Como vender mais online?

Olá! 😀 Hoje venho tentar responder a uma questão frequente nesta área: afinal como vender mais online? 😜

A minha resposta a esta pergunta resume-se em duas palavras: ESTRATÉGIA INTEGRADA!

Com o excesso de informação que circula diariamente, a melhor maneira de nos destacarmos é mesmo optarmos por uma estratégia integrada de marketing digital. Por isso, vou explicar-te o que considero importante acerca deste tema. 

Eis o que irei abordar neste artigo:

  1. 1. O que é uma estratégia integrada de marketing digital?
  2. 2. Quais as suas vantagens?
  3. 3. Dicas para vender mais online

Uma estratégia integrada implica a associação de vários canais online, de uma forma coordenada. 

Para criar uma imagem de marca coerente e credível, é necessário que as mensagens fluam de forma semelhante em todos os canais em que a tua marca está presente

Há que ter em atenção que o digital funciona à base da partilha e da interacção. 💬 Se não abrirmos espaço para interagir com os nossos clientes ou potenciais clientes, corremos o risco de os perdermos. ❌

OUVIR é a chave para tornar os nossos clientes nos maiores defensores da nossa marca. 🙌 

Para isso, temos de garantir que a marca está presente nos canais onde se encontram os clientes – estar no lugar certo à hora certa -, para que, quando procurem por um produto ou serviço, a marca apareça rapidamente como a solução para os seus problemas! 😉

Algumas das vantagens em optar por uma estratégia integrada online são:

  1. Maior interação com os clientes e potenciais clientes, ao longo dos diferentes touchpoints com a marca
  2. Acesso a dados relevantes de diversas fontes e canais online
  3. Maior awareness e alcance da marca
  4. Permite reforçar o posicionamento e aumentar o brand equity
  5. Possibilidade de vender mais

Isso só é possível se toda a estratégia de marketing for delineada de forma sincronizada.

É comum a ideia de que uma mensagem de marca será exaustiva para os consumidores, se estiver presente em demasiados canais. Porém, se adaptarmos a mensagem às especificidades de cada canal, respeitando a coerência da marca,  a mensagem ganhará força e o consumidor será mais facilmente conquistado. 

Claro que devemos ter em conta os dados a que temos acesso e toda a comunicação, que deve ser direcionada e personalizada. Assim, não corremos o risco de “aborrecer” pessoas que não estão interessadas no nosso produto. Agora, passemos ao que realmente importa! 

Aqui estão os meus conselhos para aumentares as vendas online:

 

1. Otimiza a experiência de navegação do site

O teu site tem de proporcionar a melhor experiência possível ao utilizador. Quanto mais obstáculos e ambiguidades houver, maior a probabilidade de o cliente desistir e abandonar o site

Toda a navegação deve conduzir subtilmente o cliente ao nosso objectivo, que é vender. Dicas:

  1. – Coloca calls-to-action (CTA) de forma inteligente
  2. – Utiliza as palavras certas nos botões de CTA
  3. – Oferece um bom sistema de pesquisa
  4. – Não cries distrações. Elimina conteúdos e grafismos desnecessários.
  5. – Simplifica o texto dos teus formulários
  6. – Otimiza o teu site para mobile
  7. – Testa a velocidade do website nos diferentes browsers

Tenho um outro artigo aqui no blog onde te dou 20 dicas para otimizares o teu site WordPress.

 

2. Investe em SEO

Além de otimizares a experência de navegação do teu site, deves otimizá-lo para os motores de pesquisa. Se tiveres um site excelente, mas sem tráfego, isso não te serve de muito! 

Para que um negócio seja bem sucedido, é importante que as pessoas consigam encontrá-lo facilmente. É neste campo, que um bom trabalho de SEO é essencial. 🙌

A verdade é que ninguém vai, diretamente, à segunda página de resultados do Google quando está à procura de algo; as pessoas encontram quase sempre o que pretendem na primeira página, por isso, é na primeira página que queremos estar! 🥇

SEO significa Search Engine Optimization e defino este conceito como: “ arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversões.”

Tráfego proveniente de pesquisas no Google é geralmente muito bem qualificado e o melhor é que não tens de pagar nada por isso! 😃 A única coisa que tens de dar é o teu tempo! ⌚

Para poderes fazer check neste ponto, aconselho que leias este artigo sobre como ficar em primeiro lugar no Google.

 

3. Cria conteúdo de qualidade

“CONTENT IS KING”, não é verdade? 😉

Ainda mais em negócios online, que não é possível termos o produto nas nossas mãos tal como temos numa loja física, por isso, a desconfiança é sempre maior. A melhor maneira de lutar contra esta desconfiança é através do conteúdo.

Tenta fornecer o máximo de informação possível sobre os teus produtos e sobre a tua marca.

Características detalhadas dos produtos, fotografias de qualidade, informação sobre as suas funcionalidades e benefícios e toda a informação adicional que possa ser relevante para o cliente. Isto é particularmente importante, quando se trata da compra de um serviço que, por ser um produto intagível, tem de fornecer todas as informações necessárias ao cliente 🤔

O que também funciona muito bem é uma secção aberta de comentários, onde as pessoas podem dizer o que acharam do produto e de toda a experiência de compra! 😃

Se possível, cria conteúdos de vídeo, por exemplo, a mostrar o produto, vídeos de tutoriais ou vídeos de apresentação da marca!

 

4. Aposta em Youtube Ads 

Já que falamos em vídeo, temos de falar obrigatoriamente de Youtube Ads! Esta plataforma de anúncios tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no marketing digital.

Apesar de parecem incómodos, tem-se vindo a provar que os Youtube Ads são altamente rentáveis!

Segundo a Hootsuite, 76% das pessoas fazem “skip” nos anúncios quando lhes é dada essa opção, porém, a probabilidade de essas pessoas virem a visitar ou subscrever o canal da marca é 10 vezes superior à do que aqueles que nunca foram expostos ao anúncio. Se considerarmos os utilizadores que, de facto, visualizam o anúncio, então a probabilidade de subscreverem é 23 vezes superior!

Escrevi recentemente um artigo sobre as vantagens de anunciar no Youtube Ads e outro sobre como anunciar no Youtube, se estiveres interessado! 😉

 

5. Presta atenção ao Web Design

Todos os pontos de comunicação com os clientes – tanto a produção textual como a visual – são importantes e podem fazer a diferença no que toca às conversões.

Por isso, constrói um site visualmente atrativo, que as pessoas tenham gosto de explorar!

Evita imagens pequenas e de pouca qualidade, assim como tipos de letra pouco percetíveis, letras de tamanho reduzido e cores que dificultem a leitura. Tem também atenção ao excesso de anúncios no teu site! ⚠️

Além disso, certifica-te que há coerência entre os vários canais da tua marca. Eles devem ter o mesmo design e estilo de comunicação. Se o design da tua página de Instagram não estiver de acordo com o design do teu site, por exemplo, isso deixará os clientes confusos e/ou desconfiados!

Uma das coisas que prejudica bastante as conversões dos anúncios é o facto de estes terem um certo tipo de design e o site no qual o utilizador depois aterra parece não “combinar” com o anúncio. ❌

Há que ter muita atenção ao detalhe, pois o mais pequeno detalhe pode fazer a diferença! ✔️

Não estou a dizer que tens de ter tudo igual, apenas tem de garantir-se a coerência! Coerência transmite segurança, e segurança favorece a conversão! 🙌

 

6. Executa campanhas de Google Ads

O Google é o maior motor de pesquisa do mundo e é também uma excelente ferramenta de anúncios!

A plataforma Google Ads é uma forma muito rentável de anunciar produtos, serviços e marcas. Porquê? 😮

Eu diria que é por permitir que as empresas se aproximem dos potenciais clientes.

O Google Ads permite escolher um target muito específico para o qual queremos exibir os nossos anúncios. Desta forma, quem recorre ao Google Ads investe não só em audiências, mas na audiência certa e qualificada, que poderá trazer resultados mensuráveis com aumento nas suas vendas e nas margens de lucro. 😃

Se quiseres saber mais, podes ler este artigo onde te explico o que é o Google Ads!

Se, por outro lado, já estiveres a par do funcionamento da plataforma, tenho outro artigo onde exponho 10 maneiras de os teus anúncios se destacarem! ⭐

 

7. Reforça a presença nas Redes Sociais

As redes sociais assumem um papel fundamental nos negócios online 💪

Hoje em dia, uma marca não estar presente nas redes sociais é quase a mesma coisa que abrir um negócio e não dizer nada a ninguém!

As redes sociais são essenciais para criar relações com os clientes, obter feedback, estabelecer parcerias e transmitir os valores da marca. 🙂

Segundo a Convince&Convert, uma das tendências de marketing para 2020 é que as marcas tenham agora, mais que nunca, uma “voz humana”. Assim, todo o seu conteúdo deve ser comunicado da forma mais “pessoal” possível, com a preocupação primordial de estabelecer e/ou manter uma conexão com as pessoas.

Posto isto, deves tentar “humanizar” a tua marca em todas as suas redes sociais: tanto Facebook, como TikTok, LinkedIn ou Instagram. 

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A propósito, neste artigo mostro-te como usar o Instagram, uma das redes mais utilizadas atualmente! 😉

Por fim, o meu conselho é que coloques SEMPRE os ícones das tuas redes sociais no teu website! Assim as pessoas poderão encontrar facilmente a tua marca em todos os canais, bem como partilhar os teus conteúdos! 😁

 

8. E-mail Marketing

Por fim, falo-te do e-mail marketing! Se achas que o e-mail marketing está ultrapassado, além de estares enganado, podes estar a perder MUITO dinheiro! 😱

Um estudo realizado pelo DMA indica que o e-mail marketing é uma das estratégias de marketing que gera maior retorno! Em média, por cada 1€ investido, o retorno é de 34€, ou seja, um ROI de 3,400%. Inacreditável, não?

Se quiseres saber mais sobre este assunto, aqui tens um guia completo para aumentares a taxa de abertura com a utilização de e-mail marketing!

O e-mail marketing é também uma excelente ferramenta de pós-venda.

Um dos erros mais comuns é as marcas deixarem de dar atenção ao cliente, após ter efetuado a compra. Pode parecer desnecessário, mas é extremamente importante fazer um follow up às pessoas que já realizaram compras no nosso site.

Isto porque quem já é nosso cliente pode sempre comprar novamente ou fazer uma recomendação a um amigo ou conhecido, caso tenha tido uma boa experiência. ✔️

As pessoas gostam de sentir que a marca se preocupa com elas e não apenas com as vendas. Aqui entra de novo o conteúdo de qualidade!

DICA BÓNUS: Envia e-mails para as pessoas avaliarem ou darem feedback sobre o produto e o processo de compra. Dá-lhes a conhecer conteúdos, produtos ou serviços relacionados aos que adquiriu, bem como conteúdos com dicas e tutoriais!

Espero que tenhas gostado deste artigo! Se tiveres dicas adicionais para vender mais online, por favor escreve nos comentários abaixo! 🙏

Até à próxima! 😉🙌

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1 Comment
    • Pedro Silva
    • 17/02/2020
    Responder

    Claramente *emojis* a mais!
    Describiliza ou não?

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