O Que É o Marketing Digital e Como Funciona?

Para os mais distraídos, neste artigo vou falar sobre aquilo que mais me apaixona: Marketing Digital.

O Marketing Digital é imprescindível para qualquer negócio nos dias de hoje. É através de estratégias de Marketing Digital que as marcas conseguem marcar uma forte presença online, aumentando a sua notoriedade e também as suas vendas!

Neste artigo vais ler:

  1. O que é o Marketing Digital?
  2. História do Marketing Digital
  3. Vantagens do Marketing Digital
  4. Principais Estratégias de Marketing Digital

Masterclass em Marketing Digital

O que é o Marketing Digital?

Marketing Digital pode ser definido como o conjunto de estratégias e tácticas digitais que as empresas (ou pessoas) utilizam para atingirem os seus objetivos de marketing. 

Estas estratégias podem ser implementadas por meio de vários canais online, com o principal objetivo de adquirir clientes, desenvolver a presença de uma marca e conectar-se com o seu público-alvo. 

O Marketing Digital integra, por exemplo, a presença nas redes sociais, SEO, SEM, inbound marketing, content marketing, publicidade online paga e e-mail-marketing. 

👉 Se quiseres saber mais sobre SEO, podes ler os meus artigos sobre O que é SEO e 20 Dicas de SEO para Otimizares o Teu website WordPress 

 

História do Marketing Digital

A expressão “Marketing Digital” começou a tornar-se popular no início da década de 2000. Com o aumento de utilizadores da internet e as mudanças na forma como estes comunicam entre si, o surgimento do Marketing Digital obrigou as empresas a repensarem a sua forma de comunicação e de conexão com os consumidores. 

Foi nessa época que surgiram as primeiras redes sociais e que o Google foi ganhando espaço progressivamente até hoje. O Marketing Digital começou a ter uma importância crescente.

Hoje, o e-Commerce, por exemplo, é uma das modalidades de negócio mais rentáveis, e isso deve-se, em grande parte, às estratégias de Marketing Digital implementadas para o seu sucesso. 

 

Vantagens do Marketing Digital

Interatividade

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital tem uma importância preponderante relativamente ao marketing tradicional* é a possibilidade de interação direta com o público.

 👉 *No meu artigo sobre Marketing Digital no Turismo explico-te a diferença entre Marketing Digital e Marketing Tradicional

Nos dias de hoje, o foco já não está no produto, mas sim na experiência proporcionada ao utilizador durante todo o seu percurso até à compra.

As empresas fazem campanhas e levam a cabo as suas ações, ao mesmo tempo que os consumidores interagem e dão as suas opiniões sobre as mesmas, recomendando ou não a marca a outros. 

Isto permite uma maior interatividade entre marca e consumidor, o que é extremamente benéfico para a primeira, uma vez que pode mais facilmente ir adaptando-se às exigências do consumidor. Assim, há que trabalhar numa otimização constante desta comunicação entre as marcas e os consumidores, e isso só é possível através do digital. 

Não concordas?

 

Análise e Medições

Antigamente, era muito difícil medir a eficácia de uma campanha. Se não é possível medir através de que ação ou ações um cliente foi convencido a comprar, também não será possível perceber se a nossa estratégia é boa ou não. 

Com o Marketing Digital, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua de uma estratégia. Métricas como o Retorno de Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), por exemplo, podem (e devem) ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas conseguem identificar os pontos menos fortes e construir soluções rapidamente!

 

Mais oportunidades para as pequenas empresas

Com o recurso ao Marketing Digital, as pequenas e médias empresas possuem uma forma de serem bem-sucedidas sem um investimento inicial gigantesco. 

A diminuição das distâncias entre empresas e consumidores é uma realidade no Marketing Digital. Hoje, mesmo as pequenas marcas são capazes de fazer excelentes campanhas e atrair consumidores do outro lado do país e até do mundo! Já reparaste?

Também os próprios consumidores ganham com o Marketing Digital, dado que têm a oportunidade de conhecer mais empresas que gostam e com as quais se identificam. Isso não era possível recorrendo apenas aos canais tradicionais.

Com o Marketing Digital, as pequenas e médias empresas conseguem marcar a sua presença no mundo online, aumentando as suas oportunidades de serem conhecidas e de aumentarem as suas vendas. 

 

Direcionamento e Personalização

Além da vantagem de conseguir alcançar mais pessoas com um orçamento mais reduzido, algo ainda mais benéfico é a possibilidade de direcionamento da comunicação das empresas! 

O Marketing Digital permite que as empresas consigam levar a cabo ações para comunicar com as pessoas certas, atraindo-as no timing certo e conquistando-as! É possível perceber quais são os potenciais clientes e em que canais estão presentes, comunicando diretamente com eles.

Acrescenta-se ainda a possibilidade de o Marketing Digital permitir uma maior personalização da comunicação tendo em conta cada pessoa, o que fortalece bastante a relação marca/consumidor.

Desta forma, as empresas conseguem economizar dinheiro, uma vez que, graças à segmentação, deixam de gastar uma parte do orçamento para alcançar pessoas que não têm sequer interesse nos seus produtos ou serviços. O Marketing Digital propicia o conhecimento profundo do público de cada empresa, otimizando as ações para o conquistar! 😀

 

Estratégias de Marketing Digital

Existem inúmeras maneiras de aplicar uma estratégia de Marketing Digital. Cabe a cada negócio entender qual será a mais adequada, tendo em conta as necessidades da empresa.

Pode dizer-se que as 7 grandes categorias do Marketing Digital são:

  1. SEO 
  2. SEM
  3. Marketing de Conteúdos
  4. Marketing de Redes Sociais
  5. Publicidade online paga (PPC)
  6. Marketing de Afiliados
  7. Email marketing

Agora vou falar-te um pouco acerca de cada categoria em particular.  👇👇

 

SEO

Em qualquer estratégia de Marketing Digital, é essencial ser encontrado pelos motores de pesquisa, certo?

É para dar resposta a esta necessidade que surge o SEO. Search Engine optimization (SEO) significa otimização para motores de pesquisa e consiste num conjunto de técnicas para posicionares o teu website nos primeiros resultados orgânicos do Google.

👉 Se queres saber mais sobre SEO, lê o meu artigo O que é SEO, onde te explico tudo sobre a definição de SEO e exponho técnicas básicas para posicionares um website nos primeiros lugares do Google.

O SEO é importantíssimo, pois permite aos negócios terem uma maior visibilidade, uma vez que, quando alguém faz uma pesquisa, acaba por escolher sempre um dos resultados que aparecem logo no topo da página. Certo?

Hoje, os motores de pesquisa possuem algoritmos quase tão avançados quanto o cérebro humano, para que os utilizadores tenham a melhor experiência possível ao realizarem as suas pesquisas.

Posto isto, existem várias técnicas que deves aplicar para mostrares aos motores de pesquisa que o teu website providencia aos utilizadores a melhor experiência possível e fornece-lhes as respostas às suas perguntas. Assim, o Google vai certamente posicionar o teu website nos primeiros lugares do ranking.

A otimização para motores de pesquisa vai tornar as tuas páginas web compreensíveis não só para os bots dos mesmos, como também para as pessoas. 😀

👉 Descobre as 20 Melhores Dicas de SEO para Otimizares o teu Website WordPress!

 

SEM

Depois de termos falado sobre SEO e sobre como este pode melhorar a visibilidade do teu website, bem como a presença e autoridade do teu negócio online, sem qualquer investimento financeiro (mas lembra-te de que o tempo é também um investimento!), falo-te sobre SEM.

O SEO consiste, como vimos, em alcançar tráfego gratuito, gerendo conversões sem pagar por isso. Existe ainda o SEA (Search Engine Advertising), ou seja, os anúncios nos motores de busca. O SEM (Search Engine Marketing) combina o SEO com o SEA, ou seja, envolve, para além da otimização par os motores de busca, estratégias e ações de compra de publicidade paga para gerar tráfego.

Quando realizamos uma pesquisa, o Google apresenta-nos uma página com vários resultados para dar resposta à nossa pergunta, e conseguimos reparar que alguns que parecem no topo da página são anúncios. Isso quer dizer que esses resultados pagaram para aparecer em primeiro lugar.

Para além do crescimento orgânico que o SEM também permite, a publicidade paga possibilita oportunidades únicas de crescimento. Ferramentas como o Google Analytics permitem encontrar o caminho mais eficiente para obter um ROI positivo.

👉 Lê já o meu artigo Google Analytics: O Que É e Porque é Tão Importante?

👉 Descobre ainda Como Alavancar o ROI em Google Ads

Masterclass em Marketing Digital

 

Marketing de Conteúdos

A internet é, cada vez mais, a fonte de resolução dos problemas dos consumidores, a forma mais rápida de responder às suas perguntas e de colmatar as suas necessidades. É através de internet que encontram tudo aquilo que procuram, que procuram ou desejam.

O Marketing de Conteúdos tem como objetivo posicionar uma empresa como marca de referência sobre um certo tema. 

Como?

Oferecendo aos consumidores conteúdo valioso do qual podem usufruir gratuitamente, fornecendo-lhes as melhores soluções para os seus problemas! 

O Marketing de Conteúdos ocupa-se, portanto, de criar e divulgar materiais com informações valiosas e úteis para as pessoas, a fim de atrair, converter e conquistar uma audiência. Todos ficam a ganhar! 🙌

A marca ganha maior visibilidade e fortalece o seu posicionamento, e os consumidores têm acesso a conteúdo útil sem qualquer custo. Esta é uma estratégia que gera tráfego para o website da empresa, além de trazer muitos outros benefícios como o reconhecimento da marca, uma maior notoriedade e a criação de autoridade no mercado.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdos implica criar conteúdo valioso e altamente relevante para o público-alvo de uma marca e divulgá-lo nos canais em que esse público está presente. Os canais de divulgação online mais utilizados são os blogs, os websites institucionais e as redes sociais.

 

Marketing de Redes Sociais

As redes sociais tiveram um grande boom nos últimos tempos e, neste momento, são os canais que promovem a maior interação com os consumidores e potenciais clientes de uma marca. Foram concebidos exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo.

A comunicação unilateral que pautava a ação das empresas antigamente já não resulta. Agora, é indispensável a uma marca estar presente nas redes sociais e dialogar com os seus consumidores.

As redes sociais permitem a divulgação das ações de marketing de uma marca, de que são exemplos os produtos resultantes do Marketing de Conteúdos. Assim, é mais fácil aproximar a marca aos consumidores e fortalecer essa relação.

Agora, as pessoas querem, além de se identificarem com os produtos, identificar-se com os próprios valores das marcas, e as redes sociais são excelentes plataformas para alcançar esta conexão através do engagement.

As redes sociais têm um papel fulcral no branding e também para geração de tráfego e conversões. Não podem, de todo, ser deixadas de lado!

 

Publicidade online paga 

O SEO, ainda que não exija um grande investimento monetário, implica despender muito tempo e pode demorar muito tempo para alcançar os resultados pretendidos. Por isso, quando é necessário um crescimento rápido, os anúncios PPC, por exemplo, são excelentes opções.

O que são anúncios PPC?

PPC significa pay-per-click, ou seja, pago por clique.

Estes anúncios são uma estratégia de Marketing Digital em que o anunciante paga por cada vez que alguém clica no seu anúncio. Com este tipo de publicidade, é possível chegar a grande parte de um público-alvo que outrora era inalcançável.

Desta forma, não estamos dependentes do SEO ou do Marketing de Conteúdos, por exemplo, uma vez que pagamos para aparecer aos utilizadores.

O Google Ads é uma excelente plataforma de Anúncios PPC. 

👉 Antes de prosseguires a leitura, convido-te a ler o meu artigo O que é o Google Ads para saberes como funciona!

👉 Descobre também Como Criar o Anúncio Perfeito Em Google Ads!

 

Criar campanhas lucrativas em Google Ads demora o seu tempo. Sugiro que faças alguma pesquisa intensiva antes de começares a investir. Assim, evitas erros de PPC muito comuns (que acabam por custar muito dinheiro às empresas). 

Explora a ferramenta ao máximo e sê paciente, porque vai valer a pena!

👉 Para te ajudar, tenho um E-book de Google Ads que podes descarregar!

 

Há muitos outros tipos de publicidade online paga disponíveis, como os anúncios em redes sociais, display ads, retargeting, influenciadores, etc.

 

Marketing de Afiliados

Uma maneira muito usada para gerar receitas com Marketing Digital é através de afiliados.

Mas em que consiste o Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é o processo através do qual se ganha uma comissão promovendo produtos de outras pessoas ou empresas. É algo muito visto hoje em dia, certo?

Se vendes um produto ou serviço, podes criar uma rede de blogs e websites que promovem o teu produto em troca de uma comissão.

Igualmente, se possuis um blog ou um website e recebes bastante tráfego, podes ser remunerado para facilitar ou gerar vendas para uma empresa ou pessoa. Geralmente, isto é feito por meio de banners nos blogs ou de conteúdos patrocinados nas redes sociais.

Aqui, há dois lados da moeda: podes ser o comerciante ou o afiliado.

 

Os 3 passos principais para te tornares no comerciante são:

  • Ter um bom produto 
  • Validar esse produto através da recomendação de outras pessoas 
  • Encontrar afiliados para parcerias

 

Por outro lado, para te tornares uma afiliado, deves:

  • Começar um review de produtos na tua área
  • Construir uma lista de email
  • Educar a tua audiência e realizar vendas
  • Aumentar o teu negócio com publicidade de PPC (por exemplo)

 

O marketing de afiliados é uma maneira relativamente fácil de começares a fazer um negócio online. 😉

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing ainda é um canal de vendas muito bem sucedido, contrariamente ao que muitas vezes se ouve dizer.

👉 Neste artigo explico-te mais aprofundadamente O que é o E-mail Marketing

Este canal tem a capacidade de dialogar com uma audiência de uma maneira mais privada, excluindo todo o ruído existente, por exemplo, nas redes sociais.

É verdade que os e-mails que propagam uma publicidade invasiva, com um tom de vendas muito marcado, já não resultam. Porém, e-mails direcionados para as pessoas certas alcançam resultados inacreditáveis. Pela minha experiência, o número de conversões é altíssimo. Sabias? 😮

Uma vantagem desta estratégia é que também não exige grande investimento financeiro. Para começar uma estratégia de e-mail marketing, precisas apenas de um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing* e uma pessoa para executar a estratégia.

👉 *Acede já à Checklist de E-mail Marketing que elaborei para te ajudar a avaliar as diferentes plataformas de e-mail marketing consoante a tua área de negócio! 

Outra coisa importante a ter em conta nesta estratégia é a taxa de abertura, pois é imprescindível que as pessoas efetivamente abram os nossos e-mails e vejam o que temos para lhes oferecer, certo? 

Por isso, há que ter muita atenção a esta métrica. Aqui dou-te 6 dicas para Aumentares a Taxa de Abertura

Por fim, aconselho-te a leitura do meu artigo 15 estratégias de marketing digital para implementares no teu negócio! 🙂

👉 Se a tua área de negócio é o Turismo, tenho um artigo perfeito para ti sobre Marketing Digital no Turismo, onde falo sobre 6 pontos essenciais para ter um negócio digital bem-sucedido nesta área e ainda dou dicas para criar um bom website de turismo!

Espero que tenhas ficado a entender o que é o Marketing Digital e como funciona. Estas são apenas algumas das estratégias utilizadas em Marketing Digital, mas há muitas outras e espero que as vás descobrindo futuramente, porque este é um mundo fantástico!

Aqui no blog vou explorando uma todas as semanas, por isso, fica atento! 😉

Até à próxima!

 

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2 Comments
    • Rui Pereira
    • 11/07/2023
    Responder

    Olá.
    Gostei do que li. Gostei da forma como o fez. Gostei do posicioanamento dos links para os assuntos específicos .
    Muito obrigado.
    Abraço

    • Olá, Rui! Espero que esteja tudo bem por aí.

      Grato pelo feedback. É exatamente por esse motivo que continuamos a construir conteúdo de qualidade na área do marketing digital.

      Abraço

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