Marketing Digital no Turismo

O Turismo é sem dúvida umas das indústrias que mais tem beneficiado com a evolução digital. É por isso normal que o Marketing Digital desempenhe já um papel essencial no sucesso da indústria.

A necessidade de apostar nesta área é sentida como nunca até porque existe a consciência que os potenciais clientes conseguem com apenas alguns cliques ter acesso instantâneo à informação que procuram. Seja através do Google, das Redes Sociais, websites das marcas, websites de comentários entre muitos outros.

Neste artigo vou enunciar os principais fatores críticos de sucesso para uma estratégia de Marketing Digital eficaz nesta área.

Marketing Digital vs Marketing “Tradicional”

Se olharmos para o tema de uma forma simplista é possível afirmar que para conseguirmos sentir o impacto do Marketing Tradicional é necessário fazer a recolha de dados através de processos, muitas vezes, morosos como entrevistas para estudos de mercado e só depois analisar para identificar o público-alvo e posteriormente os resultados para entender melhor o impacto no negócio.

As empresas turísticas, como hotéis e companhias aéreas, antes estavam totalmente dependentes de canais de comunicação e venda offline para chegar aos seus mercados emissores o que se refletia em grandes custos muitas das vezes “imensuráveis”.

A natureza Digital é diferente e gera uma perceção compreensiva e detalhada a respeito das características dos consumidores e do seu comportamento em tempo real. Como informação é poder esta informação tem modificado a forma como as decisões são tomadas porque o impacto de cada iniciativa de marketing pode ser estudada e ser customizada para cada um dos clientes de uma forma mais rápida e assertiva.

Na realidade uma das principais razões do sucesso do Marketing Digital quando comparando com o Marketing Tradicional é mesmo esta: ser possível observar o comportamento do utilizador quase que de imediato, ou seja, passa a ser possível entender melhor as necessidades dos Clientes permitindo a construção de um produto adaptado ao que realmente pretendem.

O facto de as campanhas digitais poderem ser medidas pelo impacto que têm no aumento da notoriedade da marca, na interação com a mesma e na conversão é vital e tem dado um significado totalmente novo ao Marketing que é agora visto como uma ferramenta de rentabilidade e não apenas de comunicação/promoção.

Em suma, ao contrário dos meios offline os meios online permitem medir, analisar e controlar uma infinidade de métricas de forma a tomarmos decisões de segmentação e investimento mais significativas – e rápidas – para o sucesso da organização.

Ainda assim é, obviamente, necessário incluir o Marketing Digital no Turismo como uma estratégia integrada e não como um canal único.

O Marketing Digital e a Indústria do Turismo

Com o Digital surgiram novas formas de fazer Marketing e os próprios produtos evoluíram. A indústria do turismo, em particular, foi interrompida como um todo devido ao rápido desenvolvimento da internet. Os utilizadores agora têm uma crescente facilidade de conhecer a oferta existente e têm maior capacidade de comparar preços, características, entre outros. Bastando clicar num botão em qualquer metasearch!

Para se conseguir competir e ter sucesso digitalmente as atividades de Marketing Digital mais relevantes incluem:

Website

Antes de se pensar numa estratégia de Marketing Digital seja ela ligada ao Turismo ou a qualquer outra indústria é essencial garantirmos que temos um website de qualidade! Aliás este é um pré-requisito uma vez que é no website que tudo vai acabar por acontecer. É neste local que vamos acomodar os nossos Clientes e potenciais Clientes e nunca nos podemos esquecer disso!

O website não ajuda apenas a transcender fronteiras geográficas, permitindo que muitas empresas turísticas desconhecidas sejam “colocadas no mapa”, ajuda também na desintermediação – enquanto antes o cliente chegava, maioritariamente, através de agências de viagens, agora é possível vender diretamente no seu próprio website – e além de tudo mais é possível que todos os interessados o possam fazer 24×7!

Compreende-se assim que as estratégias digitais contribuam para o aumento das reservas e das receitas, uma vez que permitem alcançar potenciais clientes aos quais as empresas não conseguiriam chegar de outra forma.

Um bom website representa a qualidade do negócio e deve ser desenvolvido e mantido, tendo em mente a funcionalidade da indústria. É por isso importante que se criem websites atraentes, com:

      • – Conteúdo conciso mas com informação vital, a melhor estratégia é dividir longos artigos em secções, de modo que os utilizadores possam facilmente explorar a página;

 

      • Unique Selling Points (USPs) claramente visíveis;

 

      • – Todos os serviços claramente listados com as informações relevantes;

 

      • – Imagens de qualidade, e excelente performance, com os vários serviços que são oferecidos como quartos de hotel, spa, entre outros, para que os utilizadores tomem uma decisão através das informações dadas;

 

      • – Espaço suficiente entre as várias imagens, textos e botões. Adicionar espaço entre os elementos de uma página permite uma experiência de leitura mais agradável e permite que o utilizador se consiga focar em informações específicas da página sem ficar sobrecarrego por tudo que está ao se redor;

 

      • – Lista de preços, menus, e pacotes numa única janela para evitar perturbar a experiência do utilizador;

 

      • – A preocupação dos utilizadores conseguirem fazer uma compra sem a necessidade de qualquer tipo de assistência;

 

      • – Ser atualizado regularmente tendo em vista as necessidades e preferências dos clientes;

 

      • – Um guia de navegação com uma opção clara para negócios/pacotes evitando o aumento da taxa de rejeição.

 

Com o website assegurado é preciso encontrar uma forma de atrair os Clientes para o visitarem e mantê-los fieis fazendo com que eles voltem frequentemente. Este é o “nicho “mais lucrativo de todos.

Presença nas Redes Sociais

As redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas no Marketing pois permitem-nos conhecer os Clientes e potenciais Clientes de uma forma que não era possível anteriormente. Mais uma vez a informação é poder mas não nos podemos esquecer que nos cabe a nós utilizá-la com respeito, confiança e honestidade.

As plataformas de Social Media mais relevantes, neste momento, para o Marketing Digital no Turismo são:

  • – Facebook;
  • – Instagram;
  • – Twitter;
  • – LinkedIn;
  • – YouTube;
  • – Pinterest.

A presença nestas plataformas não deve servir apenas para promover as últimas ofertas e serviços; é muito mais do que isso. Como a maioria dos utilizadores não irá aproveitar os serviços diariamente é essencial colocar conteúdo que seja inspiracional e ter uma estratégia para que o negócio se torne parte da conversa que os utilizadores têm nestas plataformas.

Adicionar valor aos utilizadores é o foco e é nisso que os posts se devem concentrar para que desta forma as taxas de interação aumentem. Mais uma vez é importante que os USPs estejam presentes. O Facebook e o Instagram são as duas plataformas top na indústria do turismo neste momento!

Search Engine Optimization

O SEO faz parte integrante do Marketing Digital principalmente no Turismo. É por isso importante ressalvar que o SEO é um processo contínuo e que leva tempo para mostrar resultados. Uma estratégia de SEO focada no negócio exige uma equipa dedicada e que trabalhe para assegurar que ambas as iniciativas on-page e off-page são feitas.

O bom posicionamento de uma página nos vários motores de pesquisa ajuda claramente no aumento:

– Da popularidade online de uma marca;
– Aumento de tráfego qualificado ao website;
– Do Return-on-investment (ROI).

Como já foi referido neste artigo, os esforços de SEO não levam a resultados imediatos e por isso é fundamental um jogo de paciência. Aqui é ainda mais importante investir tempo a encontrar os termos de pesquisa mais relevantes para o negócio e qual a intenção do utilizador em cada uma das fases de pesquisa.

Este é o primeiro passo em direção a uma estratégia de SEO eficiente e exige bastante esforço porque acaba por ser a base de tudo.

Com esta base vai ser possível, e necessário, construir todo o conteúdo para que entregar ao utilizador aquilo que ele realmente está à procura no momento em que está a pesquisar.

O foco na criação de conteúdos e a sua divulgação acabará por nos trazer backlinks de qualidade. Esta é a parte off-page do processo de SEO e tem de ter um lugar de destaque na estratégia!

E-mail Marketing

E-mail Marketing não é bombardear a caixa de entrada dos Clientes e potenciais Clientes. É necessário que exista uma estratégia e um planeamento detalhado que tem de ser executado de forma a assegurar o máximo retorno. Enviar e-mails personalizados para os utilizadores aumenta as probabilidades de se conseguir respostas instantâneas além de mostrar que a empresa se interessa. Personalizem as ofertas e a comunicação para vários grupos de utilizadores com base no seu comportamento anterior e interesses!

O E-mail Marketing permite que os utilizadores conheçam as ofertas mais recentes dos hotéis, pacotes de férias, voos, disponibilidade de quartos entre outras opções.

Os e-mails transacionais são enviados aos utilizadores para os manter atualizados sobre o status das suas reservas. Os e-mails são também uma ótima forma de manter o relacionamento com os clientes após o término da transação.

O envio de mensagens especiais aos clientes no dia do aniversários ou próximo de uma data especial para ele, com a oferta de um preço especial sobre os serviços pode fazer magia porque proporciona um incentivo para os clientes fazerem uma compra por impulso.

Conteúdo

O conteúdo é a essência do Marketing Digital. Um conteúdo de qualidade deve ser envolvente e agregar valor ao quotidiano do público-alvo. Na indústria do turismo, vídeos e infográficos são um tipo de conteúdo interativo que funciona extremamente bem na arte de envolver os utilizadores.

O conteúdo usado em várias plataformas online deve levar a um aumento nas taxas de interação.

As empresas precisam de garantir que publicam conteúdo relevante em várias plataformas no momento certo. O blog é uma excelente maneira de interagir com o público e ir além do que apenas vender produtos.

Compatível com dispositivos móveis

Tudo o que uma empresa faz hoje, digitalmente, deve ser otimizado para smartphones. A maioria dos utilizadores acedem à internet através de um dispositivo móvel e isso deve refletir-se em todos os aspetos da estratégia de marketing online.

Sabiam que existem 6,8 biliões de pessoas no planeta, e apenas 3,5 biliões usam uma escova de dentes enquanto 4 biliões têm um telemóvel?

Quando nos referimos a um website, uma aplicação, atualização de conteúdo nas redes sociais, e-mail marketing, SEO ou qualquer outro aspeto do marketing digital o nosso mindset tem de ser sempre mobile first.

Conclusão

O Marketing Digital entrou de rompante no Turismo e mudou a forma como as empresas se aproximaram dos clientes. A principal diferença entre o marketing tradicional e o digital é a capacidade de acompanhar o comportamento do utilizador e o desempenho das campanhas em tempo real. Na indústria do turismo, a rutura foi sentida há alguns anos e transformou brutalmente a forma como as empresas chegam aos Clientes.

Para qualquer negócio ser bem-sucedido digitalmente na indústria do turismo, os seis pontos acima mencionados: site de qualidade, SEO, e-mail marketing, presença nas redes sociais, conteúdo, compatível com dispositivos móveis desempenham um papel crucial.

Além destes pontos já referi aqui no blog as vantagens dos Metasearch, em especial do Google Hotel Ads, e a importância que a sua otimização tem para esta área. Um futuro cada vez mais presente!

O que adicionariam a este artigo?

Consultor de Marketing Online e Search Engine Marketing, nos portais de E-commerce Pestana.com e Pousadas.pt, com foco na Optimização de Sites para os Motores de Busca, SEO, gestão de campanhas Google Adwords, SEA, e dinamização de Redes Sociais.

Solicitar Orçamento

Procura um Consultor com vasta experiência na área do Marketing Digital, focado em alcançar objectivos e em aumentar o ROI dos seus Clientes? Não hesite:

Subscreva a newsletter!

    Siga este link para aceder a Política de Privacidade
No Comments

Comente

Mais artigos

Ver todos os artigos