O que é o Google My Business?

O Google My Business é uma ótima oportunidade para surgires no topo dos resultados de pesquisa do Google com um esforço mínimo e um investimento nulo!

Neste artigo, vamos ver:

  1. O que é o Google My Business?
  2. Vantagens do Google My Business
  3. Que funcionalidades tem o Google My Business?
  4. Como usar o Google My Business de forma eficiente?
  5. Como usar o Google My Business para SEO
  6. Como funciona a pesquisa local no Google?
  7. Como criar uma conta no Google My Business?

 

 

O que é o Google My Business?

O Google My Business, também conhecido como Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita da Google que te permite dar mais destaque ao teu negócio nos resultados de pesquisa do Google, através da criação de um perfil público.

Com o Google My Business podes criar um perfil da tua empresa, incluindo várias informações como:

  1. Nome;
  2. Número de telemóvel (o que facilita a chamada direta por parte do utilizador);
  3. Website;
  4. Localização (área e endereço, que pode ser mostrada no Google Maps);
  5. Produtos e/ou serviços disponíveis;
  6. Horário de funcionamento;
  7. Entre outros.

Podes ainda divulgar fotografias (o que vai contribuir para um maior número de cliques, chamadas e pedidos), publicar o teu conteúdo, adicionar ofertas, organizar eventos, exibir os teus produtos, entre outros.

Permite-te mostrar o que torna a tua empresa única e dar motivos aos clientes para a escolherem de entre as várias disponíveis no mercado.

Do outro lado, os utilizadores podem interagir facilmente com a tua marca na Pesquisa Google e no Google Maps, avaliando o teu serviço e partilhando a sua opinião sobre ele, à qual também poderás responder.

Para conseguires percecionar, a nível visual, o que é o Google My Business, aqui está o exemplo do meu, visto a partir do computador e do telemóvel, respetivamente:

o-que-e-o-google-my-business

A criação deste perfil não implica a existência de um endereço físico nem de um website próprio, mesmo que pretendas anunciar o teu perfil do Google O Meu Negócio através do Google Ads.

Caso tenhas um negócio local, então é mesmo essencial que o tenhas registado no Google My Business e que aproveites, ao máximo, os recursos de localização.

Agora que já sabes o que é o Google My Business, vou falar-te um pouco acerca dos seus benefícios para um negócio.

 

Vantagens do Google My Business

A primeira e mais importante vantagem do Google My Business é, sem dúvida, a facilidade para aparecer nos resultados de pesquisa do Google e do Google Maps.

Além disso, podes gerir a relação direta com os teus clientes, através da publicação de informações básicas sobre o teu negócio (nome, endereço, contacto telefónico, e-mail, etc.) e de promoções, fotografias, eventos, novidades, entre outros.

O Google My Business torna o contacto com clientes e potenciais clientes mais fácil, direto e prático.

Como vimos acima, o Google O Meu Negócio aceita e até incentiva a que os utilizadores exponham a sua opinião sobre o teu negócio.

Graças a essa opção, consegues saber aquilo que acham dos teus serviços e da tua marca, e ainda responder a todas as suas questões! Já para não falar de que, no caso de serem opiniões positivas, isso poderá influenciar potenciais clientes a darem o próximo passo e experimentarem os teus produtos ou serviços!

O Google My Business fornece também estatísticas relevantes para que consigas melhorar as tuas estratégias de marketing, tudo isto gratuitamente (isso mesmo!).

Uma das últimas atualizações da plataforma veio trazer a possibilidade de realizar visitas guiadas virtuais, para que o cliente possa observar todos os detalhes de que necessita de antemão.

Resumindo, o Google My Business permite:

  1. Posicionar o teu negócio no topo dos resultados de pesquisa do Google;
  2. Aumentar a visibilidade, pois surge em maior destaque;
  3. Realçar informações importantes sobre o negócio;
  4. Alcançar mais tráfego para o teu website;
  5. Levar mais pessoas para a tua loja física, caso a tenhas;
  6. Manter os teus clientes e potenciais clientes informados, mesmo que não te sigam nas redes sociais, por exemplo;
  7. Promover a interação dos utilizadores com o teu negócio;
  8. Aumentar a credibilidade da marca, pois transmite maior seriedade, uma vez que surge em destaque no Google, como uma empresa “a sério”;
  9. Criar campanhas inteligentes em Google Ads;
  10. Recolher estatísticas relevantes;
  11. Proporcionar ao utilizador uma experiência de navegação fácil e prática;
  12. Trabalhar SEO.

Segundo um estudo realizado pela Databox em 2019 a SEO experts, o perfil de Google My Business é o segundo canal de marketing mais importante para negócios locais, a seguir ao website, sabias?

E o melhor de tudo: é grátis!

 

Que funcionalidades tem o Google My Business?

Existem funcionalidades comuns a qualquer perfil de negócio, e outras exclusivas para contas enquadradas em categorias específicas (ex. restauração).

Algumas funcionalidades partilhadas pelas diversas categorias são:

  • Adicionar mais utilizadores para gerir o perfil;
  • Criar publicações de conteúdo, ofertas, promoções, produtos ou eventos;
  • Definir horário de funcionamento;
  • Permitir o agendamento de serviços;
  • Definir os atributos do negócio;
  • Verificar estatísticas sobre a forma como os visitantes interagem com o perfil;
  • Sistema de avaliações com possibilidade de resposta;
  • Sistema de mensagens;
  • Criar um website para o negócio;
  • Vincular o perfil ao Google Ads.

 

Como usar o Google My Business de forma eficiente?

O Google My Business é a plataforma ideal para posicionares a tua marca nos motores de pesquisa gratuitamente e sem grandes dificuldades.

Quando configurada corretamente, o teu perfil no Google My Business pode transmitir várias informações de grande relevância para os teus clientes e potenciais clientes!

Por isso, de maneira a conseguires obter os melhores resultados, deves, sempre que possível, otimizar a tua conta!

Eis alguns passos simples para o fazeres:

1. Preenche TODOS os dados

Quanto mais informações os teus potenciais clientes tiverem, mais fácil será para eles obterem a resposta ao que precisam e, posteriormente, tomar a sua decisão.

Mantém as informações atualizadas para que os consumidores consigam entrar em contacto contigo, tirar as suas dúvidas ou agendar algum tipo de serviço. Coloca também a tua área de atuação, para que o perfil chegue ao público certo.

O mesmo acontece relativamente ao posicionamento orgânico no Google: quanto mais informações o Google tiver sobre o negócio, mais facilmente indexa o mesmo às pesquisas, sobretudo naquelas que têm uma intenção local.

 

2. Cria uma descrição clara da tua marca

O Google My Business permite uma descrição de até 750 caracteres.

Aproveita esse espaço para informar os teus potenciais clientes sobre aquilo que a tua empresa oferece e como se diferencia da concorrência, além da sua história, missão e valores!

A probabilidade de as pessoas aderirem à tua marca caso se identifiquem com os seus valores é muito maior.

 

3. Interage com os utilizadores

As recomendações de clientes são fundamentais para reduzir o risco associado a uma compra. Deves apelar aos clientes que deixem as suas opiniões, bem como responder às mesmas no tom da marca.

As avaliações que os clientes fazem no perfil de Google My Business têm impacto no posicionamento do perfil nos resultados de pesquisa com intenção local.

Quanto mais críticas forem escritas por clientes e melhor for a classificação média das mesmas, mais proeminente será o perfil e maior será a probabilidade do perfil surgir nos resultados!

 

4. Usa e abusa da opção das Publicações

O Google My Business disponibiliza uma ferramenta de publicações, através da qual podes publicar atualizações de status, vídeos, fotos e eventos.

O logótipo é fundamental ao trabalhar a imagem da marca, mas, no caso particular do Google My Business, a partilha de imagens dos produtos ou serviços, do dia-a-dia do negócio ou das instalações pode ser muito importante para destacar o perfil.

Realizar publicações regularmente é uma maneira de manteres os teus potenciais clientes atualizados e de os lembrares que a tua marca existe.

 

Como usar o Google My Business para SEO?

A criação de um perfil no Google My Business contribui, significativamente, para o posicionamento orgânico das páginas no Google.

Como funciona isto?

O Google irá priorizar secções do teu perfil Google My Business de acordo com o termo que foi pesquisado, bem como o tipo de informação mais importante para os utilizadores interessados na categoria que integra a tua empresa.

Mas, para isso, ele tem de perceber que palavras-chave deve priorizar, de modo a mostrar nos resultados de pesquisa as tuas páginas.

Assim, o Google My Business permite não só que a tua empresa surja em destaque através do perfil Google My Business, mas também otimizar as tuas páginas para SEO.

Além disso, tem um impacto particularmente poderoso numa estratégia de SEO Local, permitindo atrair tráfego para o website de utilizadores próximos geograficamente do negócio e que fazem pesquisas com uma intenção local subjacente.

 

Como funciona a pesquisa local no Google?

Para o Google, os resultados de pesquisa locais têm por base três fatores principais: relevância, distância e proeminência.

1. Relevância: Indica a qualidade da correspondência entre um perfil da empresa local e o que alguém procura. Adicionar dados completos de morada ajuda o Google a perceber melhor que empresa é e como pode corresponder às pesquisas;

2. Distância: Considera o quão longe está cada resultado de pesquisa do termo de localização utilizado numa pesquisa. Se o pesquisador não especificar uma localização, o Google utiliza a geolocalização para ver quão próximo o negócio está da localização do utilizador;

Proeminência: Avalia o quão conhecida é uma empresa ou negócio. A proeminência baseia-se em informações provenientes da web, na posição global que o respectivo website ou loja online ocupa nos resultados de pesquisa, links ou artigos e na contagem e pontuação das críticas que são feitas no perfil (daí a importância da funcionalidade de avaliações).

Se tiveres em consideração a forma como o Google responde a pesquisas com intenção local na otimização do perfil do Google My Business, a probabilidade do perfil surgir em resultados e ajudar a atrair mais tráfego para a loja online é maior!

 

Como criar uma conta no Google My Business?

Criar uma conta no Google My Business é capaz de ser uma das coisas mais fáceis que já fizeste, acredita!

Ainda assim, para que não restem dúvidas, deixo-te, de seguida, um passo-a-passo com imagens:

1. Regista-te e adiciona a tua empresa ao Google

 

2. Identifica a categoria do teu negócio

 

3. Coloca o endereço da loja, se tiveres uma loja física

 

4. Preenche os detalhes de contacto

 

5. Escolhe a forma de validação da tua conta (se não a validares, ela não aparecerá no Google)

 

6. Adiciona os teus serviços

 

7. Coloca o teu horário de funcionamento

 

8. Insere uma descrição da tua empresa

 

9. Escolhe as tuas melhores fotos com boa qualidade

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10. E voilá!

Os teus clientes estão prontos para entrar em contacto contigo através de chamadas, mensagens, comentários, visitas ao site ou à loja física!

E tu, será que estás?

Prepara o teu website e a tua loja para os receber, porque certamente irás conseguir muitas mais visitas em ambos!

 

Espero que tenhas gostado de ler este artigo e que coloques tudo isto em prática!

 

Até à próxima,

Marco Gouveia

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