a chegar ao fim do mês de Dezembro, espero que estejas super motivado para o ano que aí vem e, sobretudo, para aprenderes coisas novas! 😄

Como sempre, no final de cada ano, o Google Trends lança a lista de palavras mais pesquisadas no Google em todo o mundo! 🌎

Estes insights são de extrema importância para os profissionais de marketing, pois é fundamental que estejam a par  das tendências de pesquisa dos consumidores! 📈

Assim, neste artigo, dou-te a conhecer os termos e palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2019 e abordo as potencialidades desta ferramenta imprescindível que é o Google Trends. Os temas que irei explorar são os seguintes:

  1. 1. Quais as palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2019? 
  2. 2. O que é o Google Trends?
  3. 3. Como funciona o Google Trends?
  4. 4. Porquê que deves usar o Google Trends?

 

  1. 1. Quais as palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2019? 

Estão curiosos sobre as palavras mais pesquisadas no Google em 2019? Eu já estava (e muito), por isso, decidi partilhar logo a lista, para não sofrerem mais! 😜

Aqui estão as palavras mais pesquisadas no Google em Portugal:

(Podes também consultar os termos mais pesquisados aqui).

Surpreendido com os resultados? 😜 Também fizeste alguma destas pesquisas este ano?

Agora que já conheces as tendências de pesquisa do último ano, em Portugal, vou explicar-te os benefícios do Google Trends e o porquê de ser fundamental para o teu negócio.

 

  1. 2. O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita da Google, criada em 2006, que permite acompanhar a evolução do número de pesquisas de uma determinada palavra-chave ao longo do tempo, ou seja, permite acompanhar as trends do momento 😀

Ao consultares uma palavra-chave, a ferramenta apresenta-te um gráfico, em que o eixo horizontal representa o tempo (a partir do ano de 2004) e o eixo vertical, representa o volume de pesquisas durante esse período.

Através do Google Trends conseguirás retirar conclusões específicas sobre o teu contexto e público-alvo, pois permite segmentar a pesquisa por várias variáveis, tais como: o país, o período de tempo (que pode ser até às últimas 4 horas), as categorias (artes, entretenimento, finanças, jogos, etc.) e os tipos de pesquisa (imagens, notícias, compras, pesquisas no Youtube ou no Google).

 

  1. 3. Como funciona o Google Trends? 😮

Os resultados exibidos no Trends são recolhidos diretamente pela Google, sempre que alguém faz uma pesquisa no motor Google (ou na sua rede de parceiros), em qualquer lugar do mundo. De seguida, a ferramenta organiza os diversos termos por categorias, relaciona-os a um tópico e remove todas as informações pessoais e privadas que poderiam estar associadas a essa pesquisa.

São também excluídos destes resultados as pesquisas por um único termo feitas pela mesma pessoa (num curto espaço de tempo) e os caracteres especiais utilizados.

 

4. Porquê que deves usar esta ferramenta?

Ora, em primeiro lugar, é ótima para obteres novas ideias de conteúdos, consoante os termos de pesquisa mais frequentes. Ao escreveres sobre um tópico popular, é provável que as pessoas estejam mais dispostas a ler o teu conteúdo, o que fará com que cliquem na tua página e despendam mais tempo no teu website. O Google Trends é uma ferramenta essencial para quem trabalha em SEO.

Em segundo lugar, o Trends ajuda a compreender as tendências de mercado. Ao pesquisares por palavras-chave relacionadas com o teu negócio, consegues ter uma melhor noção do aumento (ou queda) das pesquisas relacionadas com o teu mercado.

Em terceiro lugar, serve também como uma ferramenta de palavras-chave, pois mostra o volume de pesquisa por cada palavra. Assim, podes comparar palavras-chave e verificar qual tem maior número de pesquisas, logo qual seria a mais eficaz para a tua estratégia de marketing.

Espero que este artigo tenha sido útil! Até à próxima 👋👋

 

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