As Melhores Plataformas de Social Media Bookmarking

Partilhar conteúdo em plataformas de Social Media Bookmarking pode ajudar bastante em termos de SEO, direcionando mais tráfego orgânico para o teu website e alcançando novos potenciais clientes!

Neste artigo, vou falar-te sobre:

  1. O que é Social Bookmarking?
  2. Para que serve?
  3. História do Social Bookmarking
  4. Vantagens do Social Bookmarking
  5. Melhores Plataformas de Social Media Bookmarking

 

O SEO é muito, mas mesmo muito desafiante… É assim que gosto de me referir às coisas mais complicadas. Difícil? Complexo? Impossível? Não, desafiante.

Por isso, quando descubro ferramentas que tornam a arte de gerar tráfego gratuito mais fácil, dedico-me, logo, a saber mais sobre elas e a testar.

E, neste caso, não é que as plataformas de Social Media Bookmarking funcionam mesmo?

Não só funcionam, como são poderosíssimas para SEO!

Porquê? – Perguntas tu.

Porque estas plataformas se alimentam de um dos elementos mais importantes do SEO – os links -, pelo que são uma excelente ferramenta de Link Building.

👉 Tenho um artigo aqui no blogue só sobre Link Building (O que é e como fazê-lo da forma certa?) que poderá ser do teu interesse! 😉

 

O que é Social Bookmarking?

O termo social bookmarking deriva do inglês e significa “marcador social”.

Do mesmo modo que, ao ler um livro impresso, recorremos aos marcadores de papel, a navegação na internet também pode ser organizada de acordo com as nossas necessidades, seja para uso profissional, académico ou pessoal.

No ambiente digital, o conceito de social bookmarking não se restringe meramente a uma marcação; ele estende-se a mais uma forma de comunicação que pressupõe a colaboração entre utilizadores em qualquer parte do mundo.

 

Para que serve o Social Bookmarking?

A principal finalidade dos marcadores sociais é possibilitar ao utilizador a compilação e organização de hyperlinks que ele considera úteis para pesquisa, estudo ou até mesmo diversão.

O Social Bookmarking é, então, uma forma de as pessoas pesquisarem, descobrirem, reunirem e organizarem páginas web do seu interesse, marcando-as como bookmarks, ou seja, como “favoritos”.

Há diversos serviços abertos de social bookmarking e existe, também, o conceito de social taggings, ou serviço de tags (etiquetas).

Neste tipo de serviços, o utilizador classifica os seus favoritos com keywords (palavras-chave), que, indexados aos principais motores de pesquisa (Google, Yahoo!, Bing!), ajudam-no a encontrá-los com maior facilidade.

O utilizador também pode arquivar os seus favoritos em modo privado, o que significa que não estão abertos ao público.

 

História do Social Bookmarking

O social bookmarking surge no contexto do aumento do fluxo de informações na internet.

Devido ao excesso de informação que foi sendo disponibilizada progressivamente, emergiu uma necessidade de organizar, compilar e recuperar links sobre informações relevantes.

As empresas interessadas em oferecer serviços viram no social bookmarking uma oportunidade de negócio e criaram, então, as suas redes.

Para que a comercialização dos seus serviços se tornasse tangível, muitas empresas de tecnologia – na sua maioria, sediadas nos EUA e em países europeus – criaram sites que ofereciam os serviços das empresas gratuitamente, mediante a criação de conta pessoal.

Porém, neste mundo, sabemos que nada é grátis. Tudo tem um preço. Neste caso, o preço é o acesso aos dados pessoais dos utilizadores.

Por outras palavras, as empresas “oferecem” o serviço gratuitamente, mas, em contrapartida, têm acesso aos dados pessoais dos utilizadores.

Assim, estes empresas conseguem formar uma imensa base de dados sobre os utilizadores, que aproveitam para direcionar publicidade para o perfil de cada um, com base nas suas preferências pessoais.

Desta forma, a possibilidade de lucrarem é muito maior, dado que estão a impactar pessoas com produtos nos quais elas têm interesse.

 

Vantagens do Social Bookmarking

  • É útil como backup (recuperação) de links
  • É um facilitador de pesquisas, já que permite a organização por meio de tags (etiquetas)
  • Com a tecnologia discovery engine é possível o acesso a descobertas do que acontece na internet
  • É uma boa ferramenta de benchmarking (marcação de referenciais) para profissionais de marketing
  • É também uma opção prática de clipping para jornalistas que atuam como assessores de imprensa
  • Alguns serviços oferecem a possibilidade de armazenamento de documentos, notas e funcionalidades interessantes como os hightlights (destaques) em artigos da internet.

 

Melhores Plataformas de Social Media Bookmarking

As redes sociais funcionam muito bem para social bookmarking.

Repara no exemplo do Pinterest:

O Pinterest é, indiscutivelmente, a plataforma de social media bookmarking mais popular de todos os tempos.

Existem, pelo menos, umas 130 plataformas de social media bookmarking, mas o Pinterest destaca-se como uma excelente ferramenta de Link Building.

As plataformas de social media bookmarking ajudam a criar links de qualidade, um dos critérios de posicionamento nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, de que o Google é rei.

👉 Descobre Como ficar em primeiro lugar no Google!

 

De seguida, desvendo-te as Melhores Plataformas de Social Media Bookmarking que conheço e que considero mais eficazes:

 

Pinterest

Que surpresa, não é?

Como a plataforma de social media bookmarking por excelência, o Pinterest tem uma base média de utilizadores mensais de aproximadamente 175 milhões, sendo que cerca de 80% deles são do género feminino.

 

Twitter

Embora possa não ser uma das escolhas mais óbvias para partilhar conteúdo e obter mais tráfego orgânico para um site, esta plataforma possui um público amplo e é uma plataforma de social media bookmarking bastante eficiente.

Muitas pessoas recorrem ao Twitter para divulgar conteúdo e links que consideram relevantes e dignos de uma revisita no futuro. Também tu o podes fazer para conseguires mais tráfego orgânico para o teu site!

 

Instagram

O Instagram serve, sobretudo, para partilhar fotografias, vídeos e fazer Live’s. Mais de mil milhões de pessoas utilizam a app mensalmente e 500 milhões usam-na diariamente.

Em 2020, os utilizadores do Instagram passam diariamente, em média, 28 minutos na plataforma.

 

Slack

O Slack é conhecido como uma plataforma profissional onde podes criar vários canais personalizáveis e partilhar conteúdos. Também é possível criar grupos privados e falar por mensagens diretas em chats.

Em 2019, o Slack tinha 12 milhões de grupos na plataforma.

 

SlideShare

Ainda que algumas pessoas afirmem que o SlideShare está em vias de se extinguir, a plataforma continua a ser uma opção para quem quer partilhar as suas apresentações de PowerPoint ou conteúdos do género.

O SlideShare continua a ser uma opção a ponderar para obteres mais tráfego orgânico no teu site.

 

Reddit

Os utilizadores geram uma lista de favoritos ao comentar, votar a favor ou votar contra o conteúdo que é compartilhado na plataforma.

O Reddit é uma ótima ferramenta para quando se deseja promover rapidamente o próprio conteúdo, especialmente.

 

Quora

Além de ser uma ótima ferramenta de brainstorming para ideias de conteúdo, o Quora é uma plataforma de perguntas e respostas repleto de tópicos para discutir e seguir.

 

Facebook

O Facebook é uma das maiores redes sociais mais populares do mundo.

Apesar das atualizações mais recentes no algoritmo do Facebook, supostamente, diminuírem o alcance orgânico das publicações, a plataforma ainda pode ser uma boa fonte de tráfego.

 

Grupos de Facebook

Um Grupo do Facebook é uma comunidade fechada ou aberta dentro do Facebook, onde os utilizadores podem publicar conteúdo. Esse conteúdo pode ter várias temáticas, desde informação a eventos ou perguntas, e pode incluir links.

Em 2019, 1,4 mil milhões de pessoas utilizavam grupos do Facebook e havia mais de 10 milhões de grupos na plataforma.

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com mais de 500 milhões de membros, projetada para construir e interagir com a rede profissional de cada um.

Portanto, se considerares que o teu conteúdo se encaixa, é uma ótima opção!

 

TikTok

O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeo onde os utilizadores podem partilhar vídeos com uma duração de 3 a 60 segundos.

Durante o ano de 2020, teve um crescimento brutal e foi fonte de receita para alguns utilizadores. Por isso, por que não apostar nela?

 

WhatsApp

O WhatsApp é um serviço de mensagens criptografadas que permite enviar mensagens de texto e áudio, fazer chamadas de vídeo e telefónicas, partilhar fotografias e documentos, e partilhar a nossa localização instantânea.

O WhatsApp tem atualmente 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

 

Giphy

Em julho de 2017, a Giphy relatou que tinha 200 milhões de utilizadores diários da sua aplicação móvel e site, e cerca de 250 milhões de utilizadores ativos por mês.

 

Discord

O Discord é um software de mensagens instantâneas que permite a comunicação por texto, imagem, vídeo e voz.
Em julho de 2019, tinha mais de 250 milhões de utilizadores, segundo o Search Engine Journal.

 

Telegram

O Telegram é uma plataforma semelhante ao WhatsApp, disponível para desktop e como aplicação móvel, sendo que esta última possui criptografia. Permite enviar fotografias, vídeos, stickers, áudios e documentos.

Em abril de 2020, o Telegram atingiu mais de 400 milhões de utilizadores ativos por mês.

 

Vimeo

O Vimeo é uma plataforma de hospedagem de vídeo.

Não autoriza a aparição de anúncios e, em vez disso, obtém lucro fornecendo planos de hospedagem para produtores de conteúdo e ferramentas de criação e edição de vídeo, entre outros. Além disso, ajuda profissionais a conectarem-se.

 

We Heart It

Embora os utilizadores tenham oportunidade de enviar e marcar como favoritos diferentes tipos de conteúdo, o We Heart It é fortemente visual.

O site é visualmente apelativo, fácil de usar e inspirador – especialmente para os amantes de imagens.

 

Abaixo, dou-te, ainda, plataformas de social media bookmarking para formato áudio e de nicho:

 

Plataformas de Social Media Bookmarking em Formato Áudio

  1. SoundCloud
  2. Last.FM
  3. ReverbNation
  4. BandCamp
  5. Datpiff

 

Plataformas de Social Media Bookmarking de Nicho

  1. Dribble
  2. Meetup
  3. Nextdoor
  4. Goodreads
  5. RunKeeper
  6. CouchSurfing
  7. The Dots
  8. Ello
  9. Yelp

 

 

Já conhecias estas plataformas de social media bookmarking?

Espero que este artigo tenha sido útil para ti e que testes esta estratégia fantástica! 💪

Até à próxima,

Marco Gouveia

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